Versículos sobre Amaldiçoar e Praguejar

Amaldiçoar e praguejar não é uma atitude boa. Deus quer que usemos nossas bocas para abençoar e edificar, não para machucar e destruir. Nossas palavras devem refletir o amor de Deus.

Palavras têm poder. O que dizemos pode afetar outras pessoas de maneiras que nem imaginamos. Por isso devemos ter cuidado com o que dizemos e evitar praguejar e amaldiçoar. Mas não precisamos ter medo se outra pessoa nos amaldiçoa. Nenhuma palavra é mais poderosa que a Palavra de Deus.

Amaldiçoar e Praguejar na Bíblia

Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.
Efésios 4:29

Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados".
Mateus 12:36-37

Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se opõem a você fiquem envergonhados por não poderem falar mal de nós.
Tito 2:7-8

Como posso amaldiçoar
a quem Deus não amaldiçoou?
Como posso pronunciar ameaças
contra quem o Senhor não quis ameaçar?
Números 23:8

Ele gostava de amaldiçoar:
venha sobre ele a maldição!
Não tinha prazer em abençoar:
afaste-se dele a bênção!
Salmos 109:17

"Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam.
Lucas 6:27-28

Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem-nos, não os amaldiçoem.
Romanos 12:14

De novo ele negou.
Pouco tempo depois, os que estavam sentados ali perto disseram a Pedro: "Certamente você é um deles. Você é galileu!" Ele começou a se amaldiçoar e a jurar: "Não conheço o homem de quem vocês estão falando!" E logo o galo cantou pela segunda vez. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe tinha dito: "Antes que duas vezes cante o galo, você me negará três vezes". E se pôs a chorar.
Marcos 14:70-72

Diga aos israelitas: Se alguém amaldiçoar seu Deus, será responsável pelo seu pecado; quem blasfemar o nome do Senhor terá que ser executado. A comunidade toda o apedrejará. Seja estrangeiro seja natural da terra, se blasfemar o Nome, terá que ser morto.
Levítico 24:15-16

Se alguém amaldiçoar seu pai ou sua mãe,
a luz de sua vida se extinguirá
na mais profunda escuridão.
Provérbios 20:20

Eles podem amaldiçoar,
tu, porém, me abençoas.
Quando atacarem, serão humilhados,
mas o teu servo se alegrará.
Salmos 109:28

Como o pardal que voa em fuga,
e a andorinha que esvoaça veloz,
assim a maldição sem motivo justo
não pega.
Provérbios 26:2

Com a língua bendizemos o Senhor e Pai e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!
Tiago 3:9-10