Durante os encontros de células é importante criar um ambiente agradável em torno da Palavra de Deus. Por isso preparamos 5 estudos edificantes para te ajudar a organizar um tempo de partilha e crescimento para os participantes da sua célula.

1. Vivendo o amor do Pai

Versículo para decorar: "Amem uns aos outros com amor fraternal. Quanto à honra, deem sempre preferência aos outros." (Romanos 12:10)

Atividade de Quebra-gelo: "Compartilhe uma experiência onde sentiu o amor de alguém de maneira marcante em sua vida."

Texto-chave: João 13:34-35 (texto complementar: Lucas 10:25-37 - Parábola do Bom samaritano -

"Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros".
- João 13:34-35

Reflexão: Quais são as pessoas mais difíceis de serem amadas? Há alguém que você não consiga amar?Como podemos demonstrar amor uns aos outros de maneira prática? Leia sobre as características do amor: é paciente, é bondoso, não invejoso... (1 Cor. 13:4-8). Pense sobre quais dessas virtudes ainda não brilham na sua vida e nos seus relacionamentos. Ore para que Deus te torne sensível ao amor verdadeiro.

Lição: O amor é a marca distintiva dos seguidores de Cristo.

Aplicação Prática: Planejar uma ação de serviço comunitário para praticar o amor ao próximo. Ideias: visita a idosos, preparar marmitas para sem abrigos, doação de roupas, alimentos e brinquedos a necessitados, aulas gratuitas de instrumentos, inglês, esportes, ou culinária abertas para a comunidade...

2. Nossa Identidade em Cristo

Versículo para memorizar: "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." (2 Coríntios 5:17)

Atividade de quebra-gelo: Mostre para o grupo uma foto antiga ou uma Carteira de Identidade e fale das características daquela pessoa. Na sequência, passe uma caixa com tampa, com um espelho escondido dentro e peça que as pessoas falem da identidade "daquela" pessoa na caixa.
Não sequência peça: "Compartilhe como sua vida mudou desde que você se tornou um seguidor de Cristo.

Texto-chave: Lucas 7:36-50

⁴⁴ E, voltando-se para a mulher, Jesus disse a Simão:
— Você está vendo esta mulher? Quando entrei aqui em sua casa, você não me ofereceu água para lavar os pés; esta, porém, molhou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos.
⁴⁵ Você não me recebeu com um beijo na face; ela, porém, desde que entrei, não deixou de me beijar os pés.
⁴⁶ Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas esta, com perfume, ungiu os meus pés.
⁴⁷ Por isso, afirmo a você que os muitos pecados dela foram perdoados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.
- Lucas 7:44-47

Reflexão: Como nossa identidade é transformada ao aceitar a Cristo?
Qual a diferença entre as atitudes da mulher pecadora e do fariseu, Simão? Como você se vê: como um devedor de 50 ou de 500 denários? Isso irá determinar como você se vê, e a sua atitude perante Deus e as pessoas.

Lição: Somos novas criaturas em Cristo, com um propósito e valor eterno.
Depois que a graça de Deus alcançou nosso coração, o Seu amor nos transforma e liberta, todos os dias. Ele nos faz gratos, humildes e dedicados. Não importa o nosso passado, Deus muda a nossa história.

Aplicação Prática: Refletir sobre a identidade em Cristo e encorajar uns aos outros a viver de acordo com essa verdade.

3. Que Vaso sou eu?

Versículo-chave: "Como vaso de barro coberto de prata, assim são os lábios amorosos e o coração mau. (Provérbios 26:23)

Texto-chave: 2 Timóteo 2:14-26 (Texto complementar: Romanos 9:19-24)

²⁰ Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.
²¹ De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor e preparado para toda boa obra.
- 2 Timóteo 2:20-21

Quebra-gelo: Prepare 2 vasos antes do encontro - 1 muito sujo, com restos de terra (tipo de jardim), e outro bonito e limpo (interior) Mostre os dois utensílios e faça perguntas sobre as diferenças e qual seriam seus usos respectivos.

Reflexão: O vaso é um instrumento que poder ter muitas utilidades, consoante o seu material, estado e propósito. Pense em como um vaso projetado para embelezar um lindo palácio poderá perder sua utilidade? Na analogia do texto, como um vaso simples poderá se tornar num vaso de honra, para Deus? Quais as finalidades do vaso de honra falados nestes textos?

