O Profeta Elias


Elias foi um profeta renomado no período dos reis do Antigo Testamento. Elias tisbita (oriundo da terra de Tisbe - 1 Reis 17:1) foi um servo temente e obediente a Deus, que transmitia a Palavra do Senhor de forma ousada e fiel. Repreendeu reis (Acabe - 1 Reis 21:20 e Acazias - 2 Reis 1:16) e confrontou centenas de profetas idólatras, fazendo descer fogo dos céus. 

O conhecido "profeta do fogo" era bastante simples na sua aparência e no vestir, sendo um perfeito protótipo de João Batista (2 Reis 1:8 e Mateus 3:4) . No fim de sua vida, Elias foi levado ao céu num redemoinho, deixando Eliseu como seu sucessor.

Fatos importantes da vida de Elias:

1. Era poderoso na oração (Tiago 5:17, 1 Reis 17:22, 1 Reis 18:36-38, 18:42-43)

2. Elias foi sustentado por Deus de forma milagrosa através:

  • da Viúva de Sarepta (1 Reis 17:13-16)
  •  provisão divina através de corvos (1 Reis 17:3-6)
  • de um anjo do Senhor (1 Reis 19:5-8)

3. Deus ressuscitou o filho da viúva através de Elias (1 Reis 17:18-23)
4. Propôs uma reforma religiosa dentre o povo de Israel, para abandonarem os falsos deuses e seguirem somente ao Senhor (1 Reis 18:21)
5. Enfrentou com valentia a idolatria dos 450 profetas de Baal (1 Reis 18:18-40)
6. Fugiu para escapar da vingança da maligna rainha Jezabel (1 Reis 19:1-2)
7. Deus o encorajou no monte Horebe, dando nova visão e instruções (1 Reis 19:5-13)
8. Não era infalível -  teve medo e deixou-se deprimir (1 Reis 19:3-4)
9. Ficou desencorajado com as más notícias (1 Reis 19:14)
10. Foi honrado por Deus (2 Reis 2:11, Mateus 17:3)

Elias na Bíblia

Ora, Elias, de Tisbe, em Gileade, disse a Acabe: "Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra".
1 Reis 17:1

Acabe disse a Elias: "Então você me encontrou, meu inimigo!"
"Eu o encontrei", ele respondeu, "porque você se vendeu para fazer o que o Senhor reprova.
1 Reis 21:20

Ao chegar, disse ao rei: "Assim diz o Senhor: 'Acaso não há Deus em Israel? Por que você mandou consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom? Por isso você não se levantará mais dessa cama e certamente morrerá!' "
2 Reis 1:16

Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio.
Tiago 5:17

E a mulher reclamou a Elias: "Que foi que eu te fiz, ó homem de Deus? Vieste para lembrar-me do meu pecado e matar o meu filho?" "Dê-me o seu filho", respondeu Elias. Ele o apanhou dos braços dela, levou-o para o quarto de cima, onde estava hospedado, e o pôs na cama. Então clamou ao Senhor: "Ó Senhor, meu Deus, trouxeste também desgraça sobre esta viúva, com quem estou hospedado, fazendo morrer o seu filho?" Então ele se deitou sobre o menino três vezes e clamou ao Senhor: "Ó Senhor, meu Deus, faze voltar a vida a este menino!" O Senhor ouviu o clamor de Elias, e a vida voltou ao menino, e ele viveu. Então Elias levou o menino para baixo, entregou-o à mãe e disse: "Veja, seu filho está vivo!"
1 Reis 17:18-23

À hora do sacrifício, o profeta Elias colocou-se à frente do altar e orou: "Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua. Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus e que fazes o coração deles voltar para ti". Então o fogo do Senhor caiu e queimou completamente o holocausto, a lenha, as pedras e o chão, e também secou totalmente a água na valeta.
1 Reis 18:36-38

Então Acabe foi comer e beber, mas Elias subiu até o alto do Carmelo, dobrou-se até o chão e pôs o rosto entre os joelhos. "Vá e olhe na direção do mar", disse ao seu servo. E ele foi e olhou.
"Não há nada lá", disse ele.
Sete vezes Elias mandou: "Volte para ver".
1 Reis 18:42-43

Elias, porém, lhe disse: "Não tenha medo. Vá para casa e faça o que eu disse. Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim, e depois faça algo para você e para o seu filho. Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: 'A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra' ". Ela foi e fez conforme Elias lhe dissera. E aconteceu que a comida durou muito tempo, para Elias e para a mulher e sua família. Pois a farinha na vasilha não se acabou e o azeite na botija não se secou, conforme a palavra do Senhor proferida por Elias.
1 Reis 17:13-16

"Saia daqui, vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite, a leste do Jordão. Você beberá do riacho, e dei ordens aos corvos para o alimentarem lá". E ele fez o que o Senhor lhe tinha dito. Foi para o riacho de Querite, a leste do Jordão, e ficou lá. Os corvos lhe traziam pão e carne de manhã e de tarde, e ele bebia água do riacho.
1 Reis 17:3-6

"Não tenho perturbado Israel", Elias respondeu. "Mas você e a família do seu pai têm. Vocês abandonaram os mandamentos do Senhor e seguiram os baalins. Agora convoque todo o povo de Israel para encontrar-se comigo no monte Carmelo. E traga os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Aserá, que comem à mesa de Jezabel." Acabe convocou então todo o Israel e reuniu os profetas no monte Carmelo. Elias dirigiu-se ao povo e disse: "Até quando vocês vão oscilar para um lado e para o outro? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no".
O povo, porém, nada respondeu. Disse então Elias: "Eu sou o único que restou dos profetas do Senhor, mas Baal tem quatrocentos e cinquenta profetas. Tragam dois novilhos. Escolham eles um, cortem-no em pedaços e o ponham sobre a lenha, mas não acendam fogo. Eu prepararei o outro novilho e o colocarei sobre a lenha, e também não acenderei fogo nela. En­tão vocês invocarão o nome do seu deus, e eu invocarei o nome do Senhor. O deus que responder por meio do fogo, esse é Deus".
Então todo o povo disse: "O que você disse é bom".
1 Reis 18:18-24

Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: "Levante-se e coma". Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo. O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: "Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa". Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até chegar a Horebe, o monte de Deus.
1 Reis 19:5-8

Elias dirigiu-se ao povo e disse: "Até quando vocês vão oscilar para um lado e para o outro? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no".
O povo, porém, nada respondeu.
1 Reis 18:21

Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte: "Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados".
1 Reis 19:3-4

De repente, enquanto caminhavam e conversavam, apareceu um carro de fogo puxado por cavalos de fogo que os separou, e Elias foi levado aos céus num redemoinho.
2 Reis 2:11

Naquele mesmo momento, apareceram diante deles Moisés e Elias, conversando com Jesus.
Mateus 17:3

Ora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada. Por isso Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: "Que os deuses me castiguem com todo o rigor, se amanhã nesta hora eu não fizer com a sua vida o que você fez com a deles".
1 Reis 19:1-2

Eles responderam: "Ele vestia roupas de pelos e usava um cinto de couro".
O rei concluiu: "Era o tesbita Elias".
2 Reis 1:8

As roupas de João eram feitas de pelos de camelo, e ele usava um cinto de couro na cintura. O seu alimento era gafanhotos e mel silvestre.
Mateus 3:4