Versículos sobre José


José é um exemplo de fé e de caráter. José era o filho amado de Jacó (Israel) e Raquel. Por causa da estima do pai e dos sonhos que tinha, ele era invejado por seus irmãos. José sofreu muito, mas Deus sempre cuidou dele, e, no fim, ele se tornou o salvador de sua família e de muitas outras pessoas.

José era um jovem sonhador, mas esses sonhos eram dados por Deus e fariam parte de um grande livramento para o seu povo, Israel.

Movidos por ódio, os irmãos de José jogaram-no num poço e depois o venderam como escravo. Além disso, eles enganaram o velho pai, Jacó, levando-o a acreditar que seu filho fora morto por um animal feroz. Mas Deus estava no controle da história e José acreditava que estava em suas boas mãos.

Apesar de toda aflição, de ter sido injustiçado, condenado e preso no Egito, José continuou sendo fiel e bem-sucedido em tudo o que fazia porque confiava no Senhor. Esquecido na prisão (pelos homens) durante anos, mas nessa condição teve a oportunidade de decifrar o sonho do Faraó e sua vida se transformou. Depois de tantas provações, José se tornou governador do Egito.

José se tornou a segunda autoridade mais alta em todo o Egito. Deus permitiu que ele se tornasse o salvador não somente da sua família, mas também dos egípcios e de pessoas de outros países. 

A história de José nos mostra que a soberania de Deus excede os problemas e percalços da vida. A bondade e misericórdia de Deus supera todo sofrimento humano, intencionando sempre o bem e a salvação de seu povo. Na vida de José e também na vida de todos os que creem, Deus está no controle de todas as coisas! 

José do Egito na Bíblia

Ele mandou vir fome sobre a terra
e destruiu todo o seu sustento; mas enviou um homem adiante deles,
José, que foi vendido como escravo. Machucaram-lhe os pés com correntes
e com ferros prenderam-lhe o pescoço, até cumprir-se a sua predição
e a palavra do Senhor confirmar o que dissera. O rei mandou soltá-lo,
o governante dos povos o libertou. Ele o constituiu senhor de seu palácio
e administrador de todos os seus bens, para instruir os seus oficiais como desejasse
e ensinar a sabedoria às autoridades do rei.
Salmos 105:16-22

Estes foram os filhos de Raquel, mulher de Jacó:
José e Benjamim.
Gênesis 46:19

Ora, Israel gostava mais de José do que de qual­quer outro filho, porque lhe havia nasci­do em sua velhice; por isso mandou fazer para ele uma túnica longa.
Gênesis 37:3

Esta é a história da família de Jacó:
Quando José tinha dezessete anos, pastoreava os rebanhos com os seus irmãos. Ajudava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e contava ao pai a má fama deles. Ora, Israel gostava mais de José do que de qual­quer outro filho, porque lhe havia nasci­do em sua velhice; por isso mandou fazer para ele uma túnica longa. Quando os seus irmãos viram que o pai gostava mais dele do que de qualquer outro filho, odiaram-no e não conse­guiam falar com ele amigavelmente.
Gênesis 37:2-4

Certa vez, José teve um sonho e, quando o contou a seus irmãos, eles passaram a odiá-lo ainda mais.
Gênesis 37:5

"Lá vem aquele sonhador!", diziam uns aos outros.
Gênesis 37:19

Vamos vendê-lo aos ismaelitas. Não tocaremos nele, afinal é nosso irmão, é nosso próprio sangue". E seus irmãos concordaram. Quando os mercadores ismaelitas de Midiã se aproximaram, seus irmãos tiraram José do poço e o venderam por vinte peças de prata aos ismaelitas, que o levaram para o Egito.
Gênesis 37:27-28

Quando Rúben voltou ao poço e viu que José não estava lá, rasgou suas vestes e, vol­tando a seus irmãos, disse: "O jovem não está lá! Para onde irei agora?" Então eles mataram um bode, mergu­lha­ram no sangue a túnica de José e a mandaram ao pai com este recado: "Achamos isto. Veja se é a túnica de teu filho". Ele a reconheceu e disse: "É a túnica de meu filho! Um animal selvagem o devorou! José foi despedaçado!" Então Jacó rasgou suas vestes, vestiu-se de pano de saco e chorou muitos dias por seu filho.
Gênesis 37:29-34

Todos os seus filhos e filhas vieram consolá-lo, mas ele recusou ser consolado, dizendo: "Não! Chorando descerei à sepultura para junto de meu filho". E continuou a chorar por ele. Nesse meio-tempo, no Egito, os midiani­tas venderam José a Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda.
Gênesis 37:35-36

O Senhor estava com José, de modo que este pros­perou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio.
José era atraente e de boa aparência, Quan­do este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava, agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía.
Gênesis 39:2-4

Desde que o deixou cui­dando de sua casa e de todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por causa de José. A bênção do Senhor estava sobre tudo o que Potifar possuía, tanto em casa como no cam­po.
Gênesis 39:5

Assim, deixou ele aos cuidados de José tudo o que tinha, e ­não se preocupava com coisa alguma, exceto com sua própria comida.
Gênesis 39:6

Mandou buscar José e lançou-o na prisão em que eram postos os prisioneiros do rei. José ficou na prisão, mas o Senhor esta­va com ele e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro. Por isso ­o carcereiro encarregou José de todos os que esta­vam na prisão, e ele se tornou responsável por tudo o que lá sucedia. O carce­reiro não se pre­ocupava com nada do que estava a cargo de José, porque o Senhor estava com José e lhe concedia bom êxito em tudo o que realizava.
Gênesis 39:20-23

