A Bíblia tem marcado e influenciado milhões de pessoas ao longo da História! Vidas foram transformadas, sociedades mudadas e injustiças corrigidas pelo poder da Palavra de Deus. Poderíamos citar uma lista interminável de pessoas que encontraram inspiração na Bíblia (até entre não-cristãos) mas escolhemos aqui apenas 3 dos mais famosos:

1. Martinho Lutero

Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé". Romanos 1:17

Martinho Lutero cresceu no século XV e XVI aprendendo que precisava fazer penitência e pagar por seus pecados. Por isso, ele se esforçou muito para agradar a Deus mas ele descobriu que isso não lhe dava a paz e a segurança da salvação.

Martinho Lutero se tornou monge e estudou muito a Bíblia. Um dia ele leu Romanos 1:17 e descobriu que, para ser salvo, bastava ter fé! Não é preciso pagar porque Jesus já pagou. Somente a fé pode dar a segurança da salvação. Essa revelação transformou a vida de Martinho Lutero e se tornou a base da Reforma Protestante.

2. Santo Agostinho

Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Ao contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne. Romanos 13:13-14

Antes de se tornar um clérigo famoso, Agostinho viveu uma vida bastante desregrada, correndo atrás de seus desejos e apetites carnais. Mas nada disso lhe trouxe satisfação. Desiludido, ele procurou a resposta em outros lugares. Até que encontrou a Bíblia...

Romanos 13:13-14 fez Agostinho ver que a única solução é Jesus. A vida louca não lhe podia dar nada. Ele precisava renunciar a essa vida e se dedicar a Jesus. Assim, Agostinho mudou de vida e se tornou um dos grandes pensadores cristãos do século IV, que ainda hoje influencia a forma como interpretamos a Bíblia.

3. Martin Luther King Jr.

Em vez disso, corra a retidão como um rio, a justiça como um ribeiro perene! Amós 5:24

O doutor Martin Luther King era um pastor norte-americano que ficou conhecido por sua luta contra a discriminação e segregação racial nos Estados Unidos no século passado. Ele cresceu na igreja e aprendeu na Bíblia que todos somos iguais diante de Deus. Os discursos dele tinham muitas referências da Bíblia.

No seu discurso mais famoso, ele contou sobre seu sonho de ver todos tratados com respeito igual e citou Amós 5:24. O livro de Amós denuncia uma sociedade corrupta e injusta que precisa se voltar para Deus. Martin Luther King encontrava em Deus esperança tanto para o mundo atual como para a eternidade.

A Palavra de Deus tem poder. Deixe que a Bíblia lhe inspire!