Versículos sobre fazer promessas


A Bíblia nos aconselha a evitar fazer promessas, porque quem promete tem de cumprir. Fazer uma promessa é se colocar debaixo de obrigação. Por isso, devemos pensar muito bem antes de fazer uma promessa.

Uma promessa não serve como forma de negociar com Deus. Podemos fazer promessas para agradecer mas não para "obrigar" Deus a fazer o que queremos.

Melhor do que fazer promessas é cumprir o que dizemos que vamos fazer. A honestidade é uma parte importante da vida cristã e não deveria ser necessário obrigar uma pessoa a fazer uma promessa para garantir que vai fazer alguma coisa. Mas, quando fazemos uma promessa, precisamos cumprir, senão perdemos toda credibilidade.

Promessas na Bíblia

Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cum­pra o seu voto. É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir.
Eclesiastes 5:4-5

Quando um homem fizer um voto ao Senhor ou um juramento que o obrigar a algum compromisso, não poderá quebrar a sua palavra, mas terá que cumprir tudo o que disse.
Números 30:2

"Vocês também ouviram o que foi dito aos seus antepassados: 'Não jure falsamente, mas cumpra os juramentos que você fez diante do Senhor'. Mas eu digo: Não jurem de forma alguma: nem pelos céus, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. E não jure pela sua cabeça, pois você não pode tornar branco ou preto nem um fio de cabelo. Seja o seu 'sim', 'sim', e o seu 'não', 'não'; o que passar disso vem do Maligno.
Mateus 5:33-37

É uma armadilha consagrar algo
precipitadamente,
e só pensar nas consequências
depois que se fez o voto.
Provérbios 20:25

"Se um de vocês fizer um voto ao Senhor, o seu Deus, não demore a cumpri-lo, pois o Senhor, o seu Deus, certamente pedirá contas a você, e você será culpado de pecado se não o cumprir. Mas, se você não fizer o voto, de nada será culpado.
Deuteronômio 23:21-22

Veja também o que a Bíblia diz sobre: