Versículos de Dons Espirituais


Deus deu dons espirituais para a edificação da Igreja. Esses dons são capacidades especiais que cada pessoa pode usar para seu próprio crescimento espiritual e para ajudar outros. Os dons espirituais mais conhecidos são falar em línguas, cura e profecia, mas a Bíblia fala de vários outros dons igualmente importantes:

  1. Sabedoria
  2. Conhecimento
  3. Discernir espíritos
  4. Liderança
  5. Administração
  6. Misericórdia
  7. Servir
  8. Contribuir
  9. Ensinar
  10. Pastorear
  11. Dar ânimo
  12. Prestar ajuda
  13. Evangelizar
  14. Operar milagres
  15. Interpretação de línguas

Todos esses dons vêm de Deus e são importantes. Deus dá dons diferentes a cada um de acordo com a necessidade. Os dons espirituais não tornam ninguém "mais espiritual" mas ajudam no crescimento da Igreja.

É bom procurar dons espirituais mas nada disso servirá sem amor. O amor é o grande dom espiritual que Deus nos dá. O amor dá sentido a todos os outros dons.

Dons Espirituais na Bíblia

Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.
1 Coríntios 12:4-6

Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja.
1 Coríntios 14:12

A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer.
1 Coríntios 12:7-11

E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.
Efésios 4:11-13

Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.
Romanos 12:6-8

Se, porém, alguém falar em língua, devem falar dois, no máximo três, e alguém deve interpretar. Se não houver intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus. Tratando-se de profetas, falem dois ou três, e os outros julguem cuidadosamente o que foi dito. Se vier uma revelação a alguém que está sentado, cale-se o primeiro. Pois vocês todos podem profetizar, cada um por sua vez, de forma que todos sejam instruídos e encorajados. O espírito dos profetas está sujeito aos profetas.
1 Coríntios 14:27-32

Portanto, meus irmãos, busquem com dedicação o profetizar e não proíbam o falar em línguas. Mas tudo deve ser feito com decência e ordem.
1 Coríntios 14:39-40

Não apaguem o Espírito. Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.
1 Tessalonicenses 5:19-21

Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas. São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos o dom de realizar milagres? Têm todos o dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam? Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons.
Passo agora a mostrar a vocês um caminho ainda mais excelente.
1 Coríntios 12:27-31

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia, saiba todos os mistérios e todo o conhecimento e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.
1 Coríntios 13:1-2

Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.
1 Coríntios 13:13


Veja também o que a Bíblia diz sobre: