Versículos de Dízimos

Os dízimos são a décima parte do rendimento, que é oferecido a Deus. No Antigo Testamento, os dízimos dos israelitas serviam para manter o templo, os sacerdotes, os levitas e as pessoas mais pobres. Os dízimos são uma forma de agradecer a Deus por sua providência e mostrar dedicação a ele.

Não há mandamento no Novo Testamento sobre os dízimos. Mas a Bíblia diz o crente tem a responsabilidade de contribuir para o mantimento da igreja e de quem trabalha para a igreja. Os dízimos também devem servir para ajudar os irmãos mais pobres.

Dízimos na Bíblia

"Todos os dízimos da terra - seja dos cereais, seja das frutas - pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor.
Levítico 27:30

Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derra­mar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.
Malaquias 3:10

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas.
Mateus 23:23

"Pode um homem roubar de Deus? Contudo vocês estão me roubando. E ainda perguntam: 'Como é que te roubamos?' Nos dízimos e nas ofertas.
Malaquias 3:8

Então Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, trouxe pão e vinho e abençoou Abrão, dizendo:
"Bendito seja Abrão
pelo Deus Altíssimo,
Criador dos céus e da terra. E bendito seja o Deus Altíssimo,
que entregou seus inimigos
em suas mãos".
E Abrão lhe deu o dízimo de tudo.
Gênesis 14:18-20

Considerem a grandeza desse homem: até mesmo o patriarca Abraão lhe deu o dízimo dos despojos! A Lei requer dos sacerdotes entre os descendentes de Levi que recebam o dízimo do povo, isto é, dos seus irmãos, embora estes sejam descendentes de Abraão. Este homem, porém, que não pertencia à linhagem de Levi, recebeu os dízimos de Abraão e abençoou aquele que tinha as promessas. Sem dúvida alguma, o inferior é abençoado pelo superior. No primeiro caso, quem recebe o dízimo são homens mortais; no outro caso, é aquele de quem se declara que vive. Pode-se até dizer que Levi, que recebe os dízimos, entregou-os por meio de Abraão, pois, quando Melquisedeque se encontrou com Abraão, Levi ainda não havia sido gerado.
Hebreus 7:4-10

"Quando tiverem separado o dízimo de tudo quanto produziram no terceiro ano, o ano do dízimo, entreguem-no ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que possam comer até saciar-se nas cidades de vocês.
Deuteronômio 26:12

"Dou aos levitas todos os dízimos em Israel como retribuição pelo trabalho que fazem ao servirem na Tenda do Encontro.
Números 18:21

Vocês não sabem que aqueles que trabalham no templo alimentam-se das coisas do templo, e que os que servem diante do altar participam do que é oferecido no altar? Da mesma forma, o Senhor ordenou àqueles que pregam o evangelho que vivam do evangelho.
1 Coríntios 9:13-14

Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.
2 Coríntios 9:7

Honre o Senhor
com todos os seus recursos
e com os primeiros frutos
de todas as suas plantações; os seus celeiros
ficarão plenamente cheios,
e os seus barris transbordarão de vinho.
Provérbios 3:9-10

Deem ao Senhor
a glória devida ao seu nome
e entrem nos seus átrios trazendo ofertas.
Salmos 96:8