A Bíblia é uma fonte inesgotável, tanto de conhecimento e sabedoria, como também de histórias e personagens fascinantes que impactam vidas ao longo dos tempos. Muitos destes homens e mulheres simples revelam a complexidade humana e nos inspiram a viver a fé em profundidade, o amor e a verdade de Jesus Cristo. Veja os personagens bíblicos mais conhecidos e suas principais características:

1. Jesus Cristo

Este é, sem dúvida, o personagem central de toda a Bíblia. Ele é o Filho de Deus, para quem as profecias do Antigo Testamento apontam e em quem o Novo Testamento fundamentou.

Jesus nasceu em Belém, sendo o filho humano de Maria e José, da linhagem de Davi. Jesus teve outros irmãos, mas considerava como sua família aqueles que fazem a vontade de Seu Pai celestial. Como profissão, Jesus aprendeu carpintaria, mas aos 30 anos escolheu seus 12 discípulos a quem passou a ensinar os valores do Reino de Deus.

Depois de 3 anos ensinando, amando e curando, O Senhor cumpriu definitivamente o seu propósito, como o Messias prometido, morrendo na cruz do Calvário. Mas a Sua história não terminou aí, ao 3º dia, Jesus ressuscitou, trazendo vida e esperança ao mundo.

Antes de subir para o céu, Ele encorajou os seus discípulos, lhes concedendo o Espírito Santo e prometendo que virá outra vez, para buscar-nos. Veja mais sobre a história de Jesus Cristo.

2. Paulo

Paulo foi um dos apóstolos mais conhecidos e grande líder cristão do século I. Anteriormente conhecido como Saulo, foi um perseguidor dos primeiros seguidores de Jesus até sua conversão. Paulo é reconhecido por suas cartas pastorais que compõem o Novo Testamento, e abordam ensinos e exortações para fortalecimento dos cristãos na fé. Seu papel na Bíblia é fundamental para o desenvolvimento e expansão do cristianismo desde o início da Igreja cristã.

3. Moisés

Foi um notável legislador e profeta de Israel, que foi escolhido por Deus para libertar seu povo da escravidão no Egito. Nasceu de pais israelitas, mas para se salvar da sentença de morte, quando recém-nascido, foi colocado num cestinho no rio. Foi resgatado e criado pela filha do Faraó.

Depois, ao se colocar ao lado do seu povo e matar um egípcio, fugiu para Midiã, onde se casou com Zípora e se tornou um pastor de ovelhas. Após 40 anos, Deus o chamou, colocando-o como líder sobre Israel. Por mais 40 anos Moisés cumpriu o mandado de Deus, conduzindo o povo, para fazer aliança com Deus e preparar-se para entrar na Terra Prometida. Recebeu os Dez Mandamentos no Monte Sinai. Escreveu os 5 primeiros livros da Bíblia (Pentateuco), sendo que o livro de Êxodo conta toda a sua história. Morreu às portas da terra de Canaã, no monte Nebo. Veja mais sobre a história de Moisés.

4. Abraão

Este foi o primeiro patriarca na fé, fundador do povo de Israel e antepassado de Jesus Cristo. Seu nome foi alterado de "Abrão" (o pai é exaltado) para "Abraão" (pai de multidões). Era casado com Sara e, milagrosamente, foi pai de Isaque aos 100 anos.

Recebeu um chamado de Deus, ordenando que saísse da sua terra natal e fosse para outra terra prometida, desconhecida. Abraão obedeceu a Deus e por isso foi considerado justo, perante Ele. Noutra ocasião, teve sua fé testada por Deus, quando foi lhe pedido que sacrificasse seu único filho ao Senhor. E por não lhe negar, foi considerado o Pai na fé, de todos os que creem. Veja a história completa a partir de: Gênesis 12.

5. João Batista

João Batista foi o último dos profetas bíblicos e importante pregador. Ele anunciou a chegada de Jesus como Messias e Salvador do mundo. Na Bíblia ele é descrito como um homem simples, austero e humilde, que vestia roupas de pele de camelo e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre. O que conhecemos como seu sobrenome, "Batista", na verdade era um título por batizar e pregar o batismo de arrependimento.

João se identificou como sendo "uma voz que clama no deserto: prepara o caminho do Senhor". Isso significa que ele teve um papel muito importante por testemunhar e preparar o caminho para o ministério de Jesus.

6. Adão e Eva

Estes foram os primeiros seres humanos criados por Deus. Além de terem recebido um lindo jardim para habitar, o primeiro casal também recebeu instrução, amizade e companhia do próprio Criador, que vinha estar diariamente com eles.

Contudo, num dia, depois de serem enganados pela serpente, Adão e Eva decidiram se rebelar contra Deus, fazendo o contrário do que Ele determinou. Eles comeram o fruto da Árvore do conhecimento do bem e do mal e a partir daí tudo se tornou diferente. O pecado passou a imperar e como consequência dele, a morte.

7. Noé

Noé era um homem justo e bom que andava com o Senhor, em meio a uma geração que caminhava a passos largos para o mal. Filho de Lameque, Noé era da descendência de Sete. O seu nome significa "descanso".

Quando Deus decidiu destruir a terra através do Dilúvio, Ele escolheu Noé e a sua família para serem salvos da destruição. Noé e seus 3 filhos, Sem, Cam e Jafé, construíra a Arca conforme todas as orientações de Deus e nela escaparam da inundação. Depois que as águas secaram, Deus os abençoou e ordenou para que eles povoassem novamente a terra. Noé viveu 950 anos.

8. Sara

Seu nome significa "princesa". Esposa de Abraão e mãe de Isaque, Sara recebeu a promessa da maternidade, sendo estéril aos 90 anos. Deus mudou o seu nome de "Sarai" para Sara porque seria mãe de numerosas multidões. Sara cometeu um grande erro ao tentar "ajudar" o todo-poderoso, dando sua serva egípcia, Hagar, para gerar um filho com Abraão. Apesar da sua falha em esperar, Deus cumpriu a Sua promessa, concedendo o filho prometido, por meio de quem viria a grande nação de Israel.

9. Isaque

Seu nome significa "riso". Filho de Abraão e Sara, Isaque nasceu milagrosamente, quando o casal era já muito idoso. Ainda bem jovem, Isaque foi provado, tendo quase sido oferecido num altar de sacrifícios. Mas Deus, poupou a sua vida e providenciou um cordeiro para o seu lugar. Isaque foi um dos antepassados de Jesus Cristo, foi pai de Jacó e Esaú, e esposo de Rebeca. Veja mais sobre a vida de Isaque em Gênesis 21-25 e Mateus 1:2.

10. Jacó (Israel)

Filho de Isaque e irmão gêmeo de Esaú, Jacó foi um dos patriarcas, antepassados de Jesus Cristo, escolhido por Deus para dar início ao povo de Israel. Comprou o direito da primogenitura de Esaú e tornou-se o pai do povo judeu.

O nome Jacó significa "suplantador, enganador", mas depois de uma noite lutando com Deus, teve seu nome mudado para "Israel" (príncipe de Deus, que luta com Deus e prevalece). Teve 13 filhos, sendo uma mulher, Diná, e 12 homens que deram nome às 12 tribos de Israel - Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim.

11. José

Filho de Jacó e Raquel, José era um rapaz sonhador. Por inveja, ele foi vendido pelos irmãos, como escravo para comerciantes estrangeiros. Após uma série de dificuldades, José tornou-se governador do Egito, sendo usado por Deus para preservar a vida da sua família e de muitas outras pessoas. O nome José significa "Deus aumenta", "ele acrescenta", ou "ajudado". Morreu com 110 anos e seus ossos foram levados do Egito. Veja mais sobre a história de José do Egito.

12. Miriã

Irmã de Arão e Moisés, é chamada de profetisa na Bíblia. Acompanhou o cesto com Moisés ainda bebê, até que foi encontrado pela filha do Faraó no rio. Recomendou à princesa que a própria mãe do menino fosse contratada como sua ama. Após o milagre no Mar Vermelho, Miriã com um tamborim, cantou e dançou louvando ao Senhor pela grande salvação.

Ela e seu irmão Arão se rebelaram contra Moisés em Hazerote. E por isso, Miriã ficou leprosa durante 7 dias. Antes de chegarem na terra de Canaã, Miriã morreu em Cades, quando o povo atravessava a zona desértica de Parã. Veja mais passagens sobre a vida de Miriã em Êxodo 2:4-10, Números 12:1-15 e 20:1.

13. Josué

Josué significa "Jeová é a salvação" era filho de Num, da tribo de Efraim. Foi sucessor de Moisés, atuou como grande líder, chefiando o exército de Israel nas conquistas da Terra Prometida. Ainda ao lado de Moisés, foi um dos 12 espiões enviados para fazer o reconhecimento da Terra de Canaã, tendo trazido um relatório positivo.

Da sua geração, somente ele e Calebe entraram em Canaã, os demais adultos da sua geração, morreram no deserto. Josué foi encorajado pelo próprio Deus para conduzir os israelitas nas conquistas do seu território. Veja mais sobre a história de Josué.

14. Raabe

Raabe era uma meretriz de Jericó, que teve sua vida transformada por Deus e assim, se tornou parte da linhagem de Jesus Cristo. Durante a conquista da Terra Prometida, Raabe ajudou os espias hebreus, fazendo com que sua vida sofresse uma grande reviravolta, pela sua fé, força e coragem.

A transformação surpreendente que ela experimentou na sua trajetória foi por colocar a sua dependência no único Deus verdadeiro. Apesar da sua terra estar ameaçada, Raabe temeu o Deus dos israelitas, pois sabia que a sua cidade seria entregue aos israelitas.

Raabe já tinha ouvido falar do grande poder de Deus. Ela confiou na salvação Dele, e não na proteção do rei de Jericó. Ela protegeu os espias, quando entraram, já que a sua casa ficava num lugar estratégico. E, quando a cidade foi tomada pelo povo de Deus, Raabe e a sua família foram salvos. Conheça melhor a história de Raabe.

15. Sansão

Este personagem bíblico é famoso pela sua grande força física e por sua fraqueza moral. Sansão foi juiz de Israel durante 20 anos e seu nome significa "ilustre", "forte". Seu propósito, desde seu nascimento, era viver separado para Deus, para assim, começar a libertar Israel dos inimigos filisteus.

A mão de Deus era sobre ele, porém, Sansão demonstrou ser um homem inclinado às paixões imorais. Ao explorar o lado sensual da vida, Sansão ia deixando de lado o cuidado consigo e com a proteção de Israel.

O seu fim trágico se deu quando cedeu a sua fraqueza, se relacionando com a filisteia Dalila. Ela o enredou até revelar o segredo de sua força. Um dia, enquanto dormia, teve seu cabelo cortado e a partir daí, foi subjugado pelos inimigos, pois Deus o havia deixado. Sansão perdeu suas forças e teve seus olhos furados. Preso, passou a moer cereais na prisão.

Mas com o tempo, seu cabelo voltou a crescer, bem como a determinação de libertar Israel das mãos dos filisteus. Numa festa, enquanto os filisteus zombavam de seu grande inimigo, cego e impotente, Sansão clamou ao Senhor. Ele pediu que lhe concedesse forças novamente e derrubou as colunas centrais do templo, matando mais filisteus na sua morte, do que em toda a sua vida. Veja mais versículos sobre Sansão.

16. Rute

Seu nome significa "amizade" e "conselheira". Ela era a esposa moabita de Malom, e posteriormente de Boaz. Rute foi bisavó de Davi e fez parte da linhagem de Jesus Cristo. Sua história é exemplo de bondade, lealdade e fé.

Depois da morte de seu marido, Rute decidiu acompanhar sua sogra Noemi, de volta a Belém, abandonado sua terra natal. Para sustentar a si mesma e a sua sogra, Rute trabalhou diligentemente nos campos de cereais, em Belém, onde se encontrou com o amor e cuidado de Deus.

