Versículos de Falsidade

Deus é verdadeiro e puro e detesta a falsidade. O diabo usou a falsidade para levar o homem a pecar. Jesus é a Verdade. Toda a falsidade se opõe a Jesus.

Muitas pessoas na Bíblia foram falsas, mentiram e enganaram. Essas pessoas causaram problemas e divisões. Algumas pessoas se arrependeram mas outras foram castigadas por Deus.

A Bíblia nos ensina a abandonar a falsidade. Ser honesto pode ser difícil às vezes mas a falsidade nos afasta de Deus. Enganar as pessoas é errado. Para não cair na falsidade nem ser enganado, é importante conhecer a Bíblia e obedecer a Deus.

Falsidade na Bíblia

Deus não é homem para que minta,
nem filho de homem
para que se arrependa.
Acaso ele fala e deixa de agir?
Acaso promete e deixa de cumprir?

Números 23:19

Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.

Efésios 4:25

"Não darás falso testemunho contra o teu próximo.

Êxodo 20:16

A testemunha falsa não ficará sem castigo,
e aquele que despeja mentiras
não sairá livre.

Provérbios 19:5

Sim, pois são muitas
as nossas transgressões diante de ti,
e os nossos pecados
testemunham contra nós.
As nossas transgressões
estão sempre conosco,
e reconhecemos as nossas iniquidades: rebelar-nos contra o Senhor e traí-lo,
deixar de seguir o nosso Deus,
fomentar a opressão e a revolta,
proferir as mentiras que os nossos
corações conceberam.

Isaías 59:12-13

Há seis coisas que o Senhor odeia,
sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa,
mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos,
pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras
e aquele que provoca discórdia
entre irmãos.

Provérbios 6:16-19

Recomendo, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e põem obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos.

Romanos 16:17-18

Guarde a sua língua do mal
e os seus lábios da falsidade.

Salmos 34:13

Odeio e detesto a falsidade,
mas amo a tua lei.

Salmos 119:163

Pois nossa exortação não tem origem no erro nem em motivos impuros, nem temos intenção de enganá-los; ao contrário, como homens aprovados por Deus para nos confiar o evangelho, não falamos para agradar pessoas, mas a Deus, que prova o nosso coração.

1 Tessalonicenses 2:3-4

Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.

Gálatas 6:3

Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

1 João 1:8

A integridade dos justos os guia,
mas a falsidade dos infiéis os destrói.

Provérbios 11:3

Faze-me justiça, Senhor,
pois tenho vivido com integridade.
Tenho confiado no Senhor, sem vacilar. Sonda-me, Senhor, e prova-me,
examina o meu coração e a minha mente; pois o teu amor está sempre diante de mim,
e continuamente sigo a tua verdade. Não me associo com homens falsos
nem ando com hipócritas;

Salmos 26:1-4

O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada

1 Timóteo 4:1-2

Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão!

Gênesis 3:4

Como Jacó gostava muito de Ra­quel, disse: "Tra­balharei sete anos em troca de Raquel, sua filha mais nova". Labão respondeu: "Será melhor dá-la a você do que a algum outro homem. Fique aqui comigo". Então Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a ama­va. Então disse Jacó a Labão: "Entregue-me a minha mulher. Cumpri o prazo previsto e que­ro deitar-me com ela". Então Labão reuniu todo o povo daquele lugar e deu uma festa. Mas, quando a noite chegou, deu sua filha Lia a Jacó, e Jacó deitou-se com ela. Labão também entregou sua serva Zilpa à sua filha, para que ficasse a serviço dela. Quando chegou a manhã, lá estava Lia. Então Jacó disse a Labão: "Que foi que você me fez? Eu não trabalhei por Raquel? Por que você me enganou?"

Gênesis 29:18-25

Disse o faraó: "Eu os deixarei ir e ofe­recer sacrifícios ao Senhor, o seu Deus, no deser­to, mas não se afastem muito e orem por mim também". Moisés respondeu: "Assim que sair da tua presença, orarei ao Senhor, e amanhã os enxames de moscas deixarão o faraó, teus con­selheiros e teu povo. Mas que o faraó não volte a agir com falsidade, impedindo que o povo vá oferecer sacrifícios ao Senhor".

Êxodo 8:28-29

"Não jurem falsamente pelo meu no­me, profanando assim o nome do seu Deus. Eu sou o Senhor.

Levítico 19:12

Então o Senhor me disse: "É mentira o que os profetas estão profetizando em meu nome. Eu não os enviei nem lhes dei ordem nenhuma, nem falei com eles. Eles estão profeti­zando para vocês falsas visões, adivinhações inúteis e ilusões de suas próprias mentes".

Jeremias 14:14

"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.

Mateus 7:15

"O que acham? Havia um homem que tinha dois filhos. Chegando ao primeiro, disse: 'Filho, vá trabalhar hoje na vinha'. "E este respondeu: 'Não quero!' Mas depois mudou de ideia e foi. "O pai chegou ao outro filho e disse a mesma coisa. Ele respondeu: 'Sim, senhor!' Mas não foi. "Qual dos dois fez a vontade do pai?"
"O primeiro", responderam eles.
Jesus lhes disse: "Digo a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus.

Mateus 21:28-31

Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, enfrentei-o face a face, por sua atitude condenável. Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando, porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, temendo os que eram da circuncisão. Os demais judeus também se uniram a ele nessa hipocrisia, de modo que até Barnabé se deixou levar. Quando vi que não estavam andando de acordo com a verdade do evangelho, declarei a Pedro, diante de todos: "Você é judeu, mas vive como gentio e não como judeu. Portanto, como pode obrigar gentios a viverem como judeus?

Gálatas 2:11-14
Veja também o que a Bíblia diz sobre:

Quer Receber Mensagens Bíblicas?