Deus confunde os inimigos


O verdadeiro inimigo é o diabo, que quer provocar ódio, discórdia e nos afastar de Deus. Mas, é importante lembrar que Deus é soberano e tem poder sobre todas as coisas, inclusive sobre os nossos inimigos, tal como aconteceu com Jó.

A Bíblia está repleta de exemplos em que Deus confundiu os planos dos inimigos e concedeu a vitória a seu povo. No livro de Êxodo, Deus libertou os hebreus da escravidão no Egito, apesar da resistência de Faraó. No livro de Ester, Deus frustrou os planos malignos de Hamã e salvou o povo judeu. Em 2 Crônicas 20, vemos como Deus confundiu os exércitos inimigos de Judá, fazendo-os lutarem entre si. Nos Evangelhos, vemos como Jesus nos salvou e frustrou os planos de satanás!

Deus é o nosso protetor e defensor, e Ele tem o poder de confundir e frustrar os planos do inimigo.

Deus confunde os inimigos na Bíblia

Então Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor afastou o mar e o tornou em terra seca, com um forte vento oriental que so­prou toda aquela noite. As águas se dividiram, e os israelitas atravessaram pelo meio do mar em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda. Os egípcios os perseguiram, e todos os cavalos, carros de guerra e cavaleiros do faraó foram atrás deles até o meio do mar. No fim da madrugada, do alto da coluna de fogo e de nuvem, o Senhor viu o exército dos egípcios e o pôs em confusão. Fez que as rodas dos seus carros começassem a soltar-se, de forma que tinham dificuldade em conduzi-los. E os egípcios gritaram: "Vamos fugir dos israelitas! O Senhor está lutando por eles contra o Egito".
Êxodo 14:21-25

Depois de consultar o povo, Josafá nomeou alguns homens para cantarem ao Senhor e o louvarem pelo esplendor de sua santidade, indo à frente do exército, cantando:
"Deem graças ao Senhor,
pois o seu amor dura para sempre". Quando começaram a cantar e a entoar louvores, o Senhor preparou emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e dos montes de Seir, que estavam invadindo Judá, e eles foram derrotados. Os amonitas e os moabitas atacaram os dos montes de Seir para destruí-los e aniquilá-los. Depois de massacrarem os ho­mens de Seir, destruíram-se uns aos outros. Quando os homens de Judá foram para o lugar de onde se avista o deserto e olha­ram para o imenso exército, viram somente cadáveres no chão; ninguém havia escapado.
2 Crônicas 20:21-24

E voltando o rei do jardim do palácio ao salão do banquete, viu Hamã caído sobre o assento onde Ester estava reclinada. E então exclamou: "Chegaria ele ao cúmulo de violentar a rainha na minha presença e em minha própria casa?"
Mal o rei terminou de dizer isso, alguns oficiais cobriram o rosto de Hamã. E um deles, chamado Harbona, que estava a serviço do rei, disse: "Há uma forca de mais de vinte metros de altura junto à casa de Hamã, que ele fez para Mardoqueu, aquele que intercedeu pela vida do rei".
Então o rei ordenou: "Enforquem-no nela!" Assim Hamã morreu na forca que tinha preparado para Mardoqueu; e a ira do rei se acalmou.
Ester 7:8-10

O Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam constru­indo. E disse o Senhor: "Eles são um só povo e falam uma só língua, e come­çaram a construir isso. Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer­. Venham, desçamos e confundamos a língua que falam, para que não entendam mais uns aos outros". Assim o Senhor os dispersou dali por toda a terra, e pararam de construir a cidade. Por isso foi chamada Babel, porque ali o Senhor confundiu a língua de todo o mun­do. Dali o Senhor os espalhou por toda a terra.
Gênesis 11:5-9

Clamo ao Senhor,
que é digno de louvor,
e sou salvo dos meus inimigos.
2 Samuel 22:4

Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.
Tiago 4:7

Quando os meus inimigos
contigo se defrontam,
tropeçam e são destruídos. Pois defendeste o meu direito e a minha causa;
em teu trono te assentaste,
julgando com justiça.
Salmos 9:3-4

A ti, Senhor, elevo a minha alma. Em ti confio, ó meu Deus.
Não deixes que eu seja humilhado
nem que os meus inimigos triunfem sobre mim! Nenhum dos que esperam em ti
ficará decepcionado;
decepcionados ficarão
aqueles que, sem motivo, agem traiçoeiramente.
Salmos 25:1-3

Quando os caminhos de um homem
são agradáveis ao Senhor,
ele faz que até os seus inimigos
vivam em paz com ele.
Provérbios 16:7

pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
Efésios 6:12

O meu futuro está nas tuas mãos;
livra-me dos meus inimigos
e daqueles que me perseguem.
Salmos 31:15

Não se alegre quando
o seu inimigo cair,
nem exulte o seu coração
quando ele tropeçar, para que o Senhor não veja isso
e se desagrade
e desvie dele a sua ira.
Provérbios 24:17-18

Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor. Ao contrário:
"Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer;
se tiver sede, dê-lhe de beber.
Fazendo isso, você amontoará brasas vivas
sobre a cabeça dele". Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.
Romanos 12:19-21

"Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam.
Lucas 6:27-28

"Se você encontrar perdido o boi ou o jumento que pertence ao seu inimigo, leve-o de volta a ele. Se você vir o jumento de alguém que o odeia caído sob o peso de sua carga, não o aban­done, procure ajudá-lo.
Êxodo 23:4-5

"Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo'. Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.
Mateus 5:43-45

Tu me livraste dos meus inimigos;
sim, fizeste-me triunfar
sobre os meus agressores,
e de homens violentos me libertaste. Por isso eu te louvarei entre as nações,
ó Senhor;
cantarei louvores ao teu nome.
Salmos 18:48-49

Quem fere por amor
mostra lealdade,
mas o inimigo multiplica beijos.
Provérbios 27:6

Não se alegre a minha inimiga
com a minha desgraça.
Embora eu tenha caído,
eu me levantarei.
Embora eu esteja morando nas trevas,
o Senhor será a minha luz.
Miquéias 7:8

Os teus mandamentos me tornam
mais sábio que os meus inimigos,
porquanto estão sempre comigo.
Salmos 119:98

Pois, como já disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo.
Filipenses 3:18

Se o seu inimigo tiver fome,
dê-lhe de comer;
se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará
brasas vivas sobre a cabeça dele,
e o Senhor recompensará você.
Provérbios 25:21-22

Veja também o que a Bíblia diz sobre: