Os descendentes de Davi foram muito importantes na história da Bíblia. Salomão, sucessor no trono de Israel, foi famoso por sua sabedoria e construiu o grande Templo em Jerusalém. Após Salomão, Roboão, seu filho, assumiu o trono, mas acabou dividindo o reino em Israel (Norte) e Judá (Sul).

Mais tarde, Josias, um rei jovem e corajoso, trouxe de volta a adoração a Deus, eliminando a idolatria no reino em Judá. Por fim, Jesus é o mais importante descendente de Davi, vindo como o Salvador prometido, cumpriu a promessa de ser o Rei eterno, descendente da tribo de Judá.

Na Bíblia encontramos uma lista dos seus descendentes mais importantes, sendo Salomão, o sucessor do trono de Israel.

  1. Salomão - Filho e sucessor de Davi no trono de Israel, conhecido por sua sabedoria, construiu o Templo em Jerusalém (1 Reis 1-11).
  2. Roboão - Filho de Salomão, seu reinado marcou a divisão do reino em Israel e Judá (1 Reis 12).
  3. Josias - Rei reformador que restaurou a adoração a Deus e eliminou a idolatria (2 Reis 22-23).
  4. Zedequias - Último rei de Judá antes do exílio babilônico (2 Reis 24-25).
  5. Jesus Cristo - Descendente de Davi, cumpriu a promessa messiânica, como Rei vindouro de um reino eterno (Mateus 1:1, Lucas 1:32-33).

Os filhos de Davi

Davi teve vários filhos com suas esposas e concubinas. Os primeiros filhos de Davi, listados nas Escrituras, nasceram em Hebrom, cidade onde Davi governou durante os primeiros 7 anos do seu reinado. Os outros filhos nasceram em Jerusalém, a nova capital de Israel, nos últimos 33 anos do seu reinado (1 Crônicas 3:1-9). Eles foram:

  1. Amnom - foi filho de Davi com Ainoã (2 Samuel 3:2). Foi este filho que seduziu sua meio-irmã Tamar.
  2. Quileabe - também chamado de Daniel, sua mãe se chamava Abigail, a carmelita (1 Crônicas 3:2).
  3. Absalão - matou seu irmão, Amnom, por causa de Tamar sua irmã; também tentou usurpar o trono de Davi.
  4. Tamar - era filha de Maaca e irmão de Absalão, Tamar foi violentada pelo meio-irmão Amnom.
  5. Adonias - filho de Hagite, também tentou se tornar rei, quando Davi era velho, foi morto por Salomão (1 Reis 1 e 2).
  6. Sefatias - filho de Abital.
  7. Itreão - filho de Eglá, dos primeiros até este, foram os filhos de Davi nascidos em Hebrom, nos 7 primeiros anos do seu reinado.
  8. O primeiro filho com Bate-Seba - sem nome,este filho morreu ainda bebê. Foi gerado quando Davi tomou Bate-Seba, a esposa de Urias e cometeu adultério com ela.
  9. Salomão - Apesar de não ser o primogênito, foi escolhido por Deus para suceder Davi no reinado de Israel. Este foi considerado o homem mais sábio de todos os tempos. A partir deste são listados os filhos que nasceram em Jerusalém (1 Crônicas 14:3-7).
  10. Simeia - filho de Davi com Bate-Seba.
  11. Sobabe - filho de Davi com Bate-Seba.
  12. Natã - filho de Davi com Bate-Seba.
  13. Ibar - A partir deste, estão listados os filhos de Davi, cujo nomes das mães não são mencionados.
  14. Elisama - também chamado de Elisua.
  15. Elifelete - também chamado de Elpalete.
  16. Nogá
  17. Nefegue
  18. Jafia
  19. Elisama
  20. Eliada
  21. Elifelete

Além desses, Davi teve outros filhos e filhas com as concubinas (1 Crônicas 3:9). Naquele tempo, não era costume dos cronistas ou historiadores registrarem os nomes das filhas mulheres dos reis. Por isso, apenas Tamar, irmã de Absalão, é mencionada nos registros para relatar a grave situação incestuosa na família de Davi.

Jesus, o Filho de Davi

Deus prometeu a Davi que sua dinastia seria eterna, com um futuro rei que traria paz e justiça (2 Samuel 7:12-16). Jesus cumpriu essa profecia, como descendente da tribo de Judá, sendo reconhecido como o Messias, ou Cristo (significa “Ungido”), que trouxe a redenção ao mundo.

Na Bíblia encontramos várias designações para Jesus, o descendente de Davi:

  • “Filho de Davi” (Lucas 18:38, Mateus 12:37),
  • "Raiz de Davi" (Apocalipse 5:5)
  • "Leão da tribo de Judá" (Apocalipse 5:5)
  • "Descendente de Davi" (Isaías 11:1-4)

Essas expressões refletem a conexão entre Jesus e a promessa da linhagem messiânica através de Judá e do trono de Davi (Isaías 11:1-5). Ao chamarem Jesus de “Filho de Davi,” as pessoas O identificavam como o herdeiro legítimo da promessa, cumprindo a aliança de Deus com Davi e a linhagem real de Israel.

Veja também: