Versículos de Jeremias 1-4


Jeremias 1-4 na Bíblia

Durante o reinado de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, o Senhor dirigiu esta palavra a Jeremias:
Jeremias 35:1

O Senhor dirigiu a palavra a Jeremias, dizendo:
Jeremias 35:12

Jeremias disse à comunidade dos recabi­tas: "Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: 'Vocês têm obedecido àquilo que o seu antepassado Jonadabe ordenou; têm cumprido todas as suas instruções e têm feito tudo o que ele ordenou'.
Jeremias 35:18

No quarto ano do reinado de Jeoa­quim, filho de Josias, rei de Judá, o Senhor dirigiu esta palavra a Jeremias:
Jeremias 36:1

Então Jeremias chamou Baruque, filho de Nerias, para que escrevesse no rolo, confor­me Jeremias ditava, todas as palavras que o Senhor lhe havia falado.
Jeremias 36:4

Depois Jeremias disse a Baruque: "Estou preso; não posso ir ao tem­plo do Senhor.
Jeremias 36:5

E Baruque, filho de Nerias, fez exata­mente tudo aquilo que o profeta Jeremias lhe mandou fazer e leu as palavras do Senhor.
Jeremias 36:8

Baruque leu a todo o povo as palavras de Jeremias escritas no rolo. Ele as leu no templo do Senhor, da sala de Gemarias, filho do secretário Safã. A sala ficava no pátio superior, na porta Nova do templo.
Jeremias 36:10

Perguntaram a Baruque: "Diga-nos, como você escreveu tudo isso? Foi Jeremias quem o ditou a você?"
Jeremias 36:17

Os líderes disseram a Baruque: "Vá esconder-se com Jeremias; e que ninguém saiba onde vocês estão".
Jeremias 36:19

Em vez disso, o rei ordenou a Jerameel, filho do rei, Seraías, filho de Azriel, e Selemias, filho de Abdeel, que prendessem o escriba Baruque e o profeta Jeremias. Mas o Senhor os tinha escon­dido.
Jeremias 36:26

Depois que o rei queimou o rolo que continha as palavras ditadas por Jeremias e redigidas por Baru­que, o Senhor dirigiu esta palavra a Jeremias:
Jeremias 36:27

Então Jeremias pegou outro rolo e o deu ao escriba Baruque, filho de Nerias, para que escrevesse nele, conforme Jeremias ditava, todas as palavras do livro que Jeoaquim, rei de Judá, tinha queimado, além de muitas outras palavras semelhantes que foram acrescentadas.
Jeremias 36:32

Nem ele, nem seus conselhe­iros, nem o povo da terra deram atenção às palavras que o Senhor tinha falado por meio do profeta Jeremias.
Jeremias 37:2

O rei Zedequias, porém, mandou Jucal, filho de Selemias, e o sacerdote Sofonias, filho de Maaseias, ao profeta Jeremias com esta mensagem: "Ore ao Senhor, ao nosso Deus, em nosso favor".
Jeremias 37:3

Naquela época, Jeremias estava livre para circular entre o povo, pois ainda não tinha sido preso.
Jeremias 37:4

O Senhor dirigiu esta palavra ao profe­ta Jeremias:
Jeremias 37:6

Jeremias saiu da cidade para ir ao terri­tório de Benjamim a fim de tomar posse da propriedade que tinha entre o povo daquele lugar.
Jeremias 37:12

"Isso não é verdade!", disse Jeremias. "Não estou passando para o lado dos babilôni­os." Mas Jerias não quis ouvi-lo; e, prendendo Jeremias, o levou aos líderes.
Jeremias 37:14

Eles ficaram furiosos com Jeremias, espancaram-no e o pren­deram na casa do secretário Jônatas, que tinham transformado numa prisão.
Jeremias 37:15

Jeremias foi posto numa cela subterrâ­nea da prisão, onde ficou por muito tempo.
Jeremias 37:16

Então o rei mandou buscá-lo, e Jeremias foi trazido ao palácio. E, secretamente, o rei lhe perguntou: "Há alguma palavra da parte do Senhor?"
"Há", respondeu Jeremias, "você será entregue nas mãos do rei da Babilônia."
Jeremias 37:17

Então Jeremias disse ao rei Zedequias: "Que crime cometi contra você ou contra os seus conselheiros ou contra este povo para que você me mandasse para a prisão?
Jeremias 37:18

Então o rei Zedequias deu ordens para que Jeremias fosse colocado no pátio da guarda e que diariamente recebesse pão da rua dos padeiros, enquanto houvesse pão na cidade. Assim, Jeremias permaneceu no pátio da guarda.
Jeremias 37:21

E ocorreu que Sefatias, filho de Matã, Gedalias, filho de Pasur, Jucal, filho de Selemias, e Pasur, filho de Malquias, ouviram o que Jeremias estava dizendo a todo o povo:
Jeremias 38:1

Assim, pegaram Jeremias e o jogaram na cisterna de Malquias, filho do rei, a qual ficava no pátio da guarda. Baixaram Jeremias por meio de cordas para dentro da cisterna. Não havia água na cisterna, mas somente lama; e Jeremias afundou na lama.
Jeremias 38:6

Mas Ebede-Meleque, o etíope, oficial do palácio real, ouviu que eles tinham jogado Jeremias na cisterna. Ora, o rei estava sentado junto à porta de Benjamim,
Jeremias 38:7

"Ó rei, meu senhor, esses homens cometeram um mal em tudo o que fizeram ao profeta Jeremias. Eles o jogaram numa cisterna para que morra de fome, pois já não há mais pão na cidade".
Jeremias 38:9

Então o rei ordenou a Ebede-Meleque, o etíope: "Leve com você três homens sob as suas ordens e retire o profeta Jeremias da cister­na antes que ele morra".
Jeremias 38:10

Então Ebede-Meleque levou consigo os homens que estavam sob as suas ordens e foi à sala que fica debaixo da tesouraria do palácio. Pegou alguns trapos e roupas velhas e desceu cordas até Jeremias na cisterna.
Jeremias 38:11