Com alguma astúcia, você pode forçar a Bíblia a dizer qualquer coisa que você quiser! Basta tirar algumas palavras fora de seu contexto. Você não acredita? Então veja...

A água roubada é doce, e o pão que se come escondido é saboroso!

Provérbios 9:17

A Bíblia promove o roubo?! Vendo esse versículo, parece que sim. Mas você provavelmente sabe que a Bíblia diz em vários outros lugares que é errado roubar (o próprio diabo é chamado de ladrão). Então, este versículo é uma contradição? Não. Apenas está fora de contexto...

Nunca leia a Bíblia fora de contexto

Se você ler apenas o título deste artigo, você poderá pensar que é contra a leitura da Bíblia. Na verdade, o título é apenas o subtítulo fora de contexto. (Por favor, leia a Bíblia!)

O contexto de Provérbios 9:17 é este:

A insensatez é pura exibição, sedução e ignorância. Sentada à porta de sua casa, no ponto mais alto da cidade, clama aos que passam por ali seguindo o seu caminho: 'Venham todos os inexperientes! Aos que não têm bom senso ela diz: 'A água roubada é doce, e o pão que se come escondido é saboroso! Mas eles nem imaginam que ali estão os espíritos dos mortos, que os seus convidados estão nas profundezas da sepultura. Provérbios 9:13-18

Na verdade, a Bíblia está dizendo que roubar é estúpido e que ser insensato leva à destruição. Mas, fora do contexto, o versículo poderia ser usado para justificar toda uma vida de crime. Muitos ensinamentos errados e destrutivos foram criados com versículos tirados fora de contexto. Essa é uma mentira muito sutil: distorcer a verdade.

Como evitar cair na armadilha

Se você não conhece o contexto de um versículo, procure-o.

E leia a Bíblia com regularidade. Não apenas um ou dois versículos, inseridos em uma reflexão diária (essas coisas são boas mas não bastam para conhecer bem a Bíblia). Leia um capítulo de cada vez (ou mais, se você quiser), até ler um livro completo. Qual é a mensagem principal do livro? Que tipo de livro é (histórico, carta, profecia, poemas)? A que conclusões chega? Vá mais a fundo.

Por exemplo, outra forma de distorcer Provérbios 9:13-17 é dizer que a Bíblia ensina que existe uma pessoa chamada Insensatez. Mas Provérbios não é um relato histórico. É um livro de sabedoria, que ensina sobre como viver de maneira sábia. Para ensinar, o livro de Provérbios usa muitos recursos de estilo, como a metáfora. Nesse caso, está imaginando como a insensatez seria se fosse uma pessoa. Isso se chama personificação. (Preste atenção às aulas de Português.)

Muitas vezes, a Bíblia fala sobre o mesmo assunto em vários livros diferentes. A Bíblia fala sobre o roubo de muitas formas, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Se você quer uma visão mais completa, você precisa ler mais versículos além de Provérbios 9:13-17. E sempre dentro do contexto.

Quanto mais você conhecer a Bíblia, menos você cairá na armadilha de versículos tirados fora do contexto e distorcidos.