Versículos sobre a Bíblia

A Bíblia é a Palavra de Deus, escrita por pessoas inspiradas por Deus. A Bíblia nos ensina sobre Deus e como podemos ter um relacionamento pessoal com Ele, através de Jesus. A Bíblia também serve para nos guiar, confortar, corrigir, curar.

O nome "Bíblia" vem da palavra grega biblos, que significa "livro". Não encontramos na Bíblia a palavra "Bíblia" mas há sinônimos: Escrituras (que significa palavras escritas), Sagradas Letras e Palavra de Deus.

Não há nenhum livro como a Bíblia, que foi escrita por muitas pessoas diferentes ao longo de cerca de 1500 anos. Mesmo assim, ela é coerente! Isso é porque o verdadeiro Autor foi Deus. Ele revelou sua Palavra para que fosse registrada para nos guiar.

A mensagem central da Bíblia é simples: Deus nos ama, mesmo quando fazemos coisas erradas; por isso, Ele enviou Jesus para nos libertar do pecado e nos dar a vida eterna com Ele. Quando entendemos e aceitamos isso, Deus nos dá seu Espírito para podermos compreender o resto da Bíblia.

O que a Bíblia diz sobre a própria Bíblia

Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.

2 Pedro 1:20-21

Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.

Hebreus 4:12

Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

2 Timóteo 3:15-17

Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.

Mateus 24:35

mas a palavra do Senhor
permanece para sempre".
Essa é a palavra que foi anunciada a vocês.

1 Pedro 1:25

Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.

Atos dos Apóstolos 17:11

Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino.

1 Timóteo 4:13

Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;

João 5:39

Ele lhes disse: "Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram! Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória?" E, começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras.

Lucas 24:25-27

Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo escreveu a vocês, com a sabedoria que Deus lhe deu. Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles.

2 Pedro 3:15-16

Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: "O senhor entende o que está lendo?" Ele respondeu: "Como posso entender se alguém não me explicar?" Assim, convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado. O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura:
"Ele foi levado como ovelha para o matadouro,
e, como cordeiro mudo
diante do tosquiador,
ele não abriu a sua boca.

Atos dos Apóstolos 8:30-32

"Cada palavra de Deus
é comprovadamente pura;
ele é um escudo para quem
nele se refugia. Nada acrescente às palavras dele,
do contrário, ele o repreenderá
e mostrará que você é mentiroso.

Provérbios 30:5-6

Como pode o jovem
manter pura a sua conduta?
Vivendo de acordo com a tua palavra.

Salmos 119:9

Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'".

Mateus 4:4

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

João 17:17

A verdade é a essência da tua palavra,
e todas as tuas justas ordenanças são eternas.

Salmos 119:160

Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.

1 Coríntios 2:12-14

E a palavra do Senhor veio novamente a Zacarias:

Zacarias 7:8

O Senhor dirigiu a palavra a Jeremias:

Jeremias 33:19

Então a palavra do Senhor veio a Elias:

1 Reis 17:8

Então a palavra do Senhor veio a Isaías:

Isaías 38:4

Uma advertência: a palavra do Se­nhor contra Israel, por meio de Malaquias.

Malaquias 1:1

A palavra do Senhor que veio a Joel, filho de Petuel.

Joel 1:1

Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro. Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro.

Apocalipse 22:18-19

Quer Receber Mensagens Bíblicas?