O que você faria se Deus falasse diretamente com você e lhe mandasse pregar a um povo distante? Você obedeceria ou ficaria em casa? Ou será que você pegaria um navio para o lugar mais longe na direção oposta?! Jonas não gostava nada do povo de Nínive...

Fugindo de Deus

Quando Deus mandou Jonas pregar contra a cidade de Nínive, por causa da maldade do povo, Jonas fez mais do que se recusar. Jonas tentou fugir para Társis, uma cidade nos confins do mundo conhecido que ficava na direção contrária a Nínive.

Nínive era uma das cidades principais dos assírios. O império assírio era conhecido por sua brutalidade na guerra e sua crueldade com prisioneiros. A maldade de Nínive era muito grande e Deus queria dar ao povo um último aviso antes de destruir a cidade. Mas Jonas não queria.

Jonas não estava fugindo de sua missão. Jonas estava fugindo de Deus! (Ele não deve ter lido o Salmo 139...)

Quantas vezes tentamos fugir de Deus? Queremos as coisas do nosso jeito, por isso não obedecemos e ignoramos Suas ordens. Tentamos fugir daquilo que não queremos enfrentar, seguindo outros caminhos bem diferentes. No fundo, estamos tentando fugir de Deus. Mas não funciona!

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Salmos 139:7-8

O navio de Jonas ficou apanhado em uma tempestade. Por causa dele, todos iriam afundar! Por isso, ele decidiu tomar sua vida. Jonas pediu para ser atirado ao mar. Funcionou, o mar se acalmou. E Jonas afundou no mar...

Uma nova oportunidade

Mas Deus já tinha preparado tudo! Ele enviou um grande peixe para engolir Jonas. Assim, Jonas não se afogou. Ele ficou dentro do peixe durante três dias e lá se arrependeu e orou agradecendo a Deus. Então Deus fez o peixe vomitar Jonas na praia.

Quando tentamos fugir de Deus, tudo dá errado. Os problemas se acumulam e não dá para continuar vivendo assim. Podemos até achar que não há mais esperança para nós.

Mas quando desistimos de fugir e nos entregamos a Deus, Ele nos dá uma nova oportunidade. Deus salva (por vezes de maneira muito estranha)! Precisamos render-nos à vontade de Deus.

E disse: "Em meu desespero clamei ao Senhor, e ele me respondeu. Do ventre da morte gritei por socorro, e ouviste o meu clamor. Jonas 2:2

Frustrado com Deus

Da segunda vez que Deus ordenou, Jonas foi para Nínive. Mas, mesmo assim, ele estava decidido a fazer o mínimo possível. A cidade levava 3 dias para percorrer direito mas Jonas só a percorreu durante 1 dia.

A mensagem de Jonas era toda de condenação e destruição. Mas, para sua surpresa, todos se arrependeram! Todo o povo de Nínive reconheceu seus pecados e se virou para Deus, pedindo perdão.

Por isso, Deus decidiu não destruir Nínive. Mas Jonas ficou furioso! Ele queria que a cidade fosse destruída por causa de seus pecados. O povo de Nínive não merecia misericórdia. Jonas ficou tão zangado que saiu da cidade e pediu para morrer.

Como é fácil sermos como Jonas quando não gostamos de alguém. Esquecemos que nós também não merecemos a misericórdia de Deus e aplicamos uma medida diferente aos outros. Depois ficamos frustrados quando Deus perdoa!

A Bíblia conta que Jonas era capaz de amar uma planta que lhe dava sombra, mas ele não tinha amor pelos milhares de habitantes de Nínive. Mas Deus criou todas as pessoas e oferece perdão a todos. Ele nos ama incondicionalmente.

Pois não me agrada a morte de ninguém. Palavra do Soberano, o Senhor. Arrependam-se e vivam! Ezequiel 18:32

Que os nossos corações sejam mais como o de Cristo e menos como o de Jonas!