Neste ano, muitas igrejas e famílias terão de celebrar a Páscoa de uma maneira diferente. Devido as restrições no combate a pandemia, a celebração da Páscoa não será física e algumas famílias não poderão se reunir por completo.

São nas tribulações onde a nossa fé amadurece (Tiago 1:2). É nos momentos difíceis que percebemos a importância de unirmos a nossa fé e sermos perseverantes. Jesus é o nosso exemplo, Ele foi fiel e perseverante até o fim por amor a nós.

Jesus é o verdadeiro significado da Páscoa! Neste dia, celebramos a sua vitória sobre a morte e o pecado. Isto é motivo de grande alegra, pois através do Seu sacrifício recebemos a salvação eterna!

"Disse-lhe Jesus: 'Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?'" João 11:25-26

1. Celebre a Páscoa, mesmo em casa!

Mesmo recluso, podemos celebrar esta data tão especial. Faça um culto em casa. Se não sabes por onde começar, veja neste artigo 12 Dicas de como fazer um culto doméstico.

Leia as passagens bíblicas sobre a morte e a ressurreição de Cristo (de Lucas 22 ao capítulo 24). Dedique este dia em memória daquele que venceu a morte!

leitura
Se tens crianças pequenas, faça uma leitura destacando os principais pontos sobre a ressurreição de Jesus e o real sentido da Páscoa.

Já que todos estão em casa, prepare um almoço especial no domingo de Páscoa. Reúna todos - os que estão casa - orem e celebrem juntos este momento.

2. Não deixe que a quarentena nos separe

Há pessoas que estão ainda mais isoladas devido a quarentena. Procure ligar - ou contactar por vídeo - os irmãos e familiares que vivem sozinhos.

O amor faz parte da Páscoa. Tudo que Jesus fez na Cruz foi por amor a todos nós. Dedique um tempo do seu dia retribuindo este amor que recebeu de Cristo (João 13:34)

Ligar
Use a tecnologia como uma ferramenta para levar o amor de Deus. Ligue, mande mensagens se faça presente.

Podemos estar distantes fisicamente, mas podemos estar presentes dando uma palavra de carinho e ânimo a quem necessita (João 15:9).

3. Mantenha-se 'conectado' a sua igreja local 

Algumas igrejas prepararam algumas atividades e conseguiram adaptar as suas reuniões. Se este for o seu caso, siga as orientações da sua igreja e mantenha-se conectado como corpo de Cristo. 

Este momento de isolamento irá unir e fortalecer ainda mais a igreja de Cristo! Procure se manter ativo na igreja, mesmo em quarentena. Converse com seus irmãos e procure estar atento a sua liderança local, procure ajudá-los.

Quando todos estão unidos - orando, jejuando e glorificando a Deus - a igreja frutifica mesmo em tempos de tribulação (2 Coríntios 8:1-2).

4. Proclame Cristo na Páscoa!

Celebrar a páscoa é proclamar o nome de Jesus! O momento de Páscoa é ideal para divulgarmos e proclamarmos a Palavra de Deus. Muitas pessoas estão ansiosas, temendo o futuro e Jesus é o remédio que nos cura do pecado e da morte. 

3:16

Se sabemos onde está a cura, anunciemos a cura! Os remédios podem curar o corpo, mas só Jesus pode nos salvar e nos dar a vida eterna (1 João 5:11-13). 

Aproveite este momento de quarentena para fortalecer a sua fé e a sua intimidade com Deus. Use os meios de comunicação como uma ferramenta de proclamação do Evangelho de Cristo! Ele ressuscitou!