Arão, irmão de Moisés, morreu com a idade de 123 anos, próximo da Terra Prometida. Arão se rebelou contra uma ordem de Deus, por isso faleceu antes de entrar em Canaã. O episódio de sua morte é narrado no livro de Números 20:22-29, 33:8 e em Deuteronômio 10:6. Apesar de ser bastante idoso, Arão aguardava a promessa, mas por que ele não conquistou?

Moisés e Arão lideravam o povo, mas este reclamava porque não tinham água. Deus mandou que os dois irmãos ordenassem à rocha para jorrar água, mas em vez disso, Moisés bateu na rocha duas vezes com a sua vara. Devido a essa atitude, considerada rebeldia, contra a orientação de Deus, Arão recebeu a notícia que não entraria na Terra Prometida e que morreria no deserto.

Como Arão morreu

Deus instruiu Moisés e Arão a subirem ao monte Hor, onde Arão seria reunido a seu povo (ou seja, ele morreria). No monte Hor, diante de Moisés e de seu filho Eleazar, Arão removeu suas vestes sacerdotais e as vestiu em seu filho Eleazar. Então, a seguir, Arão morreu no topo do monte Hor.

A morte de Arão marcou o fim de uma era na liderança dos israelitas no deserto, e seu filho Eleazar assumiu o papel de sumo sacerdote. Arão é lembrado como um dos grandes líderes do povo de Israel no Antigo Testamento, e sua morte foi um evento significativo na narrativa bíblica.

Passagens sobre a morte de Arão

Números 20

²² Toda a comunidade israelita partiu de Cades e chegou ao monte Hor.
²³ Naquele monte, perto da fronteira de Edom, o Senhor disse a Moisés e a Arão:
²⁴ "Arão será reunido aos seus antepassados. Não entrará na terra que dou aos israelitas, porque vocês dois se rebelaram contra a minha ordem junto às águas de Meribá.
²⁵ Leve Arão e seu filho Eleazar para o alto do monte Hor.
²⁶ Tire as vestes de Arão e coloque-as em seu filho Eleazar, pois Arão será reunido aos seus antepassados; ele morrerá ali".
²⁷ Moisés fez conforme o Senhor ordenou; subiram o monte Hor à vista de toda a comunidade.
²⁸ Moisés tirou as vestes de Arão e as colocou em seu filho Eleazar. E Arão morreu no alto do monte. Depois disso, Moisés e Eleazar desceram do monte,
²⁹ e, quando toda a comunidade soube que Arão tinha morrido, toda a nação de Israel pranteou por ele durante trinta dias.

- Números 20:22-29

Números 33

³⁶ Partiram de Eziom-Geber e acamparam no deserto de Zim, que é Cades.
³⁷ Partiram de Cades e acamparam no monte Hor, na fronteira da terra de Edom.
³⁸ Então Arão, o sacerdote, subiu o monte Hor, segundo o mandado do Senhor; e morreu ali, no primeiro dia do quinto mês do quadragésimo ano depois da saída dos filhos de Israel da terra do Egito.
³⁹ Arão tinha cento e vinte e três anos de idade quando morreu no monte Hor.

- Números 33:36-39

Deuteronômio 10

Os filhos de Israel partiram de Beerote-Benê-Jaacã e foram para Mosera. Ali morreu Arão e ali foi sepultado. Eleazar, seu filho, oficiou como sacerdote em seu lugar.

- Deuteronômio 10:6

Leia mais: