Versículos sobre a Pena de Morte


No Antigo Testamento, Deus instituiu a pena de morte para punir os crimes mais graves e hediondos. O principal motivo para a pena de morte na Bíblia é o assassinato. A vida humana é sagrada, porque somos criados à imagem e semelhança de Deus. Logo, quem mata outra pessoa merece morrer.

No entanto, a justiça de Deus é cheia de misericórdia. Ele não fica feliz com a morte de ninguém e, em alguns casos na Bíblia, perdoou pecados que mereciam a pena de morte, quando o criminoso se arrependia.

A pena de morte também não podia ser aplicada de qualquer maneira. Somente os crimes mais sérios deveriam ser punidos com a morte, depois de um julgamento justo e somente mediante o testemunho fiel de pelo menos duas pessoas. A justiça deveria ser aplicada não somente no tipo de pena, mas também em todo o processo judicial.

Debaixo da lei de Deus, todos nós estamos condenados a morrer, por causa do pecado. Mas Jesus sofreu a pena de morte em nosso lugar! Agora todos que se arrependem e creem em Jesus recebem o perdão e a vida eterna.

Pena de Morte na Bíblia

"Quem derramar sangue do homem,
pelo homem seu sangue será derramado;
porque à imagem de Deus
foi o homem criado.
Gênesis 9:6

"Se um homem ferir alguém com um objeto de ferro de modo que essa pessoa morra, ele é assassino; o assassino terá que ser executado.
Números 35:16

"Quem matar uma pessoa terá que ser executado como assassino mediante depoimento de testemunhas. Mas ninguém será executado mediante o depoimento de apenas uma testemunha. "Não aceitem resgate pela vida de um assassino; ele merece morrer. Certamente terá que ser executado.
Números 35:30-31

Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser por aqueles que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas, se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência.
Romanos 13:3-5

Diga-lhes: Juro pela minha vida, palavra do Soberano, o Senhor, que não tenho prazer na morte dos ímpios, antes tenho prazer em que eles se desviem dos seus caminhos e vivam. Voltem! Voltem-se dos seus maus caminhos! Por que o seu povo haveria de morrer, ó nação de Israel?
Ezequiel 33:11

Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Romanos 6:23

e disseram a Jesus: "Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério. Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz?" Eles estavam usando essa pergunta como armadilha, a fim de terem uma base para acusá-lo.
Mas Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo. Visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse: "Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela". Inclinou-se novamente e continuou escrevendo no chão. Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando pelos mais velhos. Jesus ficou só, com a mulher em pé diante dele. Então Jesus pôs-se em pé e perguntou-lhe: "Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou?" "Ninguém, Senhor", disse ela.
Declarou Jesus: "Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado".
João 8:4-11

Se, de fato, sou culpado de ter feito algo que mereça pena de morte, não me recuso a morrer. Mas, se as acusações feitas contra mim por estes judeus não são verdadeiras, ninguém tem o direito de me entregar a eles. Apelo para César!"
Atos dos Apóstolos 25:11

"Quem ferir um homem e o matar terá que ser executado.
Êxodo 21:12

Todavia, se não o fez intencionalmente, mas Deus o permitiu, designei um lugar para onde poderá fugir. Mas, se alguém tiver planejado matar outro deliberadamente, tire-o até mesmo do meu altar e mate-o.
Êxodo 21:13-14

"Quem agredir o próprio pai ou a pró­pria mãe terá que ser executado. "Aquele que sequestrar alguém e vendê-lo ou for apanhado com ele em seu po­der, terá que ser executado. "Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado.
Êxodo 21:15-17

"Não deixem viver a feiticeira. "Todo aquele que tiver relações sexuais com animal terá que ser executado. "Quem oferecer sacrifício a qualquer outro deus, e não unicamente ao Senhor, será destruído.
Êxodo 22:18-20

"Diga aos israelitas: Qualquer israelita ou estrangeiro residente em Israel que entregar um dos seus filhos a Moloque, terá que ser executado. O povo da terra o apedrejará.
Levítico 20:2

"Se um homem cometer adultério com a mulher de outro homem, com a mulher do seu próximo, tanto o adúltero quanto a adúltera terão que ser executados. "Se um homem se deitar com a mulher do seu pai, desonrou seu pai. Tanto o homem quanto a mulher terão que ser executados, pois merecem a morte. "Se um homem se deitar com a sua nora, ambos terão que ser executados. O que fizeram é depravação; merecem a morte. "Se um homem se deitar com outro homem como quem se deita com uma mulher, ambos praticaram um ato repugnante. Terão que ser executados, pois merecem a mor­te. "Se um homem tomar uma mulher e a mãe dela, comete perversidade. Tanto ele quan­to elas serão queimados com fogo, para que não haja perversidade entre vocês. "Se um homem tiver relações sexuais com um animal, terá que ser executado, e vocês matarão também o animal.
Levítico 20:10-15

"Todavia, se alguém, sem hostilidade, empurrar uma pessoa ou atirar alguma coisa contra ela sem intenção, ou se, sem vê-la, deixar cair sobre ela uma pedra que possa matá-la, e ela morrer, então, como não era sua inimiga e não pretendia feri-la, a comunidade deverá julgar entre ele e o vingador da vítima de acordo com essas leis. A comunidade protegerá o acusado de assassinato do vingador da vítima e o enviará de volta à cidade de refúgio para onde tinha fugido. Ali permanecerá até a morte do sumo sacerdote, que foi ungido com o óleo santo.
Números 35:22-25

"Se, contudo, um homem encontrar no campo uma jovem prometida em casamento e a forçar, somente o homem morrerá. Não façam nada à moça, pois ela não cometeu pecado algum que mereça a morte. Este caso é semelhante ao daquele que ataca e mata o seu próximo, pois o homem encontrou a moça virgem no campo, e, ainda que a jovem prometida em casamento gritasse, ninguém poderia socorrê-la.
Deuteronômio 22:25-27