Você já alguma vez pensou em ser missionário? Ou talvez você queira saber mais sobre missões, ou queira apoiar algum missionário. Se sim, é bom conhecer a verdade sobre o que significa ser missionário. Descubra alguns dos mitos mais comuns sobre missões e como é mesmo ser missionário.

Anunciem a sua glória entre as nações, seus feitos maravilhosos entre todos os povos! Salmo 96:3

1. Não tenho o chamado para ser missionário

Se você ama Jesus, você tem a missão de levar o evangelho a quem não conhece. Seja como missionário, seja na vida cotidiana, você pode mostrar o amor de Jesus às pessoas que estão à sua volta. Mesmo se você não for um missionário, você deve ter um coração missionário, pronto para levar a mensagem de Cristo para qualquer lugar onde Deus mandar. Não é preciso um chamado especial para isso; é o chamado de todo cristão.

2. Missionário é uma categoria "superior" de cristão

Um missionário é uma pessoa normal, com dons e defeitos, como você. Não é um "super-cristão"! Basta ser um cristão a sério. Todo cristão é chamado para viver pela fé, confiando em Deus e fazendo outros discípulos. O missionário simplesmente faz isso em outro lugar.

3. Para ser missionário é preciso muitos estudos

Jesus era carpinteiro. As pessoas se maravilhavam porque ele não tinha estudado para ser doutor de Teologia mas seu ensino tinha autoridade. Um curso de Teologia ou de preparação para missões é útil e pode ensinar muitas coisas importantes. Mas não é o mais importante. O essencial é crer em Jesus, conhecer a Bíblia e viver em obediência a Deus.

4. Para ser missionário não é preciso preparação nenhuma

Tudo é melhor com alguma preparação! Converse e aprenda com outros missionários mais experientes, estude a sociedade e a cultura do lugar onde você quer ir e ore. Aprenda mais sobre a Bíblia e a mensagem do evangelho envolva-se em uma igreja e procure o apoio e a orientação de outros cristãos em sua missão. Um curso também pode ajudar na preparação, por isso veja quais são suas opções. Quem vai mais preparado tem menos probabilidade de desistir.

5. Viagem missionária é turismo

Uma cultura diferente, paisagens exóticas, comidas e experiências novas! Que diversão! Muitas pessoas tratam a viagem missionária como turismo mais barato mas isso é errado. Não são férias. Normalmente há algum tempo para diversão mas o objetivo da viagem é trabalhar. E o trabalho é muito sério. Se você não quer trabalhar, com empenho e submissão, deixe seu lugar para outros mais empenhados.

6. Vida de missionário é maravilhosa

Viaja pelo mundo, salva almas, aprende outras línguas, tem sempre uma história incrível para contar... À primeira vista, a vida de missionário pode parecer um mar de rosas, mas também tem muitos desafios. Muitos missionários enfrentam solidão, discriminação, perseguição, falta de dinheiro e recursos, excesso de trabalho e falta de compreensão. Por isso, é muito importante formar uma rede de apoio sólida para ajudar missionários.

7. Se a igreja não está cheia, a missão falhou

Alguns missionários rapidamente conseguem levar muitas pessoas para Cristo, abrindo igrejas grandes, mas outros lutam durante muitos anos para plantar uma igreja pequena. Isso não é uma derrota. Não se deve desprezar a batalha espiritual que acontece em lugares onde as trevas reinam. Os missionários que continuam lutando, sem muitos resultados visíveis, estão lançando as raízes necessárias para que, no futuro, o evangelho cresça muito. Esse trabalho é essencial.

Apoie missões e leve o evangelho a mais pessoas!

Veja aqui mais sobre apoiar missões.