A marcante história de quatro amigos que levaram um paralítico até a presença de Jesus, presente nos Evangelhos de Lucas e Marcos, inspira-nos a viver com fé e perseverança. Ela demonstra como o encontro com Jesus pode transformar vidas, trazendo perdão e renovação completa.

Jesus cura um paralítico em Marcos 2

Dias depois, quando Jesus retornou a Cafarnaum, a notícia de que ele tinha voltado se espalhou rapidamente.
Em pouco tempo, a casa onde estava hospedado ficou tão cheia que não havia lugar nem do lado de fora da porta. Enquanto ele anunciava a palavra de Deus, quatro homens vieram carregando um paralítico numa maca.
Por causa da multidão, não tinham como levá-lo até Jesus. Então abriram um buraco no teto, acima de onde Jesus estava. Em seguida, baixaram o homem na maca, bem na frente dele.
Ao ver a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Filho, seus pecados estão perdoados".
Alguns dos mestres da lei que estavam ali sentados pensaram:
"O que ele está dizendo? Isso é blasfêmia! Somente Deus pode perdoar pecados!".
Jesus logo percebeu o que eles estavam pensando e perguntou: "Por que vocês questionam essas coisas em seu coração?
O que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Seus pecados estão perdoados’ ou ‘Levante-se, pegue sua maca e ande’?
Mas eu lhes mostrarei que o Filho do Homem tem autoridade na terra para perdoar pecados". Então disse ao paralítico:
"Levante-se, pegue sua maca e vá para casa".
O homem se levantou de um salto, pegou sua maca e saiu andando diante de todos. A multidão ficou admirada e louvava a Deus, exclamando: "Nunca vimos nada igual!".

- Marcos 2:1-12

Em um ato de confiança e persistência, os amigos de um homem paralítico o levaram até Jesus, enfrentando muitos obstáculos para alcançá-Lo. Uma grande multidão impedia a aproximação daquele homem, deitado numa maca. A única hipótese que encontraram, foi descer o paralítico, pelo telhado da casa onde Jesus ensinava.

Ao ver a fé daqueles que O buscavam, Jesus, primeiramente, perdoou os pecados do homem paralítico, e também o curou fisicamente, permitindo que ele se levantasse e andasse. Esse emocionante milagre ressaltou a divindade de Cristo, percebida na Sua autoridade para perdoar pecados e em Seu poder para curar. Além disso, também aprendemos sobre a importância da fé e da união entre os irmãos na busca pela restauração espiritual e física.

Jesus cura um paralítico em Cafarnaum em Lucas 5

Certo dia, quando ele ensinava, estavam sentados ali fariseus e mestres da lei, procedentes de todos os povoados da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar os doentes.
Vieram alguns homens trazendo um paralítico numa maca e tentaram fazê-lo entrar na casa, para colocá-lo diante de Jesus.
Não conseguindo fazer isso, por causa da multidão, subiram ao terraço e o baixaram em sua maca, através de uma abertura, até o meio da multidão, bem em frente de Jesus.
Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: "Homem, os seus pecados estão perdoados".
Os fariseus e os mestres da lei começaram a pensar: "Quem é esse que blasfema? Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?"
Jesus, sabendo o que eles estavam pensando, perguntou: "Por que vocês estão pensando assim?
Que é mais fácil dizer: 'Os seus pecados estão perdoados', ou: 'Levante-se e ande'?
Mas para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados" - disse ao paralítico - "eu digo a você: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa".
Imediatamente ele se levantou na frente deles, pegou a maca em que estivera deitado e foi para casa louvando a Deus.
Todos ficaram atônitos e glorificavam a Deus e, cheios de temor, diziam: "Hoje vimos coisas extraordinárias!"

- Lucas 5:17-26

Quer conhecer outros milagres de Jesus? Leia também: