O medo costuma bater à porta sempre nos momentos mais sombrios e dramáticos da vida. Qual é a sua reação perante as adversidades? Crer ou esmorecer? Se você conhece e crê no Senhor Jesus Cristo, então sabe que a sua fé pode ser colocada à prova, principalmente nos tempos de maior crise e tempestades, mas não precisa temer.

Quando a tempestade vem, sentimos medo e não conseguimos enxergar uma saída pelos nossos próprios meios. Diante disso, podemos ter dois tipos de atitudes:

  1. Fugir - paralisar, deixando que o medo e desespero assumam o controle. Então, tudo à nossa volta se torna um tremendo caos. O medo dará lugar ao pânico e a outros sentimentos que nos atormentarão. Ou
  2. Enfrentar pela fé - confiando verdadeiramente em Deus e no que Ele prometeu na Sua Palavra. Só assim, você poderá receber da Sua Paz e Graça, que expulsarão o medo para bem longe!

Veja a seguir 5 importantes antídotos bíblicos contra o medo:

1. Deus 

Sabia que o próprio Deus quer lhe ajudar a vencer o medo?

É natural sentirmos alguma apreensão diante de ameaças ou dificuldades. Em certa medida, é até saudável esse "receio", que serve como precaução perante os riscos e perigos (instintivo de sobrevivência). Mas, o medo excessivo que paralisa, causado por um estado de pânico ou terror, este não é bom. Deus quer mandá-lo embora e lhe dar segurança, coragem e paz!

Deus - Ajuda contra o medo - Salmos 27:1

Mais que um sentimento, o medo é um espírito que nos escraviza (Romanos 8:15). Mas se você entregou a sua vida a Jesus, você não está sozinho. Pela fé, você tem a presença de Deus, na pessoa do Espírito Santo constantemente presente... Quando o sobressalto e trevas chegarem, chame a Deus! Confie Nele de todo coração pois, Ele é Luz que iluminará toda escuridão da sua vida. Seja qual for o problema ou aflição que esteja enfrentando, Deus tem todo poder no Céu e na terra. Creia nisso entregue-se a Ele, junto com todas as suas ansiedades, e Ele vai cuidar de você.

2. Amor

O Amor... Quem diria que com amor podemos vencer os temores da vida?

Amor - vacina contra o medo- João 4:18

Mais que um sentimento, o Amor é uma pessoa (1 João 4:16). A Bíblia nos diz que Deus é amor! Então, entenda que Ele lhe ama profundamente, ao ponto de ter dado seu próprio Filho para morrer na cruz, em seu lugar (João 3:16), para que você possa estar com Ele eternamente. Por isso, hoje mesmo sinta-se abraçado por esse Amor sem igual. Creia que Ele lhe acolhe, perdoa as suas falhas e lhe ajuda na caminhada. Não tenha medo, Deus lhe tem amor! Confie e busque conhecer o Perfeito amor de Deus, diariamente, através da Bíblia e da oração. 

3. Fé

"A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos" (Heb.11:1). Se tem fé em Jesus Cristo, tenha certeza que o barco da sua vida chegará a bom porto!

Vacina contra o medo - A Fé - Marcos 4:39-40

Os discípulos de Jesus (dentre eles alguns pescadores experientes) tiveram muito medo quando enfrentaram uma tormenta em alto mar. Será que eles desconheciam Aquele que estava com eles no barco? Assim também nós, por vezes, nos esquecemos que Jesus Cristo é o Deus presente. Ainda que a tempestade e os ventos contrários venham contra você, com Jesus no barco a navegação irá bem. Tenha fé que Deus é soberano e detém o controle de tudo. Entregue o leme a Ele, confiando que Ele lhe ampara e protege. Tenha fé e esperança que o socorro virá do alto (Salmos 121:1-2)!

4. Esperança

A esperança em Cristo é a firme âncora da alma, sólida e segura (Hebreus 6:19) na qual podemos confiar.

Esperança em Deus - esperança contra o medo Salmos 33:18-20

Quanto a nossa esperança está colocada no Senhor Ele acalma o nosso coração e faz cessar o medo. Confie e apegue-se à Esperança eterna, que é Cristo presente sempre com você! A esperança em meio aos tempos difíceis deve andar de mãos dadas com a, que por sua vez está sempre ligada ao amor (1 Cor. 13:13). "E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu." (Romanos 5:5)

Desfrute dessa rica esperança e seja livre dos temores e do pânico.

5. Paz de Jesus

A paz de Jesus - João 14:27

A paz é outra vacina eficaz que o crente tem à disposição nos momentos de tribulação. A Paz que vem de Jesus Cristo supera o medo de todos os pavores dessa vida. Depois da morte de Jesus, os discípulos estavam tristes, trancafiados em casa, com muito medo. Possivelmente temiam serem os próximos a serem perseguidos e mortos, tal como aconteceu com o Mestre... Mas Jesus apareceu no meio deles e disse: PAZ seja convosco! Já não precisavam temer a morte, Jesus está vivo!

Se você também é um seguidor de Cristo, creia que Ele lhe deixou essa paz verdadeira que traz perfeita segurança, em meio às dificuldades da vida. Confie Nele e lembre-se, temos paz, não porque as coisas vão bem, mas porque temos a Cristo conosco. A verdadeira Paz não é adquirida através de nenhum recurso deste mundo, mas somente em Deus.

Viva pela fé em Jesus e não deixe que o medo te domine, nem que o sentimento de pânico paralise sua vida. Confie na Palavra de Deus, no Seu Amor por você, tenha e esperança e receba a verdadeira Paz de Jesus!

Com essas vacinas, você não precisa temer o mal, pois ainda que você passe pelo vale (Salmos 23:4), confie, Deus está sempre com você!

Veja aqui outros versículos para superar o medo