Versículos sobre Renascer espiritualmente


O Renascimento espiritual acontece quando recebemos a nova vida que Cristo dá. Isso acontece quando cremos em Jesus de todo coração e nos arrependemos das falhas e pecados que cometemos. 

Esse renascimento espiritual se identifica com o "Nascer de novo" ou "Novo nascimento", a "nova criação" que o Novo Testamento anuncia. Remete para o ressurgir da vida espiritual e também para a morte da antiga natureza pecaminosa.

Naturalmente o ser humano vive num estado de morte espiritual, sedento por saciar sua vida com amor, identidade, propósito, eternidade e paz. Essa sede só poderá ser saciada em Deus.

Enquanto vivemos longe de Deus, estamos num estado de morte espiritual e não temos consciência disso. Quando Adão, o primeiro homem pecou, transgredindo o que Deus disse (Gen.2:16-17), ele não morreu fisicamente instantaneamente, mas morreu espiritualmente, perdendo acesso direto à vida espiritual que tinha com Deus.

Assim, todos nos tornamos conhecedores do mal. Mas a todos (que estão mortos espiritualmente) Deus faz um convite ao renascimento espiritual (Efésios 2:1-10). Através do reconhecimento de Jesus Cristo como Senhor e Salvador, Aquele que nos deu a Sua vida também nos chama a nascer de novo (João 3:3-8). 

Renascimento Espiritual na Bíblia

Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.
Efésios 2:1-10

Em resposta, Jesus declarou: "Digo a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!" Respondeu Jesus: "Digo a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito".
João 3:3-8

Em resposta, Jesus declarou: "Digo a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo".
João 3:3

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!
2 Coríntios 5:17

Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.
1 João 3:9

Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele".
João 3:36

Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a Lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus.
Romanos 7:4

Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.
Colossenses 3:11

Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,
Colossenses 1:13

como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".
Mateus 20:28

Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que, como se ainda pertencessem a ele, vocês se submetem a regras:
Colossenses 2:20

mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna".
João 4:14

E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livre­mente de qual­quer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conheci­mento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certa­mente você morrerá".
Gênesis 2:16-17