Versículos de Dança

Dançar é uma forma de louvar a Deus com todas as nossas forças! Na Bíblia os israelitas dançavam na presença de Deus para mostrar sua alegria. Dançar é uma expressão de alegria. Pessoas tristes não dançam mas Deus promete mudar nossa tristeza em danças de alegria!

Mas também podemos usar a dança como uma coisa ruim. Uma jovem seduziu o rei Herodes com sua dança e manipulou-o a matar João Batista. Por outro lado, quando a esposa de Davi o censurou por dançar de forma pura perante Deus, ela foi castigada. Não devemos rejeitar toda a dança como sendo ruim.

Dança na Bíblia

Mudaste o meu pranto em dança,
a minha veste de lamento em veste de alegria, para que o meu coração
cante louvores a ti e não se cale.
Senhor, meu Deus,
eu te darei graças para sempre.
Salmos 30:11-12

Alegre-se Israel no seu Criador,
exulte o povo de Sião no seu Rei! Louvem eles o seu nome com danças;
ofereçam-lhe música
com tamborim e harpa.
Salmos 149:2-3

louvem-no com tamborins e danças,
louvem-no com instrumentos de cordas
e com flautas, louvem-no com címbalos sonoros,
louvem-no com címbalos ressonantes. Tudo o que tem vida louve o Senhor!
Aleluia!
Salmos 150:4-6

Então Miriã, a profeti­sa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando. E Miriã lhes respondia, cantando:
"Cantem ao Senhor,
pois triunfou gloriosamente.
Lançou ao mar o cavalo
e o seu cavaleiro".
Êxodo 15:20-21

Dos nossos corações fugiu a alegria;
nossas danças se transformaram
em lamentos. A coroa caiu da nossa cabeça.
Ai de nós, porque temos pecado!
Lamentações 5:15-16

Então as moças dançarão de alegria,
como também os jovens
e os velhos.
Transformarei o lamento deles
em júbilo;
eu lhes darei consolo e alegria
em vez de tristeza.
Jeremias 31:13

tempo de chorar e tempo de rir,
tempo de prantear e tempo de dançar,
Eclesiastes 3:4

Quando os soldados voltavam para casa, depois que Davi matou o filisteu, as mulheres saíram de todas as cidades de Israel ao encontro do rei Saul com cânticos e danças, com tamborins, com músicas alegres e instrumentos de três cordas. As mulheres dançavam e cantavam:
"Saul matou milhares;
Davi, dezenas de milhares".
1 Samuel 18:6-7

Quando a filha de Herodias entrou e dançou, agradou a Herodes e aos convidados. O rei disse à jovem: "Peça-me qualquer coisa que você quiser, e eu darei". E prometeu-lhe sob juramento: "Seja o que for que me pedir, eu darei, até a metade do meu reino". Ela saiu e disse à sua mãe: "Que pedirei?"
"A cabeça de João Batista", respondeu ela.
Marcos 6:22-24

Quando Moisés aproximou-se do acam­pamento e viu o bezerro e as danças, irou-se e jogou as tábuas no chão, ao pé do monte, quebrando-as.
Êxodo 32:19

Da­vi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor, en­quanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas.
2 Samuel 6:14-15

Voltando Davi para casa para aben­çoar sua família, Mical, filha de Saul, saiu ao seu encontro e lhe disse: "Como o rei de Israel se destacou hoje, tirando o manto na frente das escravas de seus servos, como um homem vul­gar!" Mas Davi disse a Mical: "Foi perante o Senhor que eu dancei, perante aquele que me escolheu em lugar de seu pai ou de qualquer outro da família dele, quan­do me designou soberano sobre o povo do Senhor, sobre Israel; perante o Senhor celebrarei e me rebaixarei ainda mais, e me humilharei aos meus próprios olhos. Mas serei honrado por essas escravas que você mencionou". E até o dia de sua morte, Mical, filha de Saul, jamais teve filhos.
2 Samuel 6:20-23