Versículos sobre Pêsames


Os Pêsames são expressão de pesar e tristeza pelo infortúnio ou pela perda de alguém. As condolências são uma forma fraterna de participar da dor do outro demonstrando-lhe amor e algum conforto. 

Tenha sabedoria e empatia ao expressar seus sentimentos a alguém na hora de amargura e dor. Há momentos que um simples gesto de carinho, um abraço, uma oração e o simples silêncio, trazem conforto ao que sofre.

A Bíblia mostra-nos várias histórias em que manifestações de pesar e luto são demonstradas pela perda de alguém. Veja alguns desses casos e o quê podemos aprender com eles:

  • - Três amigos de Jó decidiram ir consolá-lo depois que este perdeu todos os bens, empregados, os filhos e a sua saúde. Nos 3 primeiros dias fizeram bem em estar em silêncio (Jó 2:11-13), mas depois agiram mal. Em vez de trazer palavras de consolo, esses amigos injuriaram a Jó e não disseram a verdade acerca de Deus (Jó 42:7).
  •  Davi - O rei Davi foi castigado por pecar no caso de Urias e Bate-Seba. O filho contraído no adultério que cometeu, ficou gravemente doente e Davi se humilhou buscando a Deus, durante 7 dias. Depois disso, a criança morreu (2 Samuel 12:15-18). Os servos de Davi temiam contar sobre a morte com receio que ele se afligisse mais, já que não conseguiram consolá-lo antes. Mas Davi, levantou-se, adorou a Deus e encerrou o jejum. Ele entendeu que não há nada que se possa fazer em relação a quem partiu e assim consolou-se na decisão de Deus àquele respeito. Contudo, há esperança de reencontro na eternidade (2 Samuel 12:23).
  • As irmãs de Lázaro - Marta, Maria e Lázaro eram três irmãos, amigos bastante próximos de Jesus. Lázaro adoeceu e morreu, mas Jesus não estava nas proximidades quando isso aconteceu. Muitos foram consolar às irmãs (João 11:19). Jesus só chegou 4 dias depois de estar Lázaro sepultado. Consolou as irmãs (João 11:25-26), chorou e trouxe novamente Lázaro à vida.
  • Jesus - O Mestre da vida preparou Seus discípulos do que enfrentaria, antes mesmo de morrer (João 14-17). Confortou-os mesmo na cruz (João 19:26-27) e depois de ter ressuscitado (João 20:15-16). Anjos consolaram os discípulos quando Jesus ascendia aos céus (Atos 1:10-11), lembrando-lhes que Jesus Cristo voltará para buscar-nos.

Console uns aos outros com a Palavra de Deus. O Senhor está presente (Salmos 23:4) e conforta os corações (Isaías 57:15).

Pêsames na Bíblia

Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?"
João 11:25-26

Consolem, consolem o meu povo,
diz o Deus de vocês.
Isaías 40:1

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.
Mateus 11:28

Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte.
2 Coríntios 12:9-10

Mesmo quando eu andar
por um vale de trevas e morte,
não temerei perigo algum, pois tu estás comigo;
a tua vara e o teu cajado me protegem.
Salmos 23:4

Por isso não tema, pois estou com você;
não tenha medo, pois sou o seu Deus.
Eu o fortalecerei e o ajudarei;
eu o segurarei
com a minha mão direita vitoriosa.
Isaías 41:10

Quando você atravessar as águas,
eu estarei com você;
quando você atravessar os rios,
eles não o encobrirão.
Quando você andar através do fogo,
não se queimará;
as chamas não o deixarão em brasas.
Isaías 43:2

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.
1 Pedro 5:7

O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza
e o meu libertador;
o meu Deus é o meu rochedo,
em quem me refugio.
Ele é o meu escudo e o poder que me salva,
a minha torre alta.
Salmos 18:2

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.
2 Coríntios 1:3-4

Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou".
Apocalipse 21:4

e muitos judeus tinham ido visitar Marta e Maria para confortá-las pela perda do irmão.
João 11:19

Bem-aventurados
os que choram,
pois serão consolados.
Mateus 5:4

Quando três amigos de Jó, Elifaz, de Temã, Bildade, de Suá, e Zofar, de Naamate, souberam de todos os males que o haviam atingido, saíram, cada um da sua região. Combinaram encontrar-se para, juntos, irem mostrar solidarie­dade a Jó e consolá-lo. Quando o viram a distância, mal puderam reconhecê-lo e começa­ram a chorar em alta voz. Cada um deles rasgou seu manto e colocou terra sobre a cabeça. Depo­is os três se assentaram no chão com ele, durante sete dias e sete noites. Ninguém lhe disse uma pala­vra, pois viam como era grande o seu sofrimen­to.
Jó 2:11-13

Depois que o Senhor disse essas pala­vras a Jó, disse também a Elifaz, de Temã: "Estou indignado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó.
Jó 42:7

Depois que Natã foi para casa, o Senhor fez adoecer o filho que a mulher de Urias dera a Davi. E Davi implorou a Deus em favor da criança. Ele jejuou e, entrando em casa, passou a noite deitado no chão. Os oficiais do palácio tentaram fazê-lo levantar-se do chão, mas ele não quis e recusou comer. Sete dias depois a criança morreu. Os conselheiros de Davi ficaram com medo de dizer-lhe que a criança estava morta e comentaram: "En­quanto a criança ainda estava viva, falamos com ele, e ele não quis escutar-nos. Como vamos dizer-lhe que a criança mor­reu? Ele poderá cometer alguma loucura!"
2 Samuel 12:15-18

Mas agora que ela morreu, por que deveria jejuar? Poderia eu trazê-la de volta à vida? Eu irei até ela, mas ela não voltará para mim".
2 Samuel 12:23

e muitos judeus tinham ido visitar Marta e Maria para confortá-las pela perda do irmão.
João 11:19

Quando Jesus viu sua mãe ali, e, perto dela, o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: "Aí está o seu filho", e ao discípulo: "Aí está a sua mãe". Daquela hora em diante, o discípulo a recebeu em sua família.
João 19:26-27

Disse ele: "Mulher, por que está chorando? Quem você está procurando?"
Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: "Se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, e eu o levarei". Jesus lhe disse: "Maria!"
Então, voltando-se para ele, Maria exclamou em aramaico: "Rabôni!" (que significa "Mestre!").
João 20:15-16

E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: "Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir".
Atos dos Apóstolos 1:10-11

Sem mais, irmãos, despeço-me de vocês! Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês.
2 Coríntios 13:11

Pois assim diz o Alto e Sublime,
que vive para sempre,
e cujo nome é santo:
"Habito num lugar alto e santo,
mas habito também com o contrito
e humilde de espírito,
para dar novo ânimo
ao espírito do humilde
e novo alento ao coração do contrito.
Isaías 57:15