Gênesis 50:1-9


1 José atirou-se sobre seu pai, chorou sobre ele e o beijou.

2 Em seguida, deu ordens aos médicos, que estavam ao seu serviço, que embal­sa­massem seu pai Israel. E eles o embalsa­maram.

3 Leva­ram qua­renta dias completos, pois esse era o tempo para o embal­samamen­to. E os egípcios choraram sua morte setenta dias.

4 Passados os dias de luto, José disse à corte do faraó: "Se posso contar com a bondade de vocês, falem com o faraó em meu favor. Digam-lhe que

5 meu pai fez-me prestar-lhe o seguinte juramento: 'Estou à beira da morte; sepulte-me no túmulo que preparei para mim na terra de Canaã'. Agora, pois, peçam-lhe que me permita partir e sepultar meu pai; logo depois voltarei".

6 Respondeu o faraó: "Vá e faça o sepulta­mento de seu pai como este o fez jurar".

7 Então José partiu para sepultar seu pai. Com ele foram todos os conselheiros do faraó, as autoridades da sua corte e todas as autorida­des do Egito,

8 e, além deles, todos os da família de José, os seus irmãos e todos os da casa de seu pai. Somente as crianças, as ovelhas ­e os bois foram deixados em Gósen.

9 Carruagens e cava­leiros também o acompanharam. A comiti­va era imen­sa.

Leia o capítulo completo: Gênesis 50

José atirou-se sobre seu pai, chorou sobre ele e o beijou. Em seguida, deu ordens aos médicos, que estavam ao seu serviço, que embal­sa­massem seu pai Israel. E

Esta passagem em outras versões da Bíblia

1 Então José se lançou sobre o rosto de seu pai, chorou sobre ele e o beijou.

2 E José ordenou a seus servos, os médicos, que embalsamassem a seu pai; e os médicos embalsamaram a Israel.

3 Cumpriram-se-lhe quarenta dias, porque assim se cumprem os dias de embalsamação; e os egípcios o choraram setenta dias.

4 Passados, pois, os dias de seu choro, disse José à casa de Faraó: Se agora tenho achado graça aos vossos olhos, rogo-vos que faleis aos ouvidos de Faraó, dizendo:

5 Meu pai me fez jurar, dizendo: Eis que eu morro; em meu sepulcro, que cavei para mim na terra de Canaã, ali me sepultarás. Agora, pois, deixa-me subir, peço-te, e sepultar meu pai; então voltarei.

6 Respondeu Faraó: Sobe, e sepulta teu pai, como ele te fez jurar.

7 Subiu, pois, José para sepultar a seu pai; e com ele subiram todos os servos de Faraó, os anciãos da sua casa, e todos os anciãos da terra do Egito,

8 como também toda a casa de José, e seus irmãos, e a casa de seu pai; somente deixaram na terra de Gósen os seus pequeninos, os seus rebanhos e o seu gado.

9 E subiram com ele tanto carros como gente a cavalo; de modo que o concurso foi mui grande.

Versão Almeida Revista e Atualizada
Então José se lançou sobre o rosto de seu pai, chorou sobre ele e o beijou.E José ordenou a seus servos, os médicos, que embalsamassem a seu pai; e os médicos e

1 Então, José se lançou sobre o rosto de seu pai, e chorou sobre ele, e o beijou.

2 E José ordenou aos seus servos, os médicos, que embalsamassem o seu pai; e os médicos embalsamaram Israel.

3 E cumpriram-se-lhe quarenta dias, porque assim se cumprem os dias daqueles que se embalsamam; e os egípcios o choraram setenta dias.

4 Passados os dias de seu choro, falou José à casa de Faraó, dizendo: Se agora tenho achado graça aos vossos olhos, rogo-vos que faleis aos ouvidos de Faraó, dizendo:

5 Meu pai me fez jurar, dizendo: Eis que eu morro; em meu sepulcro, que cavei para mim na terra de Canaã, ali me sepultarás. Agora, pois, te peço, que eu suba, para que sepulte o meu pai; então, voltarei.

6 E Faraó disse: Sobe e sepulta o teu pai, como ele te fez jurar.

7 E José subiu para sepultar o seu pai; e subiram com ele todos os servos de Faraó, os anciãos da sua casa e todos os anciãos da terra do Egito,

8 como também toda a casa de José, e seus irmãos, e a casa de seu pai; somente deixaram na terra de Gósen os seus meninos, e as suas ovelhas, e as suas vacas.

9 E subiram também com ele tanto carros como gente a cavalo; e o concurso foi grandíssimo.

Versão Almeida Revista e Corrigida
Então, José se lançou sobre o rosto de seu pai, e chorou sobre ele, e o beijou.E José ordenou aos seus servos, os médicos, que embalsamassem o seu pai; e os méd