Versículos sobre comer carne de porco


Na Lei de Moisés, Deus proibiu os israelitas de comer carne de porco, entre outras coisas. Os israelitas deveriam ter uma dieta muito particular, que refletia suas crenças. Fazer distinção entre comida "pura" e "impura" deveria ajudar os israelitas a lembrar que também é preciso fazer distinção na vida espiritual entre o sagrado e o profano, o certo e o errado.

Jesus mostrou que comer comida impura não é o verdadeiro problema. A proibição de comer carne de porco era apenas um símbolo da proibição de pecar. O porco é um animal sujo, que pode transmitir doenças. O pecado também traz "doenças" espirituais. Jesus declarou que todos os alimentos são puros. Por isso, podemos comer carne de porco mas devemos lembrar da lição sobre o pecado.

Carne de porco na Bíblia

"Será que vocês também não conseguem entender?", perguntou-lhes Jesus. "Não percebem que nada que entre no homem pode torná-lo impuro? Porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, sendo depois eliminado." Ao dizer isso, Jesus declarou puros todos os alimentos.
Marcos 7:18-19

O porco também é impuro; embora tenha casco fendido, não rumina. Vocês não poderão comer a carne desses animais nem tocar em seus cadáveres.
Deuteronômio 14:8

Vocês têm que fazer separação entre o santo e o profano, entre o puro e o impuro, e ensinar aos israelitas to­dos os decretos que o Senhor lhes deu por me­io de Moisés".
Levítico 10:10-11

E o porco, embora tenha casco fendido e dividido em duas unhas, não rumina; considerem-no impuro. Vo­cês não comerão a carne desses animais nem tocarão em seus cadáveres; considerem-nos impuros.
Levítico 11:7-8

"Os que se consagram para entrar nos jardins indo atrás do sacerdote que está no meio, comem carne de porco, ratos e outras coisas repug­nantes, todos eles perecerão", declara o Senhor.
Isaías 66:17

No dia seguinte, por volta do meio-dia, enquanto eles viajavam e se aproximavam da cidade, Pedro subiu ao terraço para orar. Tendo fome, queria comer; enquanto a refeição estava sendo preparada, caiu em êxtase. Viu o céu aberto e algo semelhante a um grande lençol que descia à terra, preso pelas quatro pontas, contendo toda espécie de quadrúpedes, bem como de répteis da terra e aves do céu. Então uma voz lhe disse: "Levante-se, Pedro; mate e coma". Mas Pedro respondeu: "De modo nenhum, Senhor! Jamais comi algo impuro ou imundo!" A voz lhe falou segunda vez: "Não chame impuro ao que Deus purificou".
Atos dos Apóstolos 10:9-15

"Não percebem que o que entra pela boca vai para o estômago e mais tarde é expelido? Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem impuro. Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Essas coisas tornam o homem impuro; mas o comer sem lavar as mãos não o torna impuro."
Mateus 15:17-20

Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que creem e conhecem a verdade. Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração.
1 Timóteo 4:2-5

Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais. Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou.
Romanos 14:2-3

Veja também o que a Bíblia diz sobre: