Você já usou alguma palavra sem entender direito o que significa? Existem algumas expressões que lemos na Bíblia, cantamos em hinos e dizemos na igreja que nem sempre entendemos. Esses são os significados de 3 expressões bíblicas muito usadas:

1. Amém

Aquele que dá testemunho destas coisas diz: "Sim, venho em breve!" Amém. Vem, Senhor Jesus! Apocalipse 2:20

Não, amém não significa então até à próxima, Deus! A palavra amém não é uma forma de dizer que a oração acabou (nem de mostrar que você está acordado no culto).

Amém significa assim seja. Quando dizemos amém, estamos dizendo que concordamos plenamente com o que foi dito e queremos que aconteça. Dizer amém é uma forma de confirmar e apoiar totalmente o que foi dito. Por isso, pense duas vezes antes de dizer amém!

2. Aleluia

Aleluia! Louvem, ó servos do Senhor, louvem o nome do Senhor! Salmos 113:1

Aleluia significa louvem ao Senhor. Assim, sempre que dizemos aleluia, estamos convidando quem está à nossa volta a louvar a Deus junto conosco. Essa é uma forma de mostrar nossa alegria e nossa gratidão a Deus.

3. Hosana

Os que iam adiante dele e os que o seguiam gritavam: "Hosana!" "Bendito é o que vem em nome do Senhor!" Marcos 11:9

Originalmente, em hebraico hosana significava salva, por favor!. Mas depois hosana passou a ser algo um pouco diferente - obrigado pela salvação. Ao dizer hosana, estamos declarando que a salvação está em Jesus, que cremos que ele nos salva.

Louve a Deus de coração mas também com entendimento!