Versículos sobre Babilônia


Babilônia, também chamada "a terra dos caldeus" é o nome de uma região e de sua capital, que durante um período da história tornou-se um grande império no Oriente Médio. Sob o reinado de Nabucodonosor, a Babilônia tornou-se numa grande sede do poder, opressora, anexou diversos povos e suas riquezas.

Babilônia era o nome grego procedente de Babel, "Portão de Deus" ou "dos deuses", cuja raiz significa "confusão" (Gênesis 11:9). Esta cidade ficava na região de Sinear, construída às margens do rio Eufrates. Foi nesta mesma região que Deus impediu a construção de uma alta torre, conhecida como Torre de Babel.

Essa extensa região era muito conhecida pela sua fertilidade e riquezas. Babilônia foi um grande centro comercial do mundo oriental antigo. Alguns livros bíblicos, como Reis, Crônicas, Esdras, Neemias, Isaías, Jeremias e Daniel, relatam o período do cativeiro de Israel na Babilônia e seu retorno de lá.

Babilônia também aparece em outras passagens num sentido simbólico, ligado à idolatria. Nesses contextos, Babilônia remete aos falsos sistemas religiosos do mundo, à opressão e hostilidade. Alguns comentaristas ligam certas passagens à Roma (Apocalipse 14:8 p.ex), provavelmente, mas não há consenso neste sentido.

Em Apocalipse aparece uma entidade descrita como a "Meretriz da Babilônia" ou o "Mistério da Babilônia" (Ap. 17). Esta figura simbólica é descrita como um mistério, que pode estar relacionado a um sistema mundial maligno, controlado pelo anticristo, durante a tribulação.

A destruição da Babilônia em Apocalipse significa simbolicamente a destruição total de toda opressão, crueldade e orgulho no mundo. Todos os reinos do mundo e todos os sistemas humanos e espirituais serão subjugados pelo Senhor dos Senhores e a maldade será destruída eternamente.

Babilônia na Bíblia

No início o seu reino abran­gia Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinear.
Gênesis 10:10

Por isso foi chamada Babel, porque ali o Senhor confundiu a língua de todo o mun­do. Dali o Senhor os espalhou por toda a terra.
Gênesis 11:9

Doze meses depois, quando o rei estava andando no terraço do palácio real da Babilônia, disse: "Acaso não é esta a grande Babilônia que eu construí como capital do meu reino, com o meu enorme poder e para a glória da minha majestade?"
Daniel 4:29-30

Pois assim diz o Senhor: 'Farei de você um terror para você mesmo e para todos os seus amigos: você verá com os próprios olhos quando eles forem mortos à espada dos seus inimigos. Entregarei todo o povo de Judá nas mãos do rei da Babilônia, que os levará para a Babilônia e os matará à espada.
Jeremias 20:4

"Consul­te agora o Senhor por nós porque Nabucodonosor, rei da Babilônia, está nos atacando. Talvez o Senhor faça por nós uma de suas maravilhas e, assim, ele se retire de nós".
Jeremias 21:2

'Um dia, tudo o que se encontra em seu palácio, bem como tudo o que os seus antepassados acumularam até hoje, será levado para a Babilônia. Nada restará', diz o Senhor.
2 Reis 20:17

'Alguns dos seus próprios descendentes serão levados, e eles se tornarão eunucos no palácio do rei da Babilônia' ".
2 Reis 20:18

Durante o reinado de Jeoaquim, Nabucodonosor, rei da Babilônia, invadiu o país, e Jeoaquim tornou-se seu vassalo por três anos. Então ele voltou atrás e rebelou-se contra Nabucodonosor.
2 Reis 24:1

O rei do Egito não mais se atreveu a sair com seu exército de suas próprias fronteiras, pois o rei da Babilônia havia ocupado todo o território entre o ribeiro do Egito e o rio Eufrates, que antes pertencera ao Egito.
2 Reis 24:7

Naquela ocasião os oficiais de Nabucodonosor, rei da Babilônia, avançaram até Jerusalém e a cercaram.
No oitavo ano do reinado do rei da Babilônia, Nabucodonosor levou Joaquim como prisioneiro.
2 Reis 24:10

Enquanto os seus oficiais a cercavam, o próprio Nabucodonosor veio à cidade. Então Joaquim, rei de Judá, sua mãe, seus conselheiros, seus nobres e seus oficiais se entregaram; todos se renderam a ele. Conforme o Senhor tinha declarado, ele retirou todos os tesouros do templo do Senhor e do palácio real, quebrando todos os utensílios de ouro que Salomão, rei de Israel, fizera para o templo do Senhor. Levou para o exílio toda Jerusalém: todos os líderes e os homens de combate, todos os artesãos e artífices. Era um total de dez mil pessoas; só ficaram os mais pobres. Nabucodonosor levou prisioneiro Joaquim para a Babilônia. Também levou de Jerusalém para a Babilônia a mãe do rei, suas mulheres, seus oficiais e os líderes do país. O rei da Babilônia também deportou para a Babilônia toda a força de sete mil homens de combate, homens fortes e preparados para a guerra, e mil artífices e artesãos.
2 Reis 24:11-16

Portanto, assim diz o Senhor: 'Estou entregando esta cidade nas mãos dos babilônios e de Nabucodonosor, rei da Babilônia, que a conquistará.
Jeremias 32:28

