A Bíblia nos diz que há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo. Por isso, nenhuma religião, nem anjos, nenhum preceito humano, nenhuma obra poderá intermediar a relação entre as pessoas e Deus.
Também nenhum outro homem, seja profeta, santo, pastor, líder ou papa, pode servir como mediador entre Deus e o Seu povo. Somente Jesus Cristo, plenamente Deus, plenamente homem, é O mediador.
Se hoje adotarmos a prática incorreta de buscarmos outros mediadores (seja Maria, santos, líderes, espíritos, anjos, etc.) estaremos descumprindo a Palavra, por negligência e desobediência, adorando falsos ídolos. Toda devoção e fé dos filhos de Deus devem ser depositados somente no Senhor e na Sua Palavra. Nenhuma criatura é tão digna como o Deus Criador.
Nenhuma outra pessoa é tão digna quanto Cristo, para nos aproximar novamente à presença de Deus. Mesmo sendo Deus, Ele identificou-se conosco, tornando-se homem, vindo ao mundo para nos conceder o perdão dos pecados e a salvação eterna.
Mediador na Bíblia
Pois há um só Deus
e um só mediador
entre Deus e os homens:
o homem Cristo Jesus, 
                    1 Timóteo 2:5
                    
Portanto, ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, se aproximam de Deus, pois vive sempre para interceder por eles. 
                    Hebreus 7:25
                    
a Jesus, mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido, que fala melhor do que o sangue de Abel. 
                    Hebreus 12:24
                    
Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores. 
                    Hebreus 8:6
                    
Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança. 
                    Hebreus 9:15