666. O número da Besta no livro de Apocalipse. Mas o que significa? Quem é a Besta? Como podemos nos proteger? A Bíblia dá as respostas...

O número da Besta na Bíblia

Apocalipse 13:18 é a única passagem da Bíblia que fala sobre o número da Besta. Esse número, ou o nome da Besta, seria marcado na mão ou na testa de todos os adoradores da Besta.

"Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Seu número é seiscentos e sessenta e seis." Apocalipse 13:18

A Besta é retratada na Bíblia como um monstro terrível que vai surgir quando o fim está perto. Monstros na Bíblia podem representar pessoas (reis, líderes...), nações ou seres espirituais. Apocalipse não diz o que a Besta é mas ao menos seu número é número de homem.

A Besta fará muitos sinais milagrosos e enganará muitas pessoas, recebendo adoração. Todos seus seguidores receberão a marca da Besta e ninguém poderá comprar nem vender nada sem essa marca. Aqueles que se recusam a adorar a besta serão perseguidos mas, no fim, a Besta e todos que receberam a marca da Besta serão destruídos por Jesus e condenados ao fogo eterno. Todos que resistiram à Besta e se mantiveram fiéis a Jesus serão recompensados.

O que 666 significa?

A Bíblia não explica o que 666 significa. Apenas nos desafia a calcular o número...

Ao longo da História, muitas coisas e pessoas foram identificadas como a besta e muitos cálculos foram feitos para mostrar sua relação com o número 666. Imperadores, ditadores, países, ideologias, códigos de barras, chips eletrônicos... até a internet já foi relacionada com o número 666 por algumas pessoas! Quem está certo?

A resposta pode ainda não ter sido revelada mas podemos saber uma coisa com certeza: o 666 está relacionado com alguém que é adorado por muitas pessoas como um deus e que domina sobre grande parte do mundo. Quando essa pessoa for revelada, seu nome estará intimamente ligado com o número 666.

A lição da marca da Besta

Podemos não saber o significado exato do número 666 mas podemos aprender uma lição valiosa com ela. Não devemos adorar outros deuses.

Ser fiel a Jesus nem sempre é fácil. O relato de Apocalipse fala sobre perseguição a todos os níveis a quem não adora a Besta - prisão, exclusão, morte. Quem ama Jesus pode até ser penalizado financeiramente. Adorar outros deuses pode até parecer a decisão mais acertada mas é uma armadilha. No fim, a idolatria leva ao inferno.

Você não precisa identificar a marca da Besta para a evitar. Basta evitar a idolatria. Se qualquer coisa ou pessoa se está tornando mais importante que Deus em sua vida, é um ídolo. Ponha sempre Deus em primeiro lugar e você ficará protegido da maldição da Besta.

"Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida." Apocalipse 2:10