Executaram os filhos de Zedequias na sua frente, furaram os seus olhos, prenderam-no com algemas de bronze e o levaram para a Babilônia.
2 Reis 25:7

Por isso o Senhor enviou contra eles os comandantes do exér­cito do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés, colocaram-lhe um gancho no nariz e algemas de bronze e o levaram para a Babilônia.
2 Crônicas 33:11

E ele levou para o exílio o povo que sobrou na cidade, os que passaram para o lado do rei da Babilônia e o restante da população.
2 Reis 25:11

Lá, em Ribla, na terra de Hamate, o rei mandou executá-los.
Assim Judá foi para o exílio, para longe da sua terra.
2 Reis 25:21

Gedalias fez um juramento a esses líderes e a seus soldados, dizendo: "Não tenham medo dos oficiais babilônios. Estabeleçam-se nesta terra e sirvam o rei da Babilônia, e tudo lhes irá bem".
2 Reis 25:24

Todos os israelitas foram alistados nas genealogias dos registros históricos dos reis de Israel.
Por sua infidelidade o povo de Judá foi levado prisioneiro para a Babilônia.
1 Crônicas 9:1

Esta é a lista dos homens da provín­cia que Nabucodonosor, rei da Babilônia, tinha levado prisioneiros para a Babilônia. Eles voltaram para Jerusalém e Judá, cada um para a sua própria cidade.
Esdras 2:1

" 'Quando se completarem os setenta anos, castigarei o rei da Babilônia e a sua nação, a terra dos babilônios, por causa de suas iniqui­dades", declara o Senhor, 'e a deixarei arrasa­da para sempre.
Jeremias 25:12

Assim, ao todo houve catorze gerações de Abraão a Davi, catorze de Davi até o exílio na Babilônia, e catorze do exílio até o Cristo.
Mateus 1:17

" 'Somos servos do Deus dos céus e da terra e estamos reconstruindo o templo edificado há muitos anos, templo que foi construí­do e terminado por um grande rei de Israel.
Ma­s, visto que os nossos antepassados irrita­ram o Deus dos céus, ele os entregou nas mãos do babilônio Nabucodonosor, rei da Babilônia, que destruiu este templo e deportou o povo para a Babilônia.
Esdras 5:12

"Estes são os homens da província que voltaram do exílio, os quais Nabucodonosor, rei da Babilônia, havia levado prisioneiros. Eles voltaram para Jerusalém e para Judá, cada um para a sua própria cidade,
Neemias 7:6

Junto aos rios da Babilônia
nós nos sentamos e choramos
com saudade de Sião. Ali, nos salgueiros,
penduramos as nossas harpas; ali os nossos captores pediam-nos canções,
os nossos opressores exigiam
canções alegres, dizendo:
"Cantem para nós uma das canções de Sião!"
Salmos 137:1-3

No dia em que o Senhor der descan­so do sofrimento, da perturbação e da cruel escravidão que sobre você foi imposta, você zombará assim do rei da Babilônia:
Como chegou ao fim o opressor!
Sua arrogância acabou-se!
Isaías 14:3-4

Assim diz o Senhor dos Exércitos:
"A larga muralha da Babilônia
será desmantelada
e suas altas portas serão incendiadas.
Os povos se exaurem por nada,
o trabalho das nações não passa
de combustível para as chamas".
Jeremias 51:58

Babilônia, a joia dos reinos,
o esplendor do orgulho dos babilônios,
será destruída por Deus,
à semelhança de Sodoma e Gomorra.
Isaías 13:19

Ó cidade de Babilônia,
destinada à destruição,
feliz aquele que lhe retribuir
o mal que você nos fez!
Salmos 137:8

A Babilônia era um cálice de ouro
nas mãos do Senhor;
ela embriagou a terra toda.
As nações beberam o seu vinho;
por isso enlouqueceram.
Jeremias 51:7

Um segundo anjo o seguiu, dizendo: "Caiu! Caiu a grande Babilônia que fez todas as nações beberem do vinho da fúria da sua prostituição!"
Apocalipse 14:8

Aquela que está em Babilônia, também eleita, envia saudações, e também Marcos, meu filho.
1 Pedro 5:13

A grande cidade foi dividida em três partes, e as cidades das nações se desmoronaram. Deus lembrou-se da grande Babilônia e lhe deu o cálice do vinho do furor da sua ira.
Apocalipse 16:19

E ele bradou com voz poderosa:
"Caiu! Caiu a grande Babilônia!
Ela se tornou habitação
de demônios
e antro de todo espírito imundo,
antro de toda ave impura
e detestável,
Apocalipse 18:2

A mulher estava vestida de púrpura e vermelho e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas. Segurava um cálice de ouro, cheio de coisas repugnantes e da impureza da sua prostituição. Em sua testa havia esta inscrição:
MISTÉRIO:BABILÔNIA, A GRANDE;A MÃE DAS PROSTITUTASE DAS PRÁTICAS REPUGNANTES DA TERRA.
Apocalipse 17:4-5

Amedrontados por causa do tormento dela, ficarão de longe e gritarão:
" 'Ai! A grande cidade!
Babilônia, cidade poderosa!
Em apenas uma hora
chegou a sua condenação!'
Apocalipse 18:10

Então um anjo poderoso levantou uma pedra do tamanho de uma grande pedra de moinho, lançou-a ao mar e disse:
"Com igual violência
será lançada por terra
a grande cidade
de Babilônia,
para nunca mais
ser encontrada.
Apocalipse 18:21