O livro de Lucas é o terceiro evangelho na Bíblia. Os evangelhos são relatos da vida, morte e ressurreição de Jesus. O evangelho de Lucas é interessante porque tem algumas informações exclusivas sobre a vida de Jesus, como a visita de anjos aos pastores e sua visita ao templo com doze anos, e parábolas muito conhecidas, como a parábola do bom samaritano e do filho pródigo.

Quem escreveu o livro de Lucas

O autor do livro foi um homem chamado Lucas. Ele era médico e acompanhou Paulo em suas viagens missionárias. Lucas não foi um apóstolo e provavelmente era um gentio (alguém que não era judeu) convertido pela pregação dos primeiros discípulos de Jesus.

Lucas escreveu seu evangelho para um homem chamado Teófilo. Ele procurou testemunhas oculares e investigou cuidadosamente toda a informação sobre a vida de Jesus para criar uma biografia organizada e fiel, que confirmasse o que Teófilo tinha aprendido.

Lucas também escreveu Atos dos Apóstolos como uma continuação do evangelho de Lucas.

"Eu mesmo investiguei tudo cuidadosamente, desde o começo, e decidi escrever-te um relato ordenado, ó excelentíssimo Teófilo, para que tenhas a certeza das coisas que te foram ensinadas."

Lucas 1:3-4

Quando foi escrito

O evangelho de Lucas provavelmente foi escrito antes da morte do apóstolo Paulo. Atos dos Apóstolos foi escrito depois do evangelho de Lucas e segue de perto a vida de Paulo, mas não fala de sua morte. Isso indica que os dois livros provavelmente foram completados antes desse evento. Como Paulo morreu por volta de 68 d.C., o evangelho de Lucas pode ter sido escrito por volta de 50 a 65 d.C.

Temas em Lucas

A família e as origens de Jesus

Lucas relata o nascimento de João Batista, primo de Jesus e conta em detalhe a perspetiva de Maria do nascimento de Jesus. O livro tem a única história da Bíblia sobre a infância de Jesus. Lucas também traça a genealogia de Jesus até Adão.

Salvação para todos

Jesus veio para salvar todas as pessoas do mundo inteiro, não só os judeus. Deus não rejeita ninguém, seu povo escolhido pertence a todas as nações.

Grupos sociais discriminados

Lucas foca muito no valor que Jesus dá a grupos desprezados pela sociedade da altura: mulheres, estrangeiros, pobres, doentes e pecadores. Normalmente essas pessoas não seriam considerados dignos de se aproximarem de Deus, mas Jesus mostrou amor por todos.

Estrutura do livro