A Bíblia mostra que sabedoria, inteligência e discernimento são bênçãos que vêm do Senhor. A sabedoria nos ajuda a viver de forma justa e agradável a Deus. A inteligência nos permite compreender o que aprendemos e aplicar esse conhecimento com responsabilidade. O discernimento é a sensibilidade espiritual que nos permite reconhecer o que vem de Deus e o que nos afasta dele.
Embora caminhem juntas, sabedoria e inteligência não são a mesma coisa. A inteligência lida com entender e raciocinar. A sabedoria vai além, pois é a capacidade de usar esse entendimento de um jeito que honra a Deus. A pessoa inteligente compreende fatos. A pessoa sábia conhece o caminho certo.
Na Bíblia, sabedoria sempre aponta para uma vida guiada pelo temor do Senhor, enquanto a inteligência ganha valor verdadeiro quando é colocada a serviço da vontade de Deus.
Sabedoria, inteligência e discernimento na Bíblia
A sabedoria oferece proteção,
como o faz o dinheiro,
mas a vantagem do conhecimento é esta:
a sabedoria preserva a vida
de quem a possui.
Eclesiastes 7:12
"O temor do Senhor
é o princípio da sabedoria,
e o conhecimento do Santo
é entendimento.
Provérbios 9:10
Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.
Tiago 1:5
Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. Pois está escrito:
"Destruirei a sabedoria
dos sábios
e rejeitarei a inteligência
dos inteligentes". Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que creem por meio da loucura da pregação.
1 Coríntios 1:18-21
Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.
Tiago 3:13
O conselho da sabedoria é:
Procure obter sabedoria;
use tudo o que você possui
para adquirir entendimento.
Provérbios 4:7
Esta é a minha oração: Que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11
A esses quatro jovens Deus deu sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspectos da cultura e da ciência. E Daniel, além disso, sabia interpretar todo tipo de visões e sonhos.
Daniel 1:17
Deus deu a Salomão sabedoria, discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar.
1 Reis 4:29
Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento;
2 Pedro 1:5
Ensina-me o bom senso e o conhecimento,
pois confio em teus mandamentos.
Salmos 119:66
Ai dos que chamam ao mal bem
e ao bem, mal,
que fazem das trevas luz
e da luz, trevas,
do amargo, doce
e do doce, amargo! Ai dos que são sábios
aos seus próprios olhos
e inteligentes em sua própria opinião!
Isaías 5:20-21
"Eu ensinei a vocês decretos e leis, como me ordenou o Senhor, o meu Deus, para que sejam cumpridos na terra na qual vocês estão entrando para dela tomar posse. Vocês devem obedecer-lhes e cumpri-los, pois assim os outros povos verão a sabedoria e o discernimento de vocês. Quando eles ouvirem todos estes decretos, dirão: 'De fato esta grande nação é um povo sábio e inteligente'.
Deuteronômio 4:5-6
Verificou-se que esse homem, Daniel, a quem o rei dera o nome de Beltessazar, tinha inteligência extraordinária e também a capacidade de interpretar sonhos e resolver enigmas e mistérios. Manda chamar Daniel, e ele te dará o significado da escrita".
Daniel 5:12
Estes são os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Eles ajudarão a experimentar
a sabedoria e a disciplina;
a compreender as palavras
que dão entendimento; a viver com disciplina e sensatez,
fazendo o que é justo, direito e correto; ajudarão a dar prudência
aos inexperientes
e conhecimento e bom senso aos jovens. Se o sábio lhes der ouvidos,
aumentará seu conhecimento,
e quem tem discernimento
obterá orientação para compreender provérbios e parábolas,
ditados e enigmas dos sábios.
Provérbios 1:1-6
Pois o Senhor é quem dá sabedoria;
de sua boca procedem
o conhecimento e o discernimento.
Provérbios 2:6
Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual. E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e
Colossenses 1:9-10