Eles responderam: "Tivemos sonhos, mas não há quem os interprete".
Disse-lhes José: "Não são de Deus as interpre­tações? Contem-me os sonhos".
Gênesis 40:8

O faraó mandou chamar José, que foi trazido depressa do cala­bouço. Depois de se barbear e trocar de roupa, apresentou-se ao faraó. O faraó disse a José: "Tive um sonho que ninguém consegue interpre­tar. Mas ouvi falar que você, ao ouvir um sonho, é capaz de interpretá-lo". Respondeu-lhe José: "Isso não depende de mim, mas Deus dará ao faraó uma resposta favorável".
Gênesis 41:14-16

"O faraó teve um único sonho", disse-lhe José. "Deus revelou ao faraó o que ele está para fazer.
Gênesis 41:25

Disse, pois, o faraó a José: "Uma vez que Deus lhe revelou todas essas coisas, não há ninguém tão criterioso e sábio como você. Vo­cê terá o comando de meu palácio, e todo o meu povo se sujeitará às suas ordens. Somente em relação ao trono serei maior que você".
Gênesis 41:39-40

E o faraó prosseguiu: "Entrego a você agora o co­mando de toda a terra do Egito". Em seguida, o faraó tirou do dedo o seu anel-selo e o colocou no dedo de José. Mandou-o vestir linho fino e colocou uma corrente de ouro em seu pescoço. Tam­bém o fez subir em sua segunda carruagem real, e à frente os arautos iam gritan­do: "Abram caminho!" Assim José foi posto no comando de toda a terra do Egito.
Gênesis 41:41-43

Disse ainda o faraó a José: "Eu sou o faraó, mas sem a sua palavra ninguém poderá levantar a mão nem o pé em todo o Egito".
Gênesis 41:44

Antes dos anos de fome, Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om, deu a José dois filhos. Ao primeiro, José deu o nome de Ma­nassés, dizendo: "Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai". Ao segundo filho, chamou Efraim, dizen­do: "Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido".
Gênesis 41:50-52

José era o governador do Egito e era ele que ven­dia trigo a todo o povo da terra. Por isso, quan­do os irmãos de José chegaram, cur­varam-se diante dele com o rosto em terra.
Gênesis 42:6

José reco­nheceu os seus irmãos logo que os viu, mas agiu como se não os conhecesse, e lhes falou aspera­mente: "De onde vocês vêm?"
Responderam eles: "Da terra de Canaã, para comprar comida". José reconheceu os seus irmãos, mas eles não o reconheceram.
Gênesis 42:7-8

Profundamente emocionado por causa de seu irmão, José apressou-se em sair à procura de um lugar para chorar, e, entrando em seu quarto, chorou.
Gênesis 43:30

A essa altura, José já não podia mais conter-se diante de todos os que ali estavam, e gritou: "Façam sair a todos!" Assim, ninguém mais estava presente quando José se revelou a seus irmãos. E ele se pôs a chorar tão alto que os egípcios o ouvi­ram, e a notícia chegou ao palácio do faraó. Então disse José a seus irmãos: "Eu sou José! Meu pai ainda está vivo?" Mas os seus irmãos ficaram tão pas­mados diante dele que não conseguiam responder-lhe.
Gênesis 45:1-3

"Cheguem mais perto", disse José a seus ir­mãos. Quando eles se aproximaram, disse-lhes: "Eu sou José, seu irmão, aquele que vocês ven­deram ao Egito! Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês.
Gênesis 45:4-5

"Assim, não foram vocês que me manda­ram para cá, mas sim o próprio Deus. Ele me tornou ministro do faraó, e me fez administra­dor de todo o palácio e governador de todo o Egito. Vol­tem depressa a meu pai e digam-lhe: Assim diz o seu filho José: 'Deus me fez senhor de todo o Egito. Vem para cá, não te demores.
Gênesis 45:8-9

Mas, quando lhe relataram tudo o que José lhes dissera, e, vendo Jacó, seu pai, as carruagens que José enviara para buscá-lo, seu espírito reviveu. E Israel disse: "Basta! Meu filho José ainda está vivo. Irei vê-lo antes que eu morra".
Gênesis 45:27-28

José, de carruagem pronta, partiu para Gósen para encontrar-se com seu pai, Israel. Assim que o viu, correu para abraçá-lo e, abra­çado a ele, chorou longamente.
Gênesis 46:29

Quando a fome já se havia espalhado por toda a terra, José mandou abrir os locais de ar­mazenamento e começou a vender trigo aos egíp­cios, pois a fome se agravava em todo o Egito. E de toda a terra vinha gente ao Egito para comprar trigo de José, porquanto a fome se agravava em toda parte.
Gênesis 41:56-57

Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tor­nou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.
Gênesis 50:20

José permaneceu no Egito, com toda a família de seu pai. Viveu cento e dez anos e viu a terceira geração dos filhos de Efraim. Além disso, recebeu como seus os filhos de Maquir, filho de Manassés.
Gênesis 50:22-23

Antes de morrer José disse a seus ir­mãos: "Estou à beira da morte. Mas Deus certamente virá em auxílio de vocês e os tirará desta terra, levando-os para a terra que prometeu com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó". E José fez que os filhos de Israel lhe prestassem um juramento, dizen­do-lhes: "Quando Deus intervier em favor de vocês, levem os meus ossos da­qui". Morreu José com a idade de cento e dez anos. E, depois de embalsamado, foi colocado num sarcófago no Egito.
Gênesis 50:24-26