Em Sua providência, o Senhor proporcionou que Rute se casasse com Boaz, um homem de valor, parente próximo de Noemi. A partir daí, reconstruíram novamente a família e a esperança de um futuro de paz e alegrias. Veja mais sobre a história de Rute.

17. Ana

O nome Ana significa "graça". Esta foi a mãe de Samuel, o juiz e profeta de Israel, antes de existirem os reis. Ana era esposa de Elcana. De fato, ela era uma de suas duas esposas. Ela dividia o marido com Penina, uma mulher que tinha filhos e por isso lhe humilhava e perturbava por ela ser estéril.

Contudo, em meio à sua aflição, Ana orou ao Senhor. Deus lhe ouviu e atendeu o seu pedido, concedendo-lhe um filho, Samuel. Ana cumpriu a promessa que tinha feito e entregou o menino para servir a Deus por toda a sua vida. Mais tarde, Ana teve outros 3 filhos e 2 filhas. Veja também a Oração de Ana.

18. Samuel

Samuel foi o último dos juízes, profeta e sacerdote do Antigo Testamento. Ele ungiu dois reis em Israel: Saul e Davi. Seu nome significa "Deus ouve". Esse significado está totalmente ligado à forma milagrosa em que nasceu: Samuel era filho de Ana, uma mulher estéril que orou e recebeu um milagre.

Samuel, ainda criança foi levado para servir a Deus no Templo. Lá, ele teve uma experiência pessoal, onde ouviu o próprio Deus chamá-lo pelo nome. A partir daí, Deus transmitia a Samuel as mensagens que tinha para o povo de Israel. Com isso, Ele transferia do profeta Eli e de sua família o ofício sacerdotal, para um rapaz que cada vez mais se dedicava a Deus em oração e obediência.

Samuel foi uma figura proeminente nos seus dias, sendo uma grande referência em Israel, servindo ao Senhor e ao povo de Deus de forma exemplar. Veja também os versículos sobre Samuel.

19. Saul

Saul foi o primeiro rei de Israel. Ele era filho de Quis, um homem da tribo de Benjamim. Samuel já era velho e os seus filhos não eram honestos como ele para assumir seus ofícios como juízes do povo. Por isso, o povo pediu a Samuel que lhes desse um rei, tal como as outras nações à volta tinham.

Saul foi ungido como rei de Israel, mas acabou perdendo o favor de Deus devido a desobediência. Na Bíblia, Saul é quase sempre retratado como um líder com falhas, e por esse motivo perdeu o trono.

Ele é especialmente conhecido por sua rivalidade e perseguição contra o futuro rei de Israel: Davi. Saul foi ferido numa batalha contra os filisteus, na sequência cometeu suicídio. Veja também a história do rei Saul.

20. Davi

Davi é considerado o rei mais famoso da história de Israel. Ele era um jovem pastor de ovelhas que derrotou o gigante Golias e se tornou o rei, sucedendo Saul. Sua história é marcada por fé, desafios, coragem, poesia e muita habilidade militar.

Além de pastor de ovelhas, Davi também foi músico, poeta, salmista, valente guerreiro e líder apreciado por todos. Porém, na história bíblica, Davi também é retratado como um homem imperfeito. Ele cometeu erros graves como adultério e assassinato, no caso com Bate-Seba a esposa de Urias.

Apesar disso, na Bíblia, ele é considerado um "homem segundo o coração de Deus", por ser um exemplo de arrependimento sincero e confiança em Deus. Davi também é um dos autores e profetas bíblicos, com um dos maiores repertórios de cânticos e orações no Livro de Salmos.

Contudo, não será lembrado somente pela sua fé, sabedoria e vitórias, mas principalmente por meio de sua aliança com Deus, que lhe garantiu uma conexão com a linhagem messiânica, sendo um ancestral de Jesus Cristo. Veja mais sobre a história de Davi.

Quer se aprofundar e conhecer mais histórias de personagens bíblicos? Veja também: