Versículos de Restituição

Compartilhar no Facebook

Restituição na Bíblia

Sempre que alguém se apossar de boi, jumento, ovelha, roupa ou qualquer outro bem perdido, mas alguém disser: 'Isto me pertence', as duas partes envolvidas levarão o caso aos juízes. Aquele a quem os juízes declararem culpado restituirá o dobro ao seu próximo.
Êxodo 22:9
Compartilhar no Facebook

"Se al­guém pecar, cometendo um erro contra o Senhor, enganando o seu próximo no que diz respeito a algo que lhe foi confiado ou deixado como penhor ou roubado, ou se lhe extor­quir algo, ou se achar algum bem perdido e men­tir a respeito disso, ou se jurar falsamente a respeito de qualquer coisa, cometendo peca­do; quando assim pecar, tornando-se por isso culpado, terá que devolver o que roubou ou tomou mediante extorsão, ou o que lhe foi con­fiado, ou os bens perdidos que achou, ou qual­quer coisa sobre a qual tenha jurado falsamente. Fará restituição plena, acrescentará a isso um quinto do valor e dará tudo ao proprietário no dia em que apresentar a sua oferta pela culpa.
Levítico 6:2-5
Compartilhar no Facebook

E o Senhor disse a Moisés: "Diga aos israelitas: Quando um homem ou uma mulher prejudicar outra pessoa e, portanto, ofender o Senhor, será culpado. Confessará o pecado que cometeu, fará restituição total, acrescentará um quinto a esse valor e entregará tudo isso a quem ele prejudicou.
Números 5:5-7
Compartilhar no Facebook

Outros Versículos encontrados:

"Se alguém levar seu rebanho para pas­tar num campo ou numa vinha e soltá-lo de modo que venha a pastar no campo de outro homem, fará restituição com o melhor do seu campo ou da sua vinha.
Êxodo 22:5

a questão entre eles será resolvida prestando-se um juramento diante do Senhor de que um não lançou mão da propriedade do outro. O dono terá que aceitar isso e nenhuma restituição será exigida.
Êxodo 22:11

Mas, se o animal tiver sido roubado do seu próximo, este terá que fa­zer restituição ao dono.
Êxodo 22:12

Se tiver sido despeda­çado por um animal selvagem, ele trará como prova o que restou dele; e não terá que fazer restituição.
Êxodo 22:13

"Se alguém pedir emprestado ao seu próximo um animal e este for ferido ou morrer na ausência do dono, terá que fazer restituição.
Êxodo 22:14

Fará restituição pelo que deixou de fazer em relação às coisas consagradas, acres­centará um quinto do valor e o entregará ao sacerdote. Este fará propiciação pelo culpado com o carneiro da oferta pela culpa, e ele será perdoa­do.
Levítico 5:16

ou qual­quer coisa sobre a qual tenha jurado falsamente. Fará restituição plena, acrescentará a isso um quinto do valor e dará tudo ao proprietário no dia em que apresentar a sua oferta pela culpa.
Levítico 6:5

"Se alguém, sem intenção, comer uma oferta sagrada, fará restituição da oferta ao sa­cerdote e lhe acrescentará um quinto do seu valor.
Levítico 22:14

Quem ma­tar um animal fará restituição: vida por vida.
Levítico 24:18

Quem matar um animal fará restituição, mas quem matar um homem será morto.
Levítico 24:21

Confessará o pecado que cometeu, fará restituição total, acrescentará um quinto a esse valor e entregará tudo isso a quem ele prejudicou.
Números 5:7

Mas, se o prejudicado não tiver nenhum parente próximo para receber a restituição, esta pertencerá ao Senhor e será entregue ao sacerdote, juntamente com o carneiro com o qual se faz propiciação pelo culpado.
Números 5:8

Aqui estou. Se tomei um boi ou um jumento de alguém, ou se explorei ou oprimi alguém, ou se das mãos de alguém aceitei suborno, fechando os olhos para a sua culpa, testemunhem contra mim na presença do Senhor e do seu ungido. Se alguma dessas coisas pratiquei, eu farei restituição".
1 Samuel 12:3