Davi, o Rei de Israel, morreu em uma "boa velhice", segundo a Bíblia. Sua vida foi uma jornada repleta de desafios, desde os tempos humildes como pastor, enfrentando leões e ursos, até sua corajosa vitória sobre Golias. Ele sempre viveu à beira do perigo, escapando da lança de seu sogro Saul e enfrentando a fúria de guerreiros inimigos.

Para sobreviver, Davi usou estratégias de combate, mas também soube recuar, até simulou ser louco. E, num momento angustiante, Davi enfrentou a traição de seu próprio filho Absalão, que tentou matá-lo e usurpar o trono. Davi parece ter sido imortal, até que a sua hora chegou.

Agora, veremos o desfecho da incrível jornada de Davi e seu descanso final.

Como morreu Davi

Davi morreu de causas naturais, gozando de uma idade bem avançada. A Bíblia relata a morte de Davi sucintamente em 1 Reis 2:10-11 e 1 Crônicas 29:26-28. Nestes registros há poucos detalhes especificando as causas de sua morte, mas sabemos que ele já estaria bem velho e debilitado.

A história diz que Davi, nos últimos dias de sua já apresentava sinais de fraqueza, com algumas limitações de saúde. Ele sofria bastante frio, pelo que, os responsáveis por seus cuidados contrataram uma jovem cuidadora, chamada Abisague, para cuidar e aquecê-lo com o próprio corpo.

Antes de morrer, Davi apresentou seu filho Salomão como seu sucessor. Ele deu as instruções finais sobre a construção do Templo e sobre o governo do povo. Davi, na sua despedida, deu orientações recomendando solenemente que Salomão obedecesse ao Senhor e às Suas Leis, para ter sucesso no seu reinado.

Depois de uma história fascinante, o filho de Jessé, que enfrentou inúmeras ameaças em guerras, perseguições, aflições e combates gigantescos, faleceu em paz. O herói de Israel já contava com cerca de 70 anos, uma idade bem avançada para aquela época.

Passagens sobre a morte de Davi

1 Crônicas 29

²⁶ Assim, Davi, filho de Jessé, reinou sobre todo o Israel.
²⁷ Ele reinou sobre Israel durante quarenta anos: sete anos em Hebrom e trinta e três em Jerusalém.
²⁸ Morreu em boa velhice, cheio de dias, riquezas e glória; e Salomão, seu filho, reinou em seu lugar.

- 1 Crônicas 29:26-28

1 Reis 2

¹⁰ Davi morreu e foi sepultado na Cidade de Davi.
¹¹ Davi reinou sobre Israel durante quarenta anos: sete anos em Hebrom e trinta e três em Jerusalém.
¹² Salomão assentou-se no trono de Davi, seu pai, e o seu reino se fortificou muito.

- 1 Reis 2:10-12

A morte de Davi marcou o fim de uma era na história de Israel, abrindo caminho para a ascensão de seu filho Salomão ao trono. Mas acima disso, seu legado deixou marcado na história a esperança Messiânica, da vinda de um Rei, descendente de Davi: Jesus Cristo.

A velhice de Davi

¹ Quando o rei Davi já estava bem velho, envolviam-no com roupas, mas ele não se aquecia.
² Então os seus servos lhe disseram:
— Que se procure para o rei, nosso senhor, uma jovem donzela, que esteja diante do rei e tenha cuidado dele, e durma nos seus braços, para que o rei, nosso senhor, se aqueça.
³ Então procuraram em todo o território de Israel uma jovem formosa. Acharam Abisague, sunamita, e a levaram ao rei.
⁴ A jovem era muito bonita. Cuidava do rei e o servia, mas o rei não teve relações com ela.

- 1 Reis 1:1-4

Quer conhecer mais sobre a história de Davi? Leia também: