Versículos sobre o Dízimo

Dar o dízimo é uma prática que começou no Antigo Testamento, quando o povo de Deus tinha a ordem de dar a décima parte das suas colheitas e rebanhos.

No entanto, no Novo Testamento, não há nenhuma lei ou recomendação que obrigue a dar a décima parte do seu rendimento. Pessoas dão mais, menos ou não dão.

Apesar disso, é possível ver que a atitude de dar é encorajada na Bíblia, sendo que as pessoas devem dar de acordo com o seu coração e com alegria, e não por obrigação.

O que a Bíblia diz sobre o Dízimo:

E bendito seja o Deus Altíssimo,
que entregou seus inimigos
em suas mãos".
E Abrão lhe deu o dízimo de tudo.

Gênesis 14:20

"Todos os dízimos da terra - seja dos cereais, seja das frutas - pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor. Se um homem desejar resgatar parte do seu dízi­mo, terá que acrescentar um quinto ao seu va­lor. O dízimo dos seus rebanhos, um de cada dez animais que passem debaixo da vara do pastor, será consagrado ao Senhor.

Levítico 27:30-32

"Dou aos levitas todos os dízimos em Israel como retribuição pelo trabalho que fazem ao servirem na Tenda do Encontro.

Números 18:21

"Separem o dízimo de tudo o que a terra produzir anualmente.

Deuteronômio 14:22

Deem e será dado a vocês: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês".

Lucas 6:38

Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.

2 Coríntios 9:7

Vocês não sabem que aqueles que trabalham no templo alimentam-se das coisas do templo, e que os que servem diante do altar participam do que é oferecido no altar? Da mesma forma, o Senhor ordenou àqueles que pregam o evangelho que vivam do evangelho.

1 Coríntios 9:13-14

Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derra­mar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.

Malaquias 3:10

"Pode um homem roubar de Deus? Contudo vocês estão me roubando. E ainda perguntam: 'Como é que te roubamos?' Nos dízimos e nas ofertas.

Malaquias 3:8

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas.

Mateus 23:23

Honre o Senhor
com todos os seus recursos
e com os primeiros frutos
de todas as suas plantações;

Provérbios 3:9

Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe,
o mundo e os que nele vivem;

Salmos 24:1

Deem ao Senhor
a glória devida ao seu nome
e entrem nos seus átrios trazendo ofertas.

Salmos 96:8

Quer Receber Mensagens Bíblicas?