Versículos para ajudar a vencer o vício nas drogas


Deus criou-nos para a liberdade em Cristo. Desde o princípio da criação, Ele ordenou que o homem dominasse sobre as plantas, animais e tudo que há na face da terra. Infelizmente, com a queda e a chegada do pecado, o ser humano tem se deixado escravizar por todo tipo de vícios e compulsões. 

As drogas são uma das estratégias do Maligno para matar, roubar e destruir vidas, famílias e sonhos. As substâncias ilícitas (naturais ou sintéticas), mesmo as mais comuns e permitidas como álcool e cigarros, podem atuar no organismo como estimulantes, ou perturbativos/alucinógenos ou como calmantes, e causam grave dependência em seus usuários. Somada à essa obediência maligna, estarão associados outros problemas como violência, abuso, abandono, solidão e vazio espiritual.

Não se deixe vencer pelo mal... As drogas aprisionam num nível fisiológico, psicológico e espiritual. A Bíblia porém nos mostra que há uma saída: em Jesus Cristo podemos ser libertos de todo tipo de dependência. Ele quer que você esteja sóbrio, seja alguém autêntico e livre. E alcançamos a verdadeira liberdade quando servimos ao Filho unigênito de Deus, Jesus Cristo. 

Só conseguimos abandonar definitivamente o vício quando permitimos humildemente que Deus seja Senhor das nossas vidas. A falsa sensação de liberdade que se consegue nas drogas não se compara à verdadeira alegria e paz que se encontram em Deus. 

A Palavra de Deus tem poder para libertar o espírito, a mente e o coração daquele que crê no Senhor de verdade. Quando trocamos a nossa vontade pela vontade de Deus, deixamos de ser controlados pelos nossos impulsos e desejos ruins e passamos a ser guiados pelo Espírito de Deus.

Busque ajuda! Com Deus você pode sair dessa! Não se trata de algo automático, mas de um processo, uma caminhada diária com Jesus e com sua Palavra. Procure sua família e alguma igreja cristã e peça apoio. É importante ter pessoas ao seu lado nessa caminhada. Além disso, será necessário tempo para o organismo se desintoxicar e se reabilitar novamente.

É certo que, se buscar com fé e de todo coração, Deus te dará condições para deixar o vício e te ajudará a se reerguer... Confie nele e busque conhecê-Lo através da Bíblia. Ao conhecer a Verdade, você descobrirá a liberdade em Cristo, que te libertará de todo tipo de droga e vícios.

Nota: você poderá precisar de ajuda profissional nessa caminhada para ficar livre das drogas. Deus também usa profissionais de saúde para lhe libertar, isso não é falta de fé.

Libertação das drogas na Bíblia

Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.
João 8:36

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.
1 Coríntios 6:19-20

Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.
1 Pedro 5:8

Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.
Romanos 12:21

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
Gálatas 5:19-21

Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar.
1 Coríntios 10:13

Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?
1 Coríntios 3:16

E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".
João 8:32

O vinho é zombador
e a bebida fermentada provoca brigas;
não é sábio deixar-se dominar por eles.
Provérbios 20:1

De quem são os ais?
De quem as tristezas?
E as brigas, de quem são?
E os ferimentos desnecessários?
De quem são os olhos vermelhos? Dos que se demoram bebendo vinho,
dos que andam à procura
de bebida misturada. Não se deixe atrair pelo vinho
quando está vermelho,
quando cintila no copo
e escorre suavemente! No fim, ele morde como serpente
e envenena como víbora. Seus olhos verão coisas estranhas,
e sua mente imaginará coisas distorcidas. Você será como quem
dorme no meio do mar,
como quem se deita
no alto das cordas do mastro. E dirá: "Espancaram-me,
mas eu nada senti!
Bateram em mim, mas nem percebi!
Quando acordarei
para que possa beber mais uma vez?"
Provérbios 23:29-35

Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios; pois os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite. Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.
1 Tessalonicenses 5:6-8

Ai dos que se levantam cedo
para embebedar-se,
e se esquentam com o vinho até a noite!
Isaías 5:11

Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito,
Efésios 5:15-18

O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente.
João 10:10

Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina.
2 Pedro 2:19

Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus.
1 Pedro 2:16

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.
Gálatas 5:1

"O Espírito do Senhor
está sobre mim,
porque ele me ungiu
para pregar boas-novas
aos pobres.
Ele me enviou
para proclamar liberdade
aos presos
e recuperação da vista
aos cegos,
para libertar os oprimidos
Lucas 4:18