Lição: Para ser um vaso honroso nas mãos de Deus, precisamos nos abster do pecado. Viver em retidão, separados do mal, para ser usado pelo Senhor, preparados para toda boa obra. No contexto anterior, no capítulo 2 de 2 Timóteo, o apóstolo Paulo alerta para alguns perigos: conversas inúteis ou mundanas, desviar da verdade, perturbar a fé de alguns. Note em áreas da sua vida você precisa de transformação: relacionamentos tóxicos, conversas inúteis (inclusive nas redes sociais), mentiras, mau testemunho.

Aplicação prática: Escreva numa folha em quais áreas específicas você tem falhado e precisa da purificação de Deus. Ore pedindo perdão a Deus, e para que Ele te ajude a se afastar dessas falhas. Purifique-se, deixe os maus hábitos, se afastando de pessoas que te influenciam negativamente e faça a diferença, com uma comunicação edificante e abençoadora!

4. Cinco passos para uma vida plena e feliz

Versículo para decorar: O coração alegre embeleza o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate. (Provérbios 15:13)

Atividade de Quebra-gelo: "Compartilhe uma resposta de oração que você experimentou recentemente."

Texto-chave: Filipenses 4:4-7

"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!
Que a moderação de vocês seja conhecida por todos. Perto está o Senhor.
Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus."
- Filipenses 4:4-7

Esse texto nos traz 5 orientações claras do que devemos fazer para alcançar a paz de Deus em nossas vidas.

  1. Alegrar-se no Senhor.
  2. Ser moderado nos relacionamentos.
  3. Reconhecer a presença de Deus em sua vida.
  4. Não permitir que a ansiedade seja sua companheira.
  5. Orar, contando tudo a Deus em oração.

Jesus também prometeu que nos concederia a sua própria paz:

Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo.
- João 14:27

Reflexão: Quais são as causas das inquietações da sua mente e coração?
Ansiedade, estresse, medo, opressão, amargura, procrastinação, desânimo e depressão são algumas palavras de ordem atualmente. Todos nós já enfrentamos algum dessas situações na vida e sabemos como é difícil viver sem paz. Mas Deus decidiu nos amar e está de braços abertos para nos ajudar a vencer os males deste século.

Lição: O nome da sua paz é JESUS! Acima de tudo, Deus nos deu a Sua paz por meio da pessoa de Cristo.

Aplicação: Creia que tudo pode mudar se você: fizer Dele a Sua alegria, buscar equilíbrio e moderação em Deus, reconhecer a presença do Senhor no seu dia a dia, expulsar a ansiedade do coração, colocando tudo nas mãos de Deus em oração. Assim, a paz de Deus virá e protegerá sua mente e coração em Jesus!

5. Sabedoria para tomar decisões

Versículo-chave: Se, porém, algum de vocês necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá com generosidade e sem reprovações, e ela lhe será concedida. (Tiago 1:5)

Texto-chave: Provérbios 3:5-6 (Provérbios 2:6)

Confie no Senhor de todo o seu coração
e não se apoie no seu próprio entendimento.
Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos,
e ele endireitará as suas veredas.

- Provérbios 3:5-6

Quebra-gelo: Conversem sobre decisões difíceis da vida e em como Deus ajudou a ter sabedoria para ultrapassá-las. Apresente situações hipotéticas, consoante a realidade dos participantes - namoro (jovens), sociedade nos negócios (adultos), amizades na escola (crianças), etc.

Reflexão: Como podemos buscar a sabedoria de Deus antes de tomar decisões?

Lição: Deus sinaliza sempre em qual direção devemos seguir na vida. Para isso precisamos estar totalmente alinhados ao Senhor e à Sua Palavra. Daí, quando surgirem situações simples ou complicadas, buscaremos Nele a sabedoria para decidir.

Aplicação prática: É importante confiar em Deus em vez de depender apenas da nossa compreensão. Ore por orientação divina em decisões importantes, consultando também os princípios bíblicos para dar o passo seguinte. Peça conselhos a pessoas mais maduras na fé, irmãos idôneos, ou familiar com quem possa partilhar suas dúvidas e orar contigo.

Veja mais estudos Bíblicos organizados por temas.

Mais recursos para células: