Versículos de Ajuda ao proximo

Compartilhar no Facebook

Ajuda ao proximo na Bíblia

Por essa razão queixaram-se a Moisés e exigiram: "Dê-nos água para beber".
Ele respondeu: "Por que se queixam a mim? Por que põem o Senhor à prova?"
Êxodo 17:2
Compartilhar no Facebook

Sempre haverá pobres na terra. Portanto, eu ordeno a você que abra o coração para o seu irmão israelita, tanto para o pobre como para o necessitado de sua terra.
Deuteronômio 15:11
Compartilhar no Facebook

Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.
Mateus 5:16
Compartilhar no Facebook

Dê a quem pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir algo emprestado.
Mateus 5:42
Compartilhar no Facebook

Jesus enviou os doze com as seguintes instruções: "Não se dirijam aos gentios, nem entrem em cidade alguma dos samaritanos.
Mateus 10:5
Compartilhar no Facebook

Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram'. "Então os justos lhe responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?' "O Rei responderá: 'Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram'.
Mateus 25:35-40
Compartilhar no Facebook

"O que devemos fazer então?", perguntavam as multidões. João respondia: "Quem tem duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma; e quem tem comida faça o mesmo".
Lucas 3:10-11
Compartilhar no Facebook

Vendam o que têm e deem esmolas. Façam para vocês bolsas que não se gastem com o tempo, um tesouro nos céus que não se acabe, onde ladrão algum chega perto e nenhuma traça destrói. Pois, onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração.
Lucas 12:33-34
Compartilhar no Facebook

O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei.
João 15:12
Compartilhar no Facebook

Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.
Tiago 1:17
Compartilhar no Facebook

De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.
Tiago 2:14-17
Compartilhar no Facebook

Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.
João 15:13
Compartilhar no Facebook

Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?
1 João 3:17
Compartilhar no Facebook

Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
1 João 4:19-20
Compartilhar no Facebook

Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: 'Há maior felicidade em dar do que em receber' ". Tendo dito isso, ajoelhou-se com todos eles e orou. Todos choraram muito e, abraçando-o, o beijavam. O que mais os entristeceu foi a declaração de que nunca mais veriam a sua face. Então o acompanharam até o navio.
Atos dos Apóstolos 20:35-38
Compartilhar no Facebook

Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade.
Romanos 12:13
Compartilhar no Facebook

Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.
Romanos 15:1
Compartilhar no Facebook

Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.
2 Coríntios 8:9
Compartilhar no Facebook

Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.
Gálatas 6:2
Compartilhar no Facebook

O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.
Efésios 4:28
Compartilhar no Facebook

Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.
Filipenses 2:4
Compartilhar no Facebook

Outros Versículos encontrados:

Não diga ao seu próximo:
"Volte amanhã, e eu darei algo a você",
se pode ajudá-lo hoje.
Provérbios 3:28

Não é partilhar sua comida
com o faminto,
abrigar o pobre desamparado,
vestir o nu que você encontrou,
e não recusar ajuda ao próximo?
Isaías 58:7

A todo aquele que derramar sangue, tanto ho­mem como animal, pedirei contas; a cada um pedirei contas da vida do seu próximo.
Gênesis 9:5

Abrão ficou na terra de Canaã, mas Ló mudou seu acampamento para um lugar próximo a Sodo­ma, entre as cidades do vale.
Gênesis 13:12

Então Abrão mudou seu acampamento e passou a viver próximo aos carvalhos de Manre, em Hebrom, onde construiu um altar dedicado ao Senhor.
Gênesis 13:18

e os horeus desde os montes de Seir até El-Parã, próximo ao deserto.
Gênesis 14:6

Mas alguém que tinha escapado veio e relatou tudo a Abrão, o hebreu, que vivia próximo aos carvalhos de Manre, o amorreu. Manre e os seus irmãos Escol e Aner eram aliados de Abrão.
Gênesis 14:13

Depois da morte de Abraão, Deus abençoou seu filho Isaque. Isaque morava próximo a Beer-Laai-Roi.
Gênesis 25:11

Seus descendentes se estabeleceram na região que vai de Havilá a Sur, próximo à fronteira com o Egito, na direção de quem vai para Assur. E viveram em hostilidade contra todos os seus irmãos.
Gênesis 25:18

Tendo voltado de Padã-Arã, Jacó che­gou a sal­vo à cidade de Si­quém, em Canaã, e acampou próximo da cidade.
Gênesis 33:18

En­tão entregaram a Jacó todos os deuses es­trangeiros que possuíam e os brincos que usa­vam nas orelhas, e Jacó os enterrou ao pé da gran­de árvore, próximo a Siquém.
Gênesis 35:4

pelo Deus de seu pai, que ajuda você,
o Todo-poderoso, que o abençoa
com bênçãos dos altos céus,
bênçãos das profundezas,
bênçãos da fertilidade e da fartura.
Gênesis 49:25

Quando os cananeus que lá habitavam viram aquele pranto na eira de Atade, disseram: "Os egípcios estão celebrando uma cerimônia de luto solene". Por essa razão, aque­le lugar, próximo ao Jordão, foi chamado Abel-Mizraim.
Gênesis 50:11

Se uma famí­lia for pequena demais para um animal inteiro, deve dividi-lo com seu vizinho mais próximo, conforme o número de pessoas e conforme o que cada um puder comer.
Êxodo 12:4

"Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
Êxodo 20:16

"Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença".
Êxodo 20:17

"Se alguém entregar ao seu próximo prata ou bens para serem guardados e estes fo­rem roubados da casa deste, o ladrão, se for encontrado, terá que restituí-los em dobro.
Êxodo 22:7

Sempre que alguém se apossar de boi, jumento, ovelha, roupa ou qualquer outro bem perdido, mas alguém disser: 'Isto me pertence', as duas partes envolvidas levarão o caso aos juízes. Aquele a quem os juízes declararem culpado restituirá o dobro ao seu próximo.
Êxodo 22:9

"Se alguém der ao seu próximo o seu jumento, ou boi, ou ovelha ou qualquer outro animal para ser guardado e o animal morrer, for ferido ou for levado sem que ninguém o veja,
Êxodo 22:10

Mas, se o animal tiver sido roubado do seu próximo, este terá que fa­zer restituição ao dono.
Êxodo 22:12

"Se alguém pedir emprestado ao seu próximo um animal e este for ferido ou morrer na ausência do dono, terá que fazer restituição.
Êxodo 22:14

Se tomarem como garantia o manto do seu próximo, devolvam-no até o pôr do sol,
Êxodo 22:26

Se você vir o jumento de alguém que o odeia caído sob o peso de sua carga, não o aban­done, procure ajudá-lo.
Êxodo 23:5

"Se al­guém pecar, cometendo um erro contra o Senhor, enganando o seu próximo no que diz respeito a algo que lhe foi confiado ou deixado como penhor ou roubado, ou se lhe extor­quir algo,
Levítico 6:2

"Não se deite com a mulher do seu próximo, contaminando-se com ela.
Levítico 18:20

"Não oprimam nem roubem o seu próximo.
"Não retenham até a manhã do dia se­guinte o pagamento de um diarista.
Levítico 19:13

"Não cometam injustiça num julga­mento; não favoreçam os pobres nem procurem agradar os grandes, mas julguem o seu próximo com justiça.
Levítico 19:15

"Não espalhem calúnias no meio do seu povo.
"Não se levantem contra a vida do seu próximo. Eu sou o Senhor.
Levítico 19:16

"Não guardem ódio contra o seu irmão no coração; antes repreendam com franqueza o seu próximo para que, por causa dele, não so­fram as consequências de um pecado.
Levítico 19:17

"Não procurem vingança nem guar­dem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor.
Levítico 19:18

1 2 3 4 5 6 7 8   Próxima >