O Bom Samaritano

²⁵ E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o objetivo de pôr Jesus à prova e lhe perguntou:
— Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
²⁶ Então Jesus lhe perguntou:
— O que está escrito na Lei? Como você a entende?
²⁷ A isto ele respondeu:
— "Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, com todas as suas forças e todo o seu entendimento." E: "Ame o seu próximo como você ama a si mesmo."
²⁸ Então Jesus lhe disse:
— Você respondeu corretamente.Faça isto e você viverá.
²⁹ Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus:
— Quem é o meu próximo?
³⁰ Jesus prosseguiu, dizendo:
— Um homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de alguns ladrões. Estes, depois de lhe tirar a roupa e lhe causar muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto.
³¹ Por casualidade, um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho e, vendo aquele homem, passou de largo.
³² De igual modo, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, passou de largo.
³³ Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou perto do homem e, vendo-o, compadeceu-se dele.
³⁴ E, aproximando-se, fez curativos nos ferimentos dele, aplicando-lhes óleo e vinho. Depois, colocou aquele homem sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele.
³⁵ No dia seguinte, separou dois denáriose os entregou ao hospedeiro, dizendo: "Cuide deste homem. E, se você gastar algo a mais, farei o reembolso quando eu voltar."
³⁶ Então Jesus perguntou:
— Qual destes três lhe parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos ladrões?
³⁷ O intérprete da Lei respondeu:
— O que usou de misericórdia para com ele.
Então Jesus lhe disse:
— Vá e faça o mesmo.

- Lucas 10:25-37

Nessa parábola, Jesus conta a história de um homem que foi atacado por ladrões, espancado e deixado na estrada, à beira da morte. Um sacerdote e um levita, representando figuras religiosas respeitadas, passaram pelo homem semimorto e o ignoram.

Talvez por indiferença, falta de tempo, ou provavelmente por medo de se tornarem impuros ao tocá-lo.

No entanto, um samaritano, que era tradicionalmente considerado inimigo dos judeus, se aproximou, teve compaixão e prestou assistência ao homem ferido. Ele cuidou de suas feridas, o levou a uma hospedaria e pagou pelas despesas médicas.

Jesus conclui a parábola perguntando qual dos três - sacerdote, levita ou samaritano - foi "próximo" do homem que precisava de ajuda, e a resposta improvável, mas óbvia é o samaritano.

Explicação da Parábola

A Parábola do Bom Samaritano ensina preciosas lições sobre o amor ao próximo, generosidade e verdadeira compreensão da vontade de Deus. Nesta história, Jesus destacou que a vida de fé não se trata de religiosidade, de cumprir rituais nem tradições, mas também de demonstrar amor prático e misericórdia pelos outros. Ainda que estes outros sejam de grupos desprezados na sociedade ou nossos inimigos.

Nesta história, Jesus deixou claro que todos são nossos próximos, independentemente da sua origem, etnia, opção sexual ou religião. Por isso, devemos amar indiscriminadamente, estando dispostos a ajudar quem necessita. Quando a oportunidade surgir, também nós precisamos mostrar amor ao próximo que necessitar.

Veja também: