Os 10 Mandamentos são os pilares da Lei de Deus. Obedecer aos 10 Mandamentos é agradar a Deus, porque esses mandamentos nos mostram a melhor forma de viver, de maneira prática. Quem ama Jesus quer obedecer aos 10 Mandamentos. Quais são os dez mandamentos? Veja cada um explicado:

1º Mandamento - Um só Deus

Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. Não terás outros deuses além de mim.

Êxodo 20:2-3

O primeiro mandamento consiste em não adorar outros deuses. Não existe outro Deus. Mas muitas pessoas adoram deuses falsos, criados para nos desviar do Deus verdadeiro. Esses deuses escravizam, mas o Deus verdadeiro liberta!

2º Mandamento - Não ter ídolos

Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor,o teu Deus, sou Deus zelo­so, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam. 

Êxodo 20:4-5

O segundo mandamento nos atenta sobre a idolatria. Deus é o Criador. Um ídolo é apenas uma coisa criada. Nada na criação se compara ao Criador, por isso nada merece nossa adoração. Apenas Deus tem o poder para nos ajudar e sustentar. Os ídolos não podem fazer nada por nós.

3º Mandamento - Não tomar o nome de Deus em vão

Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.

Êxodo 20:7

O terceiro mandamento no alerta quanto forma como tratamos a Deus. Tomar o nome de Deus em vão é mostrar desrespeito por Ele. Na Bíblia, o nome representava a pessoa, quem ela era. Tomar o nome de Deus em vão significa brincar com Deus, sem o levar a sério. Então pense duas vezes antes de dizer ai meu Deus!

4ª Mandamento - Um dia de descanso

Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus.

Êxodo 20:8-10a

O quarto mandamento nos fala da importância de dedicarmos um dia somente a Deus. Em hebraico, sábado significa dia de descanso. O descanso na Bíblia está sempre associado à presença de Deus. Quem tem Jesus encontra descanso. Ter um dia por semana para descansar e adorar a Deus é bom para a saúde física e espiritual.

5º Mandamento - Honrar pai e mãe

Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá.

Êxodo 20:12

O quinto mandamento mostra o quão é importante respeitarmos os nossos pais. Esse é o primeiro mandamento com uma promessa para ter uma vida longa. Honrar os pais é mostrar respeito. Os pais nem sempre estão certos e filhos adultos são independentes, mas mostrar respeito pelos pais é sábio e agrada a Deus.

6º Mandamento - Não matar

Não matarás. Êxodo 20:13

O sexto mandamento está relacionado a morte e ao homicídio. Jesus explicou que este mandamento é muito mais profundo que parece. O assassinato começa com ódio e raiva. Quem odeia seu irmão já cometeu assassinato em seu coração. Por isso, para obedecer ao mandamento é preciso um coração cheio de amor.

7º Mandamento - Não cometer adultério

Não adulterarás. Êxodo 20:14

O sétimo mandamento é sobre a importância do matrimônio. O adultério também pode acontecer no coração. Quem deseja uma mulher já está cometendo adultério. Onde há o desejo, o ato segue facilmente. Por isso, é preciso fugir da imoralidade sexual e focar em Deus e no cônjuge.

8º Mandamento - Não roubar

Não furtarás. Êxodo 20:15

O oitavo mandamento está relacionado a outro crime: o furto ou roubo. Roubar não é apenas tirar os bens de uma pessoa. Roubar também é não pagar o salário devido ou pedir emprestado sem devolver. Quem furta comete injustiça.

9º Mandamento - Não dar falso testemunho

Não darás falso testemunho contra o teu próximo.

Êxodo 20:16

O nono mandamento está relacionado a mentira, faltar com a verdade sobre alguém. Mentir é ruim e mentir para prejudicar outra pessoa é pior. A honestidade e o amor ao próximo são essenciais para uma vida abençoada por Deus.

10º Mandamento - Não cobiçar

"Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença".

Êxodo 20:17

O décimo mandamento nos exorta quanto a inveja. Cobiçar é querer ter algo que outra pessoa tem, tirando dela. A cobiça é fruto da insatisfação e leva à inveja, ao ódio e a muitos atos egoístas. A Bíblia nos ensina a viver contentes com o que temos. Apenas em Jesus encontramos verdadeira satisfação.

Aprenda a obedecer aos 10 Mandamentos com a ajuda de Jesus!

Veja aqui mais versículos sobre os Dez Mandamentos