O perdão é um presente de Deus dado a todos que O buscam, com arrependimento e sinceridade, por reconciliação divina. Por isso, a oração do perdão é muito poderosa! Quando você pede perdão por seus erros, Deus te liberta do peso da culpa e te ajuda a consertar seus problemas e falhas. E, assim como Deus te perdoa, você também pode perdoar outros em suas orações.

1. Oração por perdão a Deus

Bondoso Deus, te peço que me perdoes, pois sou pecador... Sei que sou falho em tantas áreas da minha vida e faço muitas coisas que não deveria. Mas tem misericórdia de mim, óh Deus.

Pai Celestial, venho diante de Ti com o coração pesado, triste e envergonhado por meus próprios erros e deficiências. Reconheço que tenho agido mal, negligenciando o que é correto. Reconheço que, pelos motivos errados e egoístas, escolhi fazer o mal. As minhas atitudes trouxeram consequências negativas, sei que te entristeci, quando falhei e magoei os outros, inclusive a mim mesmo.

Perdão, Senhor! Estou arrependido e agora venho à Tua presença, buscando o Teu perdão e libertação. Limpa o meu coração e lava o meu interior de toda maldade, injustiça, vergonha e culpa. Lava-me no teu precioso sangue, derramado para me salvar e redimir. Afasta-me das minhas maldades...

Óh Jesus, Tu és o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Tira esse pecado da minha vida e me ajuda a viver livre, sem o peso de suas correntes sobre mim. Liberta o meu coração e me purifica de todo mal, seja em pensamento, palavras, ações e omissões. Ajuda-me a liberar o peso da culpa e da vergonha que carrego. E, concede-me força para aprender com meus erros e me tornar uma pessoa melhor.

Senhor, eu fecho essa porta, não quero voltar atrás, nunca mais! Por favor, transforma a minha vida, a partir desse momento. Lança os meus pecados no mar do esquecimento e deles não se lembre mais, por amor a Jesus. Olhe para mim, através do amor que tens por Ele e ensina-me a ser mais parecido com Ele.

Pai da vida, livra-me das tentações e das influências malignas, que podem me conduzir a errar novamente. Protege-me do mal! Ensina-me a ter um coração sábio, para me afastar dos maus caminhos e fugir da aparência do mal. Que Seu amor e graça ilimitados me renovem, avivando o meu espírito na presença do Teu Santo Espírito.

Amado Salvador, concede-me fé para me apegar sempre a Ti, nos bons e maus momentos. Dá-me também a paz que advém de saber que estou perdoado, pela fé no teu amor e misericórdia. Pelos méritos de Jesus Cristo, eu oro agradecido. Amém!

O Senhor nosso Deus é misericordioso e perdoador, apesar de termos sido rebeldes...

- Daniel 9:9

2. Oração por perdão de pecados

Pai celestial, pequei contra Ti.
Perdoa-me, Senhor misericordioso, por permitir que a minha vontade falasse mais alto que a voz da minha fé.
Perdão, Deus, porque vacilei e caí em tentação, fazendo o que não devia, apesar de saber que isso é mal e prejudicial para a minha vida, em tantos sentidos.

Lamento por te entristecer com atitudes más e egoístas, que não concordam com a Tua vontade.
Não quero manter o Senhor longe da minha vida, Jesus. Por isso, peço-te que tires esse pecado de mim.
Abro o meu coração, sei que preciso do Senhor!

Perdoa-me, pois estou arrependido do que fiz, Senhor.
Por favor, não me deixes cair nas teias malignas da mentira, orgulho e falsa alegria que o Inimigo oferece.
Não quero falhar outra vez, Deus, fortalece o meu espírito para resistir ao mal disfarçado de bem.

Ajuda-me a melhorar e ser alguém íntegro, para a Tua glória e louvo!
Estou aqui, Pai bondoso, me volto para Ti, pois me resgataste com Teu amor leal!
Quero renovar o compromisso, sendo fiel à aliança que tenho contigo, Senhor.
Preciso que me sustentes, Jesus, para seguir e obedecer a Tua vontade na minha vida.

Te louvo e agradeço, confiando na Tua bondade e no Teu perdão.
Graças te dou, amado Deus, pois a Tua misericórdia flui para mim, apesar de minhas falhas e fracassos.
Obrigado, por trabalhar no meu coração e por aperfeiçoar a minha fé em Ti.

Em nome de Jesus, amém!

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

- 1 João 1:9

Oração para perdoar os outros

A oração por perdão também envolve perdoar aqueles que te magoam. Na "Oração do Pai-Nosso", vemos que Deus nos perdoa, assim como perdoamos a quem nos ofendeu. Ore, peça perdão, perdoe e declare perdão para quem te magoou, até que isso se torne verdade em seu coração. Quanto mais você ora perdoando, mais fácil ficará.

Senhor Deus, concede-me a graça que preciso para perdoar os outros, assim como Tu me perdoaste. Me ajude, Deus, pois só Tu sabes o quanto me sinto ferido e triste por essas circunstâncias. Mas eu não quero continuar assim... Traz alívio para a dor que essa pessoa causou em mim e cura-me de todo ressentimento.

Que o mal que me fizeram não seja alimentado por mim, nem permaneça no meu interior. Não deixe que isso crie raízes de amargura em mim, Senhor. Limpa o meu coração, Deus, para que ele continue sendo uma morada agradável para o Teu Santo Espírito. Ajuda-me a rejeitar todo sentimento depreciativo e todo pensamentos de vingança contra essa pessoa.

Eu a perdoo, Pai... Apresento essa vida em Tuas mãos e peço que também a transforme pela Tua misericórdia. Sozinho não consigo, mas com Cristo, eu libero perdão. Aos Teus preciosos cuidados entrego essa situação e libero o meu coração, perante a Ti.

Me ajude a crescer e amadurecer através desse acontecimento. E que nada me afaste da Tua presença e da Tua bondade. Me ajuda a ser mais parecido com Cristo. Que dia-a-dia eu possa crescer em amor, empatia, graça e perdão.

Pai amado, permita que a Tua paz invada o meu coração e me sustente nesta hora e para sempre. Deixe que a Tua graça flua através de nós, neste mundo tão mal e implacável, para que Teu nome seja glorificado. Que o teu amor em mim não esfrie, Deus. E que, mesmo essa situação tão difícil, sirva como oportunidade para eu me aproximar mais do Senhor.

Pai, fica comigo. Que Tua vontade seja feita, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor, Amém.

Sejam compreensivos uns com os outros e perdoem quem os ofender. Lembrem-se de que o Senhor os perdoou, de modo que vocês também devem perdoar.

- Colossenses 3:13

Lembre-se que essas orações são apenas modelos que podem te ajudar e inspirar a fazer as suas próprias orações a Deus. Deus espera ouvir a sua voz, do seu jeitinho, expressando suas intenções e pedidos pessoais com toda sinceridade.

Ore, confesse suas falhas e perdoe os erros dos outros também. Isso é libertador! Deus é fiel e justo para te perdoar e te purificar de toda injustiça!

"Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores."

- Mateus 6:12

Veja aqui mais versículos sobre perdão.

Veja este devocional e transforme sua fé com o poder do perdão

Leia também: