Versículos sobre o Cabelo


Muitos se perguntam: o que a Bíblia diz sobre o cabelo? Existe um corte de cabelo de crente? O corte de cabelo - seja de homem ou mulher - está ligada a cultura local. Para compreendermos algumas passagens bíblicas sobre o cabelo, temos que entender em qual época e contexto cada versículo está inserido.

Podemos usar Sansão e Paulo como exemplos. Sansão nunca cortou o seu cabelo e Deus o abençoava, o seu cabelo era uma forma de consagração (Juízes 16:17). Já na época de Paulo, o cabelo masculino comprido - ou feminino curto - não era bem-visto (1 Coríntios 11:3-16). Os dois estão em épocas e contextos diferentes. 

Outro exemplo, os judeus não cortam o "pé do cabelo" devido à orientação no livro de Levítico 19:27. Já os cristãos não adotam essa prática.

Na Bíblia encontramos sabedoria e entendimento. Temos a liberdade em Jesus Cristo para fazermos as nossas escolhas na aparência, mas devemos sempre manter o bom senso (2 Coríntios 6:3).

Cabelo na Bíblia

Por isso ele lhe contou o segredo: "Jamais se passou navalha em minha cabeça", disse ele, "pois sou nazireu, desde o ventre materno. Se fosse rapado o cabelo da minha cabeça, a minha força se afastaria de mim, e eu ficaria tão fraco quanto qualquer outro ho­mem".
Juízes 16:17

Fazendo-o dormir no seu colo, ela chamou um homem para cortar as sete tranças do cabelo dele, e assim começou a subjugá-lo. E a sua força o deixou.
Juízes 16:19

Os filisteus o prenderam, furaram os seus olhos e o levaram para Gaza. Prenderam-no com algemas de bronze, e o puseram a girar um moinho na prisão. Mas, logo o cabelo da sua cabeça começou a crescer de novo.
Juízes 16:21-22

E fez um voto, dizendo: "Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados".
1 Samuel 1:11

Em todo o Israel não havia homem tão elogiado por sua beleza como Absalão. Da cabeça aos pés não havia nele nenhum defeito. Sem­pre que o cabelo lhe ficava pesado demais, ele o cortava e o pesava: eram dois quilos e quatrocentos gramas, segundo o padrão do rei. Ele teve três filhos e uma filha, chamada Tamar, que se tornou uma linda mulher.
2 Samuel 14:25-27

Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça; e toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça; pois é como se a tivesse rapada. Se a mulher não cobre a cabeça, deve também cortar o cabelo; se, porém, é vergonhoso para a mulher ter o cabelo cortado ou rapado, ela deve cobrir a cabeça.
1 Coríntios 11:4-6

A própria natureza das coisas não ensina a vocês que é uma desonra para o homem ter cabelo comprido e que o cabelo comprido é uma glória para a mulher? Pois o cabelo comprido foi lhe dado como manto.
1 Coríntios 11:14-15

O cabelo grisalho
é uma coroa de esplendor,
e obtém-se mediante uma vida justa.
Provérbios 16:31

"Não cortem o cabelo dos lados da cabeça nem aparem as pontas da barba.
Levítico 19:27

No sétimo dia rapará todos os seus pelos: o cabelo, a barba, as sobrancelhas e o restante dos pelos. Lavará suas roupas e banhará o corpo com água; então ficará puro.
Levítico 14:9

Como você é linda, minha querida!
Ah, como é linda!
Seus olhos, por trás do véu, são pombas.
Seu cabelo é como um rebanho de cabras
que vêm descendo do monte Gileade.
Cânticos 4:1

"Durante todo o período de seu voto de separação, nenhuma lâmina será usada em sua cabeça. Até que termine o período de sua separação para o Senhor ele estará consagrado e deixará crescer o cabelo de sua cabeça. Durante todo o período de sua separação para o Senhor, não poderá aproximar-se de um cadáver. Mesmo que o seu próprio pai ou mãe ou irmã ou irmão morra, ele não poderá tornar-se impuro por causa deles, pois traz sobre a cabeça o símbolo de sua separação para Deus. Durante todo o período de sua separação, estará consagrado ao Senhor. "Se alguém morrer repentinamente perto dele, contaminando assim o cabelo que consagrou, ele terá que rapar a cabeça sete dias depois, dia da sua purificação.
Números 6:5-9

"Em seguida, à entrada da Tenda do Encontro, o nazireu rapará o cabelo que consagrou e o jogará no fogo que está embaixo do sacrifício da oferta de comunhão. "Depois que o nazireu rapar o cabelo da sua consagração, o sacerdote lhe colocará nas mãos um ombro cozido do carneiro, um bolo e um pão fino tirados do cesto, ambos sem fermento.
Números 6:18-19

Toda cabeça foi rapada
e toda barba foi cortada;
toda mão sofreu incisões
e toda cintura foi coberta
com veste de lamento.
Jeremias 48:37

"Enquanto eu olhava,
"tronos foram colocados,
e um ancião se assentou.
Sua veste era branca como a neve;
o cabelo era branco como a lã.
Seu trono era envolto em fogo,
e as rodas do trono
estavam em chamas.
Daniel 7:9

Salomão respondeu: "Se ele se mostrar confiável, não cairá nem um só fio de cabelo da sua cabeça, mas, se nele se descobrir alguma maldade, ele morrerá".
1 Reis 1:52

E não jure pela sua cabeça, pois você não pode tornar branco ou preto nem um fio de cabelo.
Mateus 5:36

Eu estava quase dormindo,
mas o meu coração estava acordado.
Escutem! O meu amado está batendo.O Amado
Abra-me a porta, minha irmã,
minha querida, minha pomba,
minha mulher ideal,
pois a minha cabeça
está encharcada de orvalho;
o meu cabelo, da umidade da noite.
Cânticos 5:2

Desvie de mim os seus olhos,
pois eles me perturbam.
Seu cabelo é como
um rebanho de cabras
que descem de Gileade.
Cânticos 6:5

Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto,
Mateus 6:17

Estrangeiros sugam sua força,
mas ele não o percebe.
Seu cabelo vai ficando grisalho,
mas ele nem repara nisso.
Oséias 7:9

Eles se cobrirão de vestes de luto e se vestirão de pavor. Terão o rosto coberto de vergonha, e sua cabeça será rapada.
Ezequiel 7:18

"Agora, filho do homem, apanhe uma espada afiada e use-a como navalha de barbeiro para rapar a cabeça e a barba. Depois tome uma balança de pesos e reparta o cabelo. Quan­do os dias do cerco da cidade chegarem ao fim, queime no fogo um terço do cabelo dentro da cidade. Pegue um terço e corte-o com a espada ao redor de toda a cidade. E espalhe um terço ao vento. Porque eu os perseguirei com espada desembainhada. Mas apanhe umas poucas mechas de cabelo e esconda-as nas dobras de sua roupa.
Ezequiel 5:1-3

Ele estendeu o que parecia um braço e pegou-me pelo cabelo. O Espírito levantou-me entre a terra e o céu e, em visões de Deus, ele me levou a Jerusalém, à entrada da porta norte do pátio interno, onde estava colocado o ídolo que provoca o ciúme de Deus.
Ezequiel 8:3

E eu a fiz crescer como uma planta no campo. Você cres­ceu e se desenvolveu e se tornou a mais linda das joias. Seus seios se formaram e seu cabelo cresceu, mas você ainda estava totalmente nua.
Ezequiel 16:7

"Filho do homem, o rei Nabucodonosor, da Babilônia, conduziu o seu exército numa dura campanha contra Tiro; toda cabeça foi esfregada até não ficar cabelo algum e todo ombro ficou esfolado. Contudo, ele e o seu exército não obtiveram nenhuma recompensa com a campanha que ele conduziu contra Tiro.
Ezequiel 29:18

"Não raparão a cabeça nem deixarão o cabelo comprido, mas o manterão aparado.
Ezequiel 44:20