Todas as passagens da Bíblia sobre o episódio "A oferta pelos pecados".

Levítico 4

1 O Senhor ordenou a Moisés:

2 Di­ga aos israelitas: Quando alguém pecar sem inten­ção, fazendo o que é proibido em qualquer dos mandamentos do Senhor, assim se fará:

3 Se for o sacerdote ungido que pecar, trazendo culpa sobre o povo, o sacerdote trará ao Senhor um novilho sem defeito como oferta pelo peca­do que cometeu.

4 Apresentará ao Senhor o novilho à entrada da Tenda do Encontro. Porá a mão sobre a cabeça do novilho, que será morto perante o Senhor.

5 Então o sacerdote ungido pegará um pouco do sangue do novilho e o le­vará à Tenda do Encontro;

6 molhará o dedo no sangue e o aspergirá sete vezes perante o Senhor, diante do véu do santuário.

7 O sacerdote porá um pouco do sangue nas pontas do altar do incenso aromático que está perante o Senhor na Tenda do Encontro. Derramará todo o res­tante do sangue do novilho na base do altar do holocausto, na entrada da Tenda do Encontro.

8 Então retirará toda a gordura do novilho da ofer­ta pelo pecado: a gordura que cobre as vís­ceras e está ligada a elas,

9 os dois rins com a gordura que os cobre e que está perto dos lom­bos, e o lóbulo do fígado, que ele removerá junto com os rins,

10 como se retira a gordura do boi sacrificado como oferta de comunhão. En­tão o sacerdote queimará essas partes no altar dos holocaustos.

11 Mas o couro do novilho e toda a sua carne, bem como a cabeça e as pernas, as vísce­ras e os excrementos -

12 isto é, tudo o que restar do novilho - ele levará para fora do acampa­mento, a um local cerimonialmente puro, onde se lançam as cinzas. Ali os queimará sobre a lenha de uma fogueira, sobre o monte de cinzas.

13 Se for toda a comunidade de Israel que pecar sem intenção, fazendo o que é proibi­do em qualquer dos mandamentos do Senhor, ainda que não tenha consciência disso, a comu­nidade será culpada.

14 Quando tiver consciência do pecado que cometeu, a comunidade trará um novilho como oferta pelo pecado e o apresenta­rá diante da Tenda do Encontro.

15 As autorida­des da comunidade porão as mãos sobre a cabe­ça do novilho perante o Senhor. E o novilho será morto perante o Senhor.

16 Então o sacer­dote ungido levará um pouco do sangue do novilho para a Tenda do Encontro;

17 molhará o dedo no sangue e o aspergirá sete vezes perante o Senhor, diante do véu.

18 Porá o sangue nas pontas do altar que está perante o Senhor na Tenda do Encontro e derramará todo o restante do sangue na base do altar dos holocaustos, na entrada da Tenda do Encontro.

19 Então retirará toda a gordura do animal e a queimará no altar,

20 e fará com este novilho como se faz com o novi­lho da oferta pelo pecado. Assim o sacerdote fará propiciação por eles, e serão perdoa­dos.

21 Depois levará o novilho para fora do acam­pamento e o queimará como queimou o primeiro. É oferta pelo pecado da comunidade.

22 Quando for um líder que pecar sem intenção, fazendo o que é proibido em qualquer dos mandamentos do Senhor, o seu Deus, será culpado.

23 Quando o conscientizarem do seu pecado, o líder trará como oferta um bode sem defeito.

24 Po­rá a mão sobre a cabeça do bode, que será morto no local onde o holocausto é sacrificado, perante o Senhor. Esta é a oferta pelo pecado.

25 Então o sacerdote pegará com o dedo um pou­co do sangue da oferta pelo pecado e o porá nas pontas do altar dos holocaustos e derramará o restante do sangue na base do altar.

26 Queimará toda a gordura no altar, como queimou a gordura do sacrifício de comunhão. Assim o sacerdote fará propiciação pelo pecado do líder, e este será perdoado.

27 Se for alguém da comunidade que pecar sem intenção, fazendo o que é proibido em qualquer dos mandamentos do Senhor, o seu Deus, será culpado.

28 Quando o conscientiza­rem do seu pecado, trará como oferta pelo peca­do que cometeu uma cabra sem defeito.

29 Porá a mão sobre a cabeça do animal da oferta pelo pecado, que será morto no lugar dos holocaus­tos.

30 Então o sacerdote pegará com o dedo um pouco do sangue e o porá nas pontas do altar dos holocaustos e derramará o restante do sangue na base do altar.

31 Então retirará toda a gordura, como se retira a gordura do sacrifício de comu­nhão; o sacerdote a queimará no altar como aroma agradável ao Senhor. Assim o sacerdote fará propiciação por esse homem, e ele será perdoado.

32 Se trouxer uma ovelha como oferta pelo pecado, terá que ser sem defeito.

33 Porá a mão sobre a cabeça do animal, que será morto como oferta pelo pecado no lugar onde é sacri­ficado o holocausto.

34 Então o sacerdote pegará com o dedo um pouco do sangue da oferta pelo pecado e o porá nas pontas do altar dos holocaustos e derramará o restante do sangue na base do altar.

35 Retirará toda a gordura, como se retira a gordura do cordeiro do sacrifício de comu­nhão; o sacerdote a queimará no altar, em cima das ofertas dedicadas ao Senhor, prepara­das no fogo. Assim o sacerdote fará em favor do culpado propiciação pelo pecado cometido, e ele será perdoado.

Levítico 5

1 Se alguém pecar porque, tendo sido testemunha de algo que viu ou soube, não o declarou, sofrerá as consequências da sua ini­quidade.

2 Se alguém tocar qualquer coisa impu­ra - seja um cadáver de animal selvagem, seja de animal do rebanho, seja de uma das pequenas criaturas que povoam a terra -, ainda que não tenha consciência disso, ele se tornará impuro e será culpado.

3 Se alguém tocar impureza humana ou qualquer coisa que o torne impuro sem ter consciência disso, será culpado quando o souber.

4 Se alguém impensadamente jurar fazer algo bom ou mau em qualquer assunto que possa jurar descuidadamente ainda que não tenha consciência disso, será culpado quando o souber.

5 Quando alguém for culpado de qual­quer dessas coisas, confessará em que pecou

6 e, pelo pecado que cometeu, trará ao Senhor uma ovelha ou uma cabra do rebanho como oferta de reparação; e em favor do culpado o sacerdote fará pro­piciação pelo pecado.

7 Se não tiver recursos para oferecer uma ovelha, trará pela culpa do seu pecado duas rolinhas ou dois pombinhos ao Senhor: um como oferta pelo pecado e o outro como holo­causto.

8 Ele os trará ao sacerdote, que apresentará primeiro a oferta de sacrifício pelo pecado. Ele destroncará o pescoço da ave, sem arrancar-lhe a cabeça totalmente.

9 A seguir asper­girá no lado do altar o sangue da oferta pelo pecado e deixará escorrer o restante do sangue na base do altar. É oferta pelo pecado.

10 O sa­cerdote então oferecerá a outra ave como holo­causto, de acordo com a forma prescrita, e fará propiciação em favor do culpado pelo pecado cometido, e ele será perdoado.

11 Se, contudo, não tiver recursos para oferecer duas rolinhas ou dois pombinhos, trará como oferta pelo pecado um jarro da melhor farinha como oferta pelo pecado. Mas sobre ela não derramará óleo nem colocará incenso, por­quanto é ofer­ta pelo pecado.

12 Ele a trará ao sacerdote, que apanhará um punhado dela como porção memorial e queimará essa porção no altar, em cima das ofertas dedicadas ao Senhor, preparadas no fogo. É oferta pelo pecado.

13 As­sim o sacerdote fará propiciação em favor do culpado por qualquer desses pecados cometidos, e ele será perdoado. O restante da oferta pertence ao sacerdote, como no caso da oferta de cereal.

Leia os Capítulos Completos