Devemos ir à igreja no sábado ou no domingo? O que é permitido fazer no dia de Deus? É pecado trabalhar no sábado? Tanto debate sobre um dia da semana! Mas o que a Bíblia diz sobre o sábado? Esta é a resposta:

1. Uma bênção especial

Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação. Gênesis 2:3

Deus não precisa de descansar! Mesmo assim, quando criou o mundo, ele decidiu descansar no sétimo dia para desfrutar de tudo que tinha feito. A vida não é feita só de trabalho. Deus criou o sábado como uma bênção, para desfrutarmos das coisas boas que ele nos deu.

2. Tempo para Deus

Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Êxodo 20:8-10

Guardar o sábado é o 4º Mandamento. Tirar tempo para Deus é muito importante. É fácil esquecer de Deus com tantas preocupações do cotidiano. Por isso, Deus instituiu um dia da semana para descansar e focar nas coisas de Deus.

3. Prioridades corretas

E então lhes disse: "O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim, pois, o Filho do homem é Senhor até mesmo do sábado". Marcos 2:27-28

Deus não precisa descansar mas nós precisamos. O sábado não foi criado como uma regra para torturar mas como um direito, para nosso bem. Mas muitas vezes tornamos esse direito em uma regra opressiva. Quando estabelecemos nossas prioridades, o bem das pessoas é mais importante que cumprir uma regra sobre descansar.

4. Liberdade para o cristão

Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Essas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo. Colossenses 2:16-17

O cristão não é obrigado a descansar no sábado. Cada um tem o direito de escolher como vai descansar e devemos respeitar a opinião uns dos outros. Todos os dias devem ser dedicados a Deus, não apenas o sábado. Podemos nos reunir para adorar a Deus no sábado, no domingo ou em qualquer outro dia da semana! Deus fica feliz quando tiramos tempo para ele, não importa o dia.

Atenção: ter um dia por semana para descansar continua a ser importante para a saúde. Procure ter descanso regular.

5. O verdadeiro significado do sábado

Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus; pois todo aquele que entra no descanso de Deus também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Hebreus 4:9-10

Na Bíblia, o sábado representa mais que um mandamento. Ele aponta para o verdadeiro descanso a salvação. O descanso de sábado é temporário; o descanso de Deus é eterno. Em Jesus encontramos alívio das pressões do mundo e aprendemos a descansar e desfrutar das bênçãos de Deus.

Essa é a verdadeira mensagem do sábado!