Versículos sobre comunidade


A comunidade é uma das características fundamentais do povo de Deus. Ter tudo em comum, mesmo sendo diversificados na personalidade, nas dificuldades e nos talentos, é uma dádiva do Senhor. Pois Ele mesmo, através de Cristo nos ensina a amar o outro, vivendo em unidade.

Apesar das diferenças, diante da cruz estamos num mesmo nível, em par de igualdade. Temos muito em comum: somos pecadores perdoados que creem e recebem a graça de Jesus Cristo. Assim, se crermos e vivermos unidos no Amor do Pai que está em Cristo, o mundo saberá que Deus enviou a Jesus (João 17:21-23).

Deus nos fez para vivermos em comunidade, amando uns aos outros apesar das nossas dificuldades. Por isso, viver isolado, buscando seus próprios interesses não deve ser uma opção viável para o cristão. Viver em comunidade, mesmo que isso acarrete desafios e problemas, é buscar viver conforme a vontade do Pai.

O Senhor sustenta o Seu povo unido no Seu grande e eterno amor. Permaneça ligado à comunidade cristã e cresça na graça e conhecimento de Jesus.

Leia também:

Devocional Diário
Palavra do Dia
Versículo do Dia
Estudos Bíblicos

Comunidade na Bíblia

E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.
Hebreus 10:24-25

Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
1 João 1:7

para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.
João 17:21-23

Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em casa e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.
Atos dos Apóstolos 2:42-47

Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.
Gálatas 6:2

É melhor ter companhia
do que estar sozinho,
porque maior é
a recompensa do trabalho
de duas pessoas. Se um cair,
o amigo pode ajudá-lo a levantar-se.
Mas pobre do homem que cai
e não tem quem o ajude a levantar-se! E, se dois dormirem juntos,
vão manter-se aquecidos.
Como, porém,
manter-se aquecido sozinho? Um homem sozinho pode ser vencido,
mas dois conseguem defender-se.
Um cordão de três dobras
não se rompe com facilidade.
Eclesiastes 4:9-12

Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos.
1 Tessalonicenses 5:14

Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles".
Mateus 18:20

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.
Filipenses 2:3-4

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.
1 Pedro 2:9-10

Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.
Colossenses 3:13

Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados. Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação. Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.
1 Pedro 4:8-11

naquela época, vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo.
Efésios 2:12

Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
Atos dos Apóstolos 2:42

Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é a participação no sangue de Cristo e que o pão que partimos é a participação no corpo de Cristo? Como há somente um pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão.
1 Coríntios 10:16-17

Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.
1 João 1:6

Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?
2 Coríntios 6:14