Versículos sobre animais


Os animais fazem parte do grande grupo de seres vivos criados por Deus e estão constantemente sob o Seu domínio e cuidado. Criados com diferentes características e funções, os animais foram feitos com o propósito de refletir a glória de Deus, servindo ao Seu propósito e coabitando o mundo com os humanos. Toda a diversidade de espécies de animais: selvagens, domésticos, répteis, marinhos, aves, mamíferos, de grande ou pequeno porte compõem o vasto rol de criaturas surpreendentes feitos pelo Senhor Deus.

No relato da criação do universo em Gênesis, vemos que os animais bem como todas as demais criaturas são resultado da ação de Deus, que com Sua palavra criou o mundo, o fez habitável e o encheu de seres viventes. Entre estes pôs também os seres humanos, os quais com um estatuto diferenciado e uma dignidade especial (porque criados à imagem e semelhança de Deus), receberam a responsabilidade de dominar e cuidar de toda a criação.

Animais na Bíblia

Disse também Deus: "Encham-se as águas de seres vivos, e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento do céu". Assim Deus criou os gran­des animais aquáti­cos e os demais seres vivos que povoam as á­guas, de acor­do com as suas espécies; e todas as aves, de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom. En­tão De­us os abençoou, dizendo: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham as águas dos mares! E multipli­quem-se as aves na terra".
Gênesis 1:20-22

E disse Deus: "Produza a terra seres vivos de acordo com as suas espécies: rebanhos domésticos, ani­mais selvagens e os demais seres vivos da terra, cada um de acor­do com a sua espécie". E assim foi. Deus fez os animais sel­vagens de acordo com as suas espé­cies, os reba­nhos domésticos de acor­do com as suas espécies, e os demais seres vivos da terra de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.
Gênesis 1:24-25

De­pois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome.
Gênesis 2:19

Faça que saiam também todos os anima­is que estão com você: as aves, os grandes animais e os pequenos que se movem rente ao chão. Faça-os sair para que se espalhem pela terra, sejam férteis e se multipliquem".
Gênesis 8:17

Venham todos vocês,
animais do campo;
todos vocês, animais da floresta,
venham comer!
Isaías 56:9

Pois fará aliança
com as pedras do campo,
e os animais selvagens
estarão em paz com você.
Jó 5:23

Todos os animais da terra tre­merão de medo diante de vocês: os animais sel­vagens, as aves do céu, as criaturas que se mo­vem rente ao chão e os peixes do mar; eles estão entregues em suas mãos.
Gênesis 9:2

pois todos os animais da floresta são meus,
como são as cabeças de gado
aos milhares nas colinas.
Salmos 50:10

e com todos os grandes animais e os pequenos que se movem rente ao chão ­e todas as aves. Tudo o que se move sobre a terra saiu da arca, uma espécie após outra.
Gênesis 8:19

Naquele dia, em favor deles farei
um acordo
com os animais do campo,
com as aves do céu
e com os animais
que rastejam pelo chão.
Arco, espada e guerra,
eu os abolirei da terra,
para que todos possam viver em paz.
Oséias 2:18

"Veja o Beemote
que criei quando criei você
e que come capim
como o boi.
Jó 40:15

Até os animais do campo clamam a ti,
pois os canais de água se secaram
e o fogo devorou as pastagens.
Joel 1:20

Eu fiz a terra, os seres humanos e os animais que nela estão, com o meu grande poder e com meu braço estendido, e eu a dou a quem eu quiser.
Jeremias 27:5

Nem toda carne é a mesma: os homens têm uma espécie de carne, os animais têm outra, as aves outra, e os peixes outra.
1 Coríntios 15:39

Tu o fizeste dominar
as obras das tuas mãos;
sob os seus pés tudo puseste: todos os rebanhos e manadas,
e até os animais selvagens, as aves do céu, os peixes do mar
e tudo o que percorre as veredas dos mares.
Salmos 8:6-8

"É você que caça a presa para a leoa
e satisfaz a fome dos leões quando se agacham em suas tocas
ou ficam à espreita no matagal? Quem dá alimento aos corvos
quando os seus filhotes clamam a Deus
e vagueiam por falta de comida?
Jó 38:39-41

"Será que o boi selvagem consentirá
em servir você?
E em passar a noite ao lado dos cochos
do seu curral?
Jó 39:9

Quando a jumenta viu o Anjo do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão. Acendeu-se a ira de Balaão, que bateu nela com uma vara. Então o Senhor abriu a boca da jumenta, e ela disse a Balaão: "Que foi que eu fiz a você, para você bater em mim três vezes?"
Números 22:27-28

No fim, ele morde como serpente
e envenena como víbora.
Provérbios 23:32

Os discípulos foram e fizeram o que Jesus tinha ordenado. Trouxeram a jumenta e o jumentinho, colocaram sobre eles os seus mantos, e sobre estes Jesus montou.
Mateus 21:6-7

Eis o mar, imenso e vasto.
Nele vivem inúmeras criaturas,
seres vivos, pequenos e grandes. Nele passam os navios,
e também o Leviatã,
que formaste para com ele brincar. Todos eles dirigem seu olhar a ti,
esperando que lhes dês o alimento no tempo certo; tu lhes dás, e eles o recolhem;
abres a tua mão, e saciam-se de coisas boas.
Salmos 104:25-28

O justo cuida bem dos seus rebanhos,
mas até os atos mais bondosos dos ímpios
são cruéis.
Provérbios 12:10

"Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que são enviados a vocês! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram.
Mateus 23:37

mas em sua transgressão foi repreendido por uma jumenta, um animal mudo, que falou com voz humana e refreou a insensatez do profeta.
2 Pedro 2:16

Mas Moisés contestou: "Tu mesmo nos darás os animais para os nossos sacrifícios e holocaustos que ofereceremos ao Senhor.
Êxodo 10:25

Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo.
Tiago 3:3

Os que tinham sido enviados foram e encontraram o animal exatamente como ele lhes tinha dito. Quando estavam desamarrando o jumentinho, os seus donos lhes perguntaram: "Por que vocês estão desamarrando o jumentinho?" Eles responderam: "O Senhor precisa dele".
Lucas 19:32-34

O homem, mesmo que muito importante,
não vive para sempre;
é como os animais, que perecem.
Salmos 49:12

Veja também o que a Bíblia diz sobre: