Todas as passagens da Bíblia sobre o episódio "A oferta de culpa".

Levítico 5

14 O Senhor disse a Moisés:

15 Quando alguém cometer um erro, pecando sem in­tenção em qualquer coisa consagrada ao Senhor, trará ao Senhor um carneiro do reba­nho, sem defeito, avaliado em prata com base no peso padrão do santuário, como oferta pela culpa.

16 Fará restituição pelo que deixou de fazer em relação às coisas consagradas, acres­centará um quinto do valor e o entregará ao sacerdote. Este fará propiciação pelo culpado com o carneiro da oferta pela culpa, e ele será perdoa­do.

17 Se alguém pecar, fazendo o que é proibido em qualquer dos mandamentos do Senhor, ainda que não o saiba, será culpado e sofrerá as consequências da sua iniquidade.

18 Do rebanho ele trará ao sacerdote um carnei­ro, sem defeito e devidamente avaliado, como oferta pela culpa. Assim o sacerdote fará propi­ciação em favor do culpado pelo erro que cometeu sem intenção, e ele será perdoado.

19 É oferta pela culpa, pois com certeza tornou-se culpado perante o Senhor.

Levítico 6

1 Disse ainda o Senhor a Moisés:

2 Se al­guém pecar, cometendo um erro contra o Senhor, enganando o seu próximo no que diz respeito a algo que lhe foi confiado ou deixado como penhor ou roubado, ou se lhe extor­quir algo,

3 ou se achar algum bem perdido e men­tir a respeito disso, ou se jurar falsamente a respeito de qualquer coisa, cometendo peca­do;

4 quando assim pecar, tornando-se por isso culpado, terá que devolver o que roubou ou tomou mediante extorsão, ou o que lhe foi con­fiado, ou os bens perdidos que achou,

5 ou qual­quer coisa sobre a qual tenha jurado falsamente. Fará restituição plena, acrescentará a isso um quinto do valor e dará tudo ao proprietário no dia em que apresentar a sua oferta pela culpa.

6 E por sua culpa trará ao sacerdote uma oferta dedicada ao Senhor: um carneiro do rebanho, sem defeito e devidamente avaliado.

7 Dessa forma, o sacerdote fará propiciação pelo culpado perante o Senhor, e ele será perdoado de qual­quer dessas coisas que fez e que o tornou culpa­do.

Leia os Capítulos Completos