Versículos sobre Egoísmo


O egoísmo é uma característica ou condição da pessoa que busca exclusivamente a sua felicidade e satisfação pessoal. Mais que um sentimento ou característica da personalidade de alguém, a Bíblia alerta-nos para o mal dessa propensão natural. O egoismo é pecado.

O egoísta peca pois busca excessivamente a realização de seus desejos, empenhando sua vida para satisfazer seus próprios interesses, sem considerar os de Deus ou os dos outros.

As atitudes egoístas revelam outros vícios associados:

  • ganância - O egoísta quer sempre mais e mais para si e para aquilo ou aqueles que lhe interessam. O resto é insignificante para ele (Lucas 12:15).
  • orgulho - tem a tendência de exaltar-se a si mesmo. O egoismo conduz ao orgulho pois promove o desejo de louvor e reconhecimento alheio, além de gerar auto-elogio, auto-adulação e auto-adoração.
  • ostentação - busca transparecer algo que não é verdadeiro ou real. Causar uma boa impressão é sempre melhor que revelar a realidade (Mateus 23:27-28).
  • cobiça - ao ambicionar ter sempre o melhor em detrimentos dos outros, o egoísta inveja e almeja o que não lhe pertence.
  • falsidade - o egoísta engana-se a si e aos outros, pois desconsidera a verdade de Deus e a confiança em Cristo, tornando-se no centro da sua atenção. O seu próprio bem é o seu bem supremo e não o Senhor e o Seu Reino.
  • pretensão - todos, inclusive Deus, devem servir e ceder aos interesses do egoísta (Tiago 4:16).
  • idolatria - o homem egoísta faz de si mesmo o seu deus. Ele ama mais a si mesmo do que os outros, superando até mesmo o seu amor pelo Senhor Deus.

Todos esses vícios (e outros) são desdobramentos de um coração egoísta. O cristão deve lutar contra esse pecado, deixando de concentrar a sua vida em si mesmo.

Que Cristo seja o centro da sua vida! E que o seu amor por Deus e pelo próximo sejam alvos máximos dos seus esforços diários. 

Egoísmo na Bíblia - Pecado que nasce no coração do homem

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos.
Filipenses 2:3

Quem se isola
busca interesses egoístas
e se rebela contra a sensatez.
Provérbios 18:1

Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.
Tiago 3:16

Pois temo que, ao visitá-los, não os encontre como eu esperava, e que vocês não me encontrem como esperavam. Temo que haja entre vocês brigas, invejas, manifestações de ira, divisões, calúnias, intrigas, arrogância e desordem.
2 Coríntios 12:20

Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.
Tiago 4:3

Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma?
Marcos 8:36-37

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.
Gálatas 2:20

Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso nem neguem a verdade.
Tiago 3:14

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
Gálatas 5:19-20

Então o Senhor lhe disse: "Vocês, fariseus, limpam o exterior do copo e do prato, mas interiormente estão cheios de ganância e de maldade.
Lucas 11:39

Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens".
Lucas 12:15

Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Mateus 23:12

Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna.
Tiago